Por Tony Skinner
Chile tornou-se o sexto cliente para o S-70i Black Hawk construído na Polônia, com uma ordem de seis aeronaves, revelou a Sikorsky.
A Força Aérea do Chile (FACH) selecionou uma versão desarmada do S-70i com “várias características diferentes” para uma exigência de busca e salvamento, de acordo com Joe Palumbo, gerente de programa militar internacional da Sikorsky.
Falando na exposição MSPO em Kielce, Polônia, Palumbo disse que a partir de uma seleção de quatro OEMs, Sikorsky foi indicado juntamente com a Airbus Helicopters (com o H215) para o concurso.
“E no final que foram selecionadas seis aeronaves S-70i Black Hawk. Entrega será em 24 meses e serão produzidos na fábrica PZL Mielec, o que aumenta a produção PZL para seis clientes internacionais – meses atrás, vendeu outra aeronave para o primeiro-ministro turco – , então a demanda está começando a pegar de novo”, disse Palumbo.
Na verdade, a Força Aérea chilena se junta a Brunei, ao Exército colombiano, ao México, ao Ministério saudita do Interior e a Polícia Nacional turca como operadores do S-70i fabricado na Polônia. Atualmente a frota de asa rotativa da FACH consiste de aeronaves Bell UH-1 Hueys e 412S.
Embora grande parte do esforço de marketing da Sikorsky nos últimos meses tenha-se concentrado sobre a nova configuração armada do Black Hawk, que também assumiu um papel central na MSPO, Palumbo disse que o Chile foi atraído para a opção PZL Mielec, devido à velocidade da primeira entrega.
“Eles olharam para o FMS, analisaram essas coisas como todo mundo, eles estudaram as características dos várias aeronaves, fazendo a lição de casa, assim como qualquer outro cliente. O importante é a velocidade do contrato e cronograma de entrega através da venda comercial direta”, acrescentou.
“Alguns clientes gostam de lidar diretamente com os canais do FMS e alguns clientes preferem lidar diretamente com a Sikorsky.
Mais de 1.000 helicópteros UH-60M / S-70i foram construídos até hoje, com cerca de 20% deles, indo para clientes internacionais, um ponto chave de como a Sikorsky olha para expandir ainda mais a sua base de operadores, observou Palumbo.
Certamente a decisão do Chile de optar para a aeronave teria sido fortemente influenciado pelo número de operadores em curso na região, bem como a sua própria experiência com o S-70A adquirido na década de 1990.
Embora muito semelhante à configuração em exposição no Show Aéreo Internacional de Farnborough, no Reino Unido, em julho, a aeronave no MSPO possui algumas inovações em destaque.
Elas incluem a adição de tanques de combustível internos e externos, de sistemas de combustível Robertson, ampliando a autonomia em 800 km, e uma metralhadora 12,7 milímetros FN Herstal RMP com um pod de foguetes 70 milímetros integrado contendo três foguetes.
Embora a empresa tenha começado a trabalhar na versão armada cerca de cinco anos atrás, o esforço ganhou um novo impulso recentemente com a decisão de um, ainda não revelado cliente, para a Sikorsky preparar uma configuração totalmente qualificada.
“Se os clientes exigem, a aeronave é qualificada para operar 16 mísseis Hellfire. Essa é a beleza sobre o Black Hawk, ele tem essa capacidade de expansão. Não só ele pode transportar armas diferentes, como nós podemos personalizá-lo, dependendo do que o cliente quer.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: SHEPHARD
Caro americano, falou , falou e não disse nada, caiu no vazio de novo:
– Superioridade aérea é o que o nome diz, está relacionado a quem pode dominar os céus num conflito, simples assim, nada tem a ver com ataques a buques , realmente vc não tem base para debater, volto a perguntar, qual meio aéreo nossos vizinhos sul americanos tem em suas marinhas que pode fazer frente a um Caça A4, mesmo as versões não modernizadas?
