Em 1 de fevereiro de 2018, o Naval Group lançou ao mar a fragata de missão múltipla FREMM Normandie, apenas 12 meses após o início da montagem do casco na doca do prédio no site de Lorient. A conclusão deste marco representa um passo importante, demonstrando o domínio industrial e tecnológico do Grupo Naval, garantindo o cumprimento de um cronograma muito apertado para poder entregar, como previsto, seis das fragatas FREMMs encomendadas pela OCCAR (Organização para Cooperação Conjunta de Armamento) em nome da DGA (Agência Francesa de Compras de Defesa – Direção Geral do Armamento) para a Marinha Francesa antes do final de 2019.
A oitava fragata FREMM a ser construída em Lorient e a sexta da série encomendada pela OCCAR em nome da DGA para a Marinha Francesa, a Normandie foi retirada da doca do seu prédio em Lorient, onde foi construída em apenas 12 meses e meio, após o primeiro bloco ter sido posicionado na linha de quilha.
“Este lançamento foi um verdadeiro desafio de agendamento para cumprir nosso compromisso de entregar 6 fragatas anti-submarinos FREMM para a Marinha francesa até 2019, como previsto na Lei de Programação Militar 2014-2019. Um desafio que foi superado com sucesso pela determinação e know-how das equipes, combinado com uma organização desenvolvida com base nos comentários recolhidos dos navios anteriores”, lembra Nicolas Gaspard, diretor do programa FREMM.
É no outono que a Normandie partirá para se submeter a seus primeiros ensaios no mar antes da entrega à Marinha francesa, prevista para o verão de 2019.
A conclusão atempada do navio fortalece a capacidade do Naval Group em manter o ritmo acelerado da produção em série para este importante programa. Seis fragatas FREMM já foram entregues entre 2012 e 2017. A Aquitaine em 2012, a Provence em 2015, a Languedoc em 2016 e a última, mas não menos importante, Auvergne em abril de 2017. A fragata FREMM Bretagne, lançada em setembro de 2016, será transferida para Brest, onde ficará baseada, no segundo trimestre de 2018.
No mercado internacional, Marrocos recebeu a FREMM Mohammed VI em 2014 e o Egito recebeu a FREMM TahyaMisr em 2015.
As duas últimas fragatas, Alsácia e Lorena, serão entregues à Marinha Francesa antes do final de 2022. Essas fragatas serão equipadas com capacidades de defesa aérea reforçadas. A montagem da FREMM Alsace na doca do edifício de Lorient, começará na primavera de 2018.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Construção modular, organização, constante treinamento de pessoal é tudo o que aqui ainda falta e muito.