Navantia estará presente na LAAD Defence & Security 2015, no Rio de Janeiro de 14 a 17 de abril, apresentando as possibilidades comerciais da fragata F-105, OPVs, LHD e programas de apoio Avaliação de Ciclo de Vida (ACV ) .
A empresa espanhola vai completar a sua oferta com a amostra dos diferentes dispositivos que compõem a área de sistemas, a partir de consoles de sistemas de controle integrado de armas e veículos como o VERT.
Navantia está atualmente envolvido em várias competições na América Latina, como o programa internacional de navios de superfície PROSUPER, para a construção de cinco fragatas classe F100, um navio de suporte logístico da classe Cantabria, e cinco OPVs da classe Avante, no projeto para a construção de um LPD da classe Galicia e outros programas como o da construção de seis navios caça-minas da classe Segura. Seus projetos também incluem a participação no programa PRONAE, no treinamento para a elaboração da viabilidade do futuro porta-aviões da Marinha do Brasil.
Atualmente, Navantia está trabalhando com a Marinha do Brasil na modernização da propulsão de suas corvetas classe Inhaúma, com a Júlio de Noronha sendo a primeira a receber a modernização, e apresentou uma proposta para programas de ACV para vários tipos de navios de guerra.
É notável que, no âmbito dos programas já existentes com as autoridades brasileiras, a recente criação da Navantia Brasil apoiará a Navantia para as competições ofertadas nos países latino-americanos.
FONTE:
………….acredito que alguem falou pra Navantia que os contingenciamentos “durarão pouco” pois.ela ta entrando com fome de venda….se a Presidente decidir e soltar a verba a Navantia larga em primeiro……
padilha qual diferença da f100 pra f105?
O Prosuper esta aberto .. se vai dar Navantia eu n sei (coração balança entre Type 26 e a F-100 … ) …. mais da pra dizer q entre as escoltas oferecidas ”oficialmente” ,,, e a melhor equipada/armada .mt por causa do seu sistema AEGIS … pra mim .. o Prosuper so vai sair … com algum tipo de ”pressão” externa .. uma visita oficial de algum ”chefe” de governo pra tratar do assunto … diretamente com a ”Presidenta”
Gosto dessa fragata acho ela bem espartana junto com a alemã MEKO 600 (Sachen) são as minhas preferidas.
Muito se falada demora e seticismo da MB na aquisicao de produtos prontos, mas, o que dizer que depois de anos, descobriu-se que a Corveta Barroso só utilizou o seu sistema de propulsao à gás em apenas 4% do periodo de uso da mesma? Ou seja, houve custo de aquisicao e manutencao, nao despreziveis, desnecessários. Além, do peso desnecessario e, por consequencia, consumo de combustivel tambem desnecessario.
A MB não quer projetos do zero; quer projetos já comprovados e testados. A Navantia tá com problemas serios em projeto para a Espanha com os submarinos S-80. Projetos do zero possuem uma dose consideravel de imprevistos de preço, prazo, eficacia, etc.
A aparencia nao conta, o q conta sao seus sistemas de armas, propulsao, etc…..principalmente…sera possivel mante-la em operacao regular c custos q cabem no orcamento da marinha….enfim………
Conta sim, com certeza é a menos stealth.
Stenio, seu comentario merece mais explicacoes…………por favor se puder trace uma comparacao, mas q seja crivel…..qto ao q comento, dados estao disponiveis aqui e em outros meios de comunicacao ….revistas,sites,…etc…..tvz vc queira comparar c navios da mesma classe como aqueles construidos nos EUA..tipo zinwalt….mas dai a comparacao eh inutil, nao eh mesmo…..ah……nao existem invisiveis neste mundo, porem, mais discretos……entendeu a diferenca………mas te pergunto…pqe precisamos de navios tao fantasticos assim se mal conseguimos manter o q temos hoje…………………Sds
Furtividade não está diretamente ligada à aparência ou ”beleza” de uma belonave. Como disse o amigo Celso, o que conta mais – além do próprio casco – são os sensores e armamentos. Não há como saber se um navio é menos ou mais stealth simplesmente olhando, mesmo porque a maioria aqui não passa de meros entusiastas que não tem qualquer embasamento técnico para fazer certas afirmações. Pode até haver navios que tenham um casco mais discreto, mas com um sistema que faça toda a diferença como o AEGIS eu já acho mais complicado de achar.
Essa fragata F-100 é “tosca”.
Tosca ou não só o Spy já é algo sem paralelo em qualquer outro sistema no mundo.
Pergunta de leigo o que seria o sistema Spy ?
Spy é o radar tridimensional AN/SPY 1-D , este radar é capaz de realizar busca aérea e de superfície de centenas de alvos podendo disparar contra multiplos alvos simultaneamente, o mesmo é parte integrante do sistema AEGIS, um dos mais sofisticados e eficazes do mundo quanto a defesa antiaérea e é bastante indicado para um navio escolta já que a missão do mesmo além de realizar sua auto defesa deverá também proteger os demais navios da frota ou do comboio a que esteja designado a dar cobertura.
Jorge Silva, trata-se do radar AN/SPY-1, o coração do sistema AEGIS.
Se beleza quisesse dizer algo em armamento o mar teria devolvido o submarino scorpene da india lançado esta semana às aguas. O que vale é a eficacia do produto e sua relacao custo x beneficio.
S F-100 é um navio que foi construído ao redor de uma grande sistema de radar AN/SPY-1D, pode ter certeza que ela cumpre sua função de forma refinada