– SAM BARAK com 8 km de alcance, Sea Wolf e sea sparrow com mais ou menos 10km de alcance, qual é mesmo o alcance de uma bomba guiada que pode ser facilmente integrada num A4?? Seria algo em torno de 25/30Km ? As bombas Akauan foram testadas em caças AMX não modernizados com o uso de um computador extra , e foi um sucesso.
– Só o SM 1 pode fazer algum coisa, mesmo assim tem 45 km de alcance e contra um alvo voando baixo, junto ao mar, vai ter seu alcance reduzido para o alcance radar no horizonte, sua empolgação é patética. Caça A4 no ar eliminando os P3, c 295 e helis dos inimigos, e nossos helis descarregando misseis anti buque fora do alcance destes sistemas que vc citou, entendeu? o quer que desenhe?
– Cara, vc me decepciona, tanta lorota para citar um trabalho sobre a disponibilidade dos SU 30, sua verdade é satisfeita com pouca coisa!!!! Vá em sites venezuelanos e vc verá que eles estão operacionais.
– Onde eu falei que os militares Venezuelanos não tem envolvimento com drogas??? Acho que deixei claro que, se os Venezuelanos tem envolvimento, então os militares colombianos tem muito mais!!! foi essa minha linha de pensamento…
PS. A culpa da sua falta de capacidade de interpretação é do teclado? … rs!
Meu caro Alexandre, já que você insiste nessa cantilena chorosa então vamos lá:
– Antes de apregoar a pretensa “Superioridade” de nossos A-4, você poderia me responder de onde eles operariam contra eventuais aviões MPA de outras marinhas do continente? Depois me responda que armas ar-superfície stand-off essas aeronaves poderiam usar contra navios de outras marinhas. E se for pensar na Marinha chilena ( sua marinha favorita) não custa lembrar que seus navios possuem 4 excelentes modelos de mísseis SAM ( Seawolf VL, Barak, RIM-7 Sea Sparrow e o SM-1 Standard).
– Quanto a pública e notória baixa disponibilidade dos Su-30 da Venezuela, faça uma pesquisa no Google com a expressão “A reduzida operatividade dos Sukhoi venezuelanos” e você achará excelente matéria de autoria de Andrei Serbin Pont, publicada no PB…..
– Nesse cenário, por incrível que pareça os F-16 são os aviões com maior disponibilidade dos venezuelanos. basta ver que foram as aeronaves responsáveis por abates de aeronaves pequenas que ingressaram sem permissão no espaço aéreo de lá e também são as aeronaves que sempre participaram dos exercícios CRUZEX.
– Por fim, quanto ao pesado envolvimento do exército venezuelano com o tráfico, isso é de conhecimento do DEA e demais agências antidrogas mundo afora. O Ministro do Interior, General Nestor Reverol, recebeu dinheiro de narcotraficantes para enviar droga aos EUA. O General Hugo Carvajal, que era o principal operador do esquema, foi preso em Aruba a pedido das autoridades norte-americanas. A verdade é que o Cartel de los Soles (recebe esse nome por causa da insígnia militar venezuelana) é um dos maiores cartéis de droga do mundo, enviando cocaína colombiana para os EUA e usando a PDVSA para lavar a grana. Pode pesquisar no google…..
Ps: A culpa ainda é do teclado?..rs!
E o que dizer das pobres almas órfãs de um projeto político que na verdade se mostrou farsante, que na verdade apenas queria financiar a sua perpetuação no poder heim Leonardo Rodrigues?
Exercício Salitre. Foi um divisor de águas para a FAB.
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Os Chilenos operam Harpoon a partir das fragatas. Já houve interesse para compra da versão lançada por aeronaves para os F-16. Não sei como ficou.
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Os C-295 MPA podem lançar Marte MK2
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Bico do corvo… Mais prá lá do que pra cá… Fazendo hora extra…
Pobres almas sonhadoras do sonho americano. Uma elite, uma classe média consumista que sustenta-os e 70 milhões de miseráveis vivendo em automóveis ou nos abrigos de assistência. Não vêem? Claro que não! Ah, esqueci dos miseráveis sonhadores da América latina que pensam ser imperialistas e babam ovo domtio Sam fóruns infovia afora.
Bardini
Que exercício?
Bico de corvo, não conheço essa expressão…
E se modificações futuras ou em andamento no P-3 do Chile puderem contar então coloque aí na conta que os nossos P-3 tem Harpoon.
Os P-3 do Chile terão Harpoon Bardini ???
Caro sujeito americano, sua interpretação de texto parece que está muito abaixo da média, veja quanta coisa distorcida vc diz!!!!! onde vc leu tais bobagens para ter esses argumentos??? não acredito que alguém lúcido tenha escrito tantas baboseiras para vc replicar aqui.
1)Como assim meia dúzia de caças A4 não dão superioridade aérea contra as Marinhas da região??? Me diga, quais vetores seriam usados pelas marinhas de nossos vizinhos sul americanos contra esses caças? Será que vão derrubar nossos A4 com um P3 ou um C 295? quem sabe com um Cougar?
2)Onde está a sua fonte que diz que a disponibilidade dos caças SU 30 é baixa? Quando um SU 30 voa , cai. Como assim??? são 24 deles desde 2006, se não me falha a memória, e só caiu 1 , já a toda poderosa força de kfirs da Colômbia operam desde 1995 com 7 quedas, isso é uma taxa de atrito três vezes maior que na Venezuela sujeito americano! Quem é que distorce os fatos?
Segundo o site infodefensa a Colômbia lutava para ter 6 Kfirs operacionais em dezembro de 2015 .
Os vipers tem mais disponibilidade mesmo embargados?? os Venezuelanos estão cegos e a Colômbia está em ampla vantagem neste quesito? como assim? onde estão suas fontes??? sujeito americano, deixe de ser troll.
4)Por fim, vc mostra claramente que não tem compreensão de leitura, ou então distorce os fatos, vc afirma que os militares venezuelanos estão mais preocupados com tráfico de drogas.É sério esse seu comentário?onde vc adquiriu tal conhecimento? Pois pelo que eu sei, a Colômbia é e sempre foi o maior produtor e exportador de cocaína da América, isso está em qualquer livro ou revista , qualquer criança sabe disso, será que os militares da Colômbia são menos envolvidos que os Venezuelanos ? Vc virou um humorista, kkkkkkk Se existe entre os militares venezuelanos envolvimento com drogas, imagine na Colômbia!!!! Talvez seja por isso que cai tanto caça Kfir.
É por isso que vc cai no vazio sujeito americano, olha como vc não tem base para debater, sem fontes , sem argumentos, um verdadeiro pombo enxadrista, só falta chutar o tabuleiro, porque as sujeiras já foram muitas.
* demoraram
Obrigado mais uma vez Topol, certamente vc verificou as minhas informações e viu que são verdadeiras.
Mas é difícil debater com o cara ai, veja , ele diz que que a FAB levou um coro num exercício contra o chile, onde está a fonte???Quando foi o exercício? antes ou depois da modernização dos F5 do Brasil?? o que eu sei é que no último exercício salitre 2014 que ocorreu no chile, e com as regras de engajamento definidas por eles, um F5 do Brasil abateu um F16 chileno, isso repercutiu em toda região, chilenos foram motivo de piada de argentinos e peruanos.
Não só os P3 estão trocando as asas, os F5 do chile também, não se sabe quantos estão disponíveis hoje em função disso, devem estar com uma disponibilidade menor que os nossos A4, já que são apenas 12 unidades.
Eu acho engraçado alguém pensar que um caça F16 mlu comprado em 2009/2011 por algo em torno de 10 milhões de dólares a unidade, é um vetor para se respeitar, imagino o quanto veio usado da Holanda, e totalmente destituído de suas capacidades, para ser vendido por um preço tão baixo . Só para efeito de comparação, a Espanha ofereceu seus velhos Mirages F1 para a argentina por 23 milhões de dólares a unidade, Israel ofereceu tb para Argentina, caças Kfir com 38 anos de uso por mais ou menos 25 milhões de dólares a unidade, hoje um super tucano usado vale mais ou menos 10 milhões de dólares, é preciso ser muito ingênuo para acreditar que os F 16 mlu do chile são bons.
Mas é como vc falou acima Topol, a questão é denegrir nossas forças, lembro quando o Chile comprou os 2 scorpenes de 1700 t, foi uma leva de elogio dado por essas pessoas, diziam… chile é isso, chile é aquilo, et, etc… Mas quando foi o Brasil que comprou os scorpenes, 4 unidades de 2000 t com mais autonomia e sistema de combate melhor e ainda o casco de um sub nuclear de 6000t, as criticas destes caras não demorou a chegar, diziam que os subs alemães eram melhores, que os scorpenes não tinham reposição, que eram caros de manter e por ai vai.
É a mesma coisa desta matéria, o cara lá em cima diz que o chile é sério porque comprou 6 black hawks, e que o Brasil com um orçamento maior não é sério, ele possivelmente nem sabe que temos 20 black hawks em nossas forças, desde a década de 90 se não me engano. E assim as críticas vão ocorrendo, nossos 52 EC 725 caracal são Kombis voadoras, os MI 35 não prestam porque são Russos, os Gripens NG não prestam também, é só complexo de vira latas , nada mais.
Meu caro, eu e outros não caímos em vazio algum, apenas usamos as fontes que você citou para mostrar que você deliberadamente distorceu as informações para dar uma interpretação equivocada dos fatos. E achar que meia dúzia de A-4 vão nos dar alguma superioridade é realmente o fim da picada!
E sim, a disponibilidade da força aérea venezuelana é baixíssima! Os Su-30 pouco voam e quando o fazem caem. Embora embargados a melhor disponibilidade é a dos Vipers. Sem falar que em termos de guerra eletrônica eles estão praticamente cegos, com os colombianos levando esmagadora vantagem.
Ademais os militares venezuelanos estão mais ocupados traficando drogas afinal as forças armadas venezuelanas também são conhecidas como Cartel de Los Soles.
Amigo Topol, nada do que esse sujeito fala é consistente. Toda vez que vai debater porta-se como o típico pombo enxadrista. Sem falar que sequer sabe interpretar um texto como cabalmente eu e outros fizemos….
Informações consistentes?
Tu realmente pesquisou, Topol?
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Se os F-16 e F-5 não fossem “temidos” e fossem o que esse cara ai diz, a FAB não teria levado o coro que levou em exercício…
O F-5 deles tiveram modernização na década de 90 que os nossos F-5 só tiveram agora a pouco tempo, mas já estão no bico do corvo… Assim como os nossos. Eles, pelo menos tem F-16.
P-3, os Chilenos estão fazendo o que a FAB já fez, MLU, só que o deles terão as asas trocadas.
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Não é questão de querer denegrir A ou B.
Olá Tirelles, grande colega americano em nossos debates, primeiro vc deveria apontar em meus comentários acima , o que é trolagem e coisas falsas, assim vc me daria a possibilidade de lhe postar as fontes , talvez vc seja acostumado a ser um troll, pois nunca vejo vc mostrar de onde tira seus argumentos, mas não é meu caso.
Em segundo lugar, quero lhe dizer que fui confrontado por uns 3 triglopatas, vc no meio, no entanto, vcs sempre caem no debate vazio, sem fontes, então colega, quem debate sem fontes não tem credibilidade. Percebo claramente que vcs se manifestam baseados em Ideologia, não numa análise imparcial de meios militares, foi assim no caso da Bolívia, que hoje é governada por um “Socialista”. Na verdade, eu disse que a Bolívia poderia recuperar o que perdeu na guerra do Pacífico depois que o Chile realizou um exercício militar de RETOMADA daquela área .Veja bem , se o Chile tem entre seus Generais e Comandantes , a preocupação de realizar um exercício de retomada de uma área ocupada por um País inimigo , e essa área é exatamente o pedaço que a Bolívia perdeu , e que a Bolívia sempre demanda diplomaticamente sua posse, deixa claro que a possibilidade é real.Então colega, meu comentário foi sim muito correto, haja visto que essa hipótese é pensada pelo Chile. Do ponto de vista militar a Bolívia é muito mais fraca que o Chile, FATO, mas o exército de 50000 homens da Bolívia pode sim tomar uma faixa de terra de 150km rapidamente antes que haja alguma reação, lógico que num segundo momento o Chile recuperaria o território, mas só um idiota não pensaria nessa possibilidade.
O seu grande problema é que vc só faz comentários com viés ideológico, e acaba por falar besteiras em cima de besteiras, como falou quando disse que o caça SU 30 da Venezuela que caiu recentemente, tinha sido abatido por um Kfir colombiano, veja que comentário tosco, na época, matérias postadas em sites espanhóis diziam claramente que a Colômbia não tinha sequer 6 caças desse prontos para combate.Imagine a loucura do Presidente da Colômbia, de mandar atacar um país que tem na sua força aérea 23 caças SU 30 , algo em torno de 10 caças F16 e mais outros 10 caças F5, e isso dentro do território Venezuelano que é defendido por sistemas de defesa AA S300 e BUK ME. Mas para vc isso aconteceu, pois na Venezuela dus cumpunheirus não tem papel higiênico, os caças não voam por falta de repostos e os militares ainda não sabem operar sistemas de defesa AA.
Agora responda colega americano, tem condições de debater com vc e com seus amigos triglopatas??? claro que não.
Olá Dalton, entendi perfeitamente sua colocação, evidente que a disponibilidade não será total, assim falei em meu comentário com vc, onde disse que até mesmo 3 caças A4 seria suficiente para nos dar superioridade aérea contra nossos vizinhos, essa quest~~aode disponibilidade vale para eles também, que certamente não tem muita coisa disponível, hoje , por exemplo, se fala em foruns chilenos que apenas 24 caças F16 estão em condições de voo e só 80 blindados leopards 2a4 podem combater, enfim, disponibilidade nunca é divulgado , por motivos obvios.
HMS_ Tireless
Pelo contrario, as informações trazidas pelo Alexandre são bastante relevantes e consistentes… pude averiguar algumas de suas incisões e pelo que me constam sim verdadeiras… principalmente sobre os “temidos” F-16, sobre os Black Hawks, sobre a modernização dos F-5 e sobre os nossos P-3 serem melhores que os deles… ocorre que há uma necessidade, quase que um anseio por parte de alguns foristas em denegrir nosso país ao mesmo tempo em que “endeusam” tudo que estiver relacionado a “aliados” dos EUA ou aos próprios… como se fosse quase como uma regra sagrada enaltecer as capacidades deles e sua superioridade sobre a nossa, nem que para isso, em alguns casos, a verdade seja negada.
Amigos Bardini e Dalton, não desperdicem seu tempo com o Alexandre, essa trolagem à base de informações falsas e distorcidas é velha e já foi confrontada por outros foristas em outros espaços.
Ah! segundo ele as forças bolivianas podem derrotas as forças chilenas com facilidade, para vocês verem o nível da coisa..rs!
Alexandre…
só para deixar claro, sou um amigo da marinha brasileira e do NAeSP, meu comentário foi apenas para esclarecer que dos
23 A-4s apenas 18 vieram em condições de voo porém nunca todos eles voaram e apenas 12 foram selecionados para
modernização, assim ficando indisponíveis e no momento nem mesmo 2 estão em condições de combate…o que é muito diferente dos 22 que você descreveu lá em cima que estariam disponíveis em caso de uma hipotética guerra.
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abs
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* Antes que eu me esqueça, realmente o avião AEW chileno “el condor” é um 707, me confundi na hora de escrever, e no final acabou sendo um plus para o chile, pois o 707 é um lixo pior ainda que um 727.
Amigo Dalton, todos sabemos dos problemas no nosso porta aviões e tb dos caças A4 de nossa marinha, mas o fato é que esses caças tem sonda REVO, não precisa tanto assim do PA para entrar numa guerra aqui na região, já que seu alcance com reabastecimento atinge qualquer ponto da América do Sul. A grande questão é fazer uma comparação com nosso vizinhos, uma vez que realmente não teríamos a mínima chance contra uma Marinha de 1 mundo(e neste ponto eu concordo que temos que melhorar muito). Mas no teatro local um caça A4 dá a nossa Marinha a tão sonhada superioridade aérea contra qualquer marinha da região. Qual a chance de um C295 , ou de um P3 orion, ou de um helicóptero ASW contra um caça A4? mesmo obsoleto e com apenas metralhadora e mísseis de curto alcance??? Nossa esquadra tem hoje um guarda chuva que voa a quase 1000 km por hora num raio de combate de 500km sem REVO, quem tem isso na região?? sejam 12unidades ou seis unidades prontas para combate, ou até mesmo 3 unidades, isso garantiria para nós, que só nossos meios aéreos estariam no ar, fazendo guerra anti sub, guerra anti buque e busca e salvamento de nossos militares se necessário. Nossos P3, Sea Hawk, Super lynx, Ec caracal e outros estariam livres para combate sem qualquer ameaça(não estou falando de ameaças de forças aéreas inimigas, pois ai teríamos que colocar outras variáveis no debate) das marinhas inimigas aqui da região. Só esse argumento , para mim já é suficiente para justificar os gastos com um porta avião.
Bardini, por favor digo eu, o único trool aqui é vc, suas informações são totalmente equivocadas e até mesmo tendenciosas pró chile.
1)O litoral chileno é quase tão amplo quanto o nosso, isso sem incluir a antártida, que eles tem um pedaço garantido.
2)Não existe qualquer programação para lançamento de um novo satélite no chile, sequer foi selecionado um fornecedor, especula-se que o chile está fazendo consultas a China, entre escolher, firmar um contrato, construir e lançar espere pelo menos uns 2 anos, foi assim com o satélite peruano que será lançado agora em setembro.
3)Os C295 AEW deles são em numero de 3, mas só 2 são para ASW, o recheio eletrônico destes aviões não se compara com a eletrônica embarcada em nossos P3 orion que chegaram ao Brasil nos últimos anos e são nove unidades, os P3 orion do chile, como eu disse estão parados esperando trocar as asas e uma modernização, pois são obsoletos e analógicos, espera-se que depois dessa modernização tenham capacidade de guerra anti buque, pois hoje nem os P3 e nem os C295 tem essa capacidade.
4)Os submarinos tipe 209 do chile foram modernizados sim, mas a idade pesa amigo, um casco com quase 40 anos não tem as mesmas capacidades para atingir seu limite de profundidade, entre outras limitações.Serão descomissionados no inicio da próxima década, isso dito pelos comandante da Arch.
5)Vc é que tem que se atualizar sobre os leopards 2A4, pois a gambiarra que eles estão fazendo está ainda no início, e como eu disse, usando giroscópios velhos dos leopards 1av, não acredito que tenha ficado bom, até porque a FAMAE não tem expertise para isso, se fosse o Brasil que estivesse usando peças velhas de um blindado antigo num blindado mais ou menos velho, as pessoas estariam metendo o pau. E tem mais uma coisa, como estão ficando os leopards 1Av agora que perdem seus giroscópios??? dizem que são 100 unidades que ficam no sul do chile preparados para uma confrontação com a argentina, ou seja, eles estão sem capacidade de acertar um alvo quando em movimento no sul do País e com essa mesma capacidade seriamente afetada por uma gambiarra no norte do País, é o tal do cobertor curto , cobre a cabeça e descobre os pés.
6)NUNCA a modernização dos F5 do chile foi mais abrangente que a dos F5 Brasileiros, onde vc andou esse tempo amigo, vc se superou com essa trolagem, parece chileno falando, leia as matérias que tem por ai , cockpit dos f5 chilenos é analógico, capacete HMD dash 3, o nosso tem glass cockpit, tudo digital, capacete hmd dash 4, ECM, flares e outras tecnologias que foram implementadas em 2006, ou seja, dez anos após os chilenos e consequentemente muito mais atuais. Quero lhe dizer que o F5 chileno foi modernizado em 1996, não usa missil derby colega, pois esse entraram em serviço em 2001, não houve integração nos f5 do chile. E a prova disso está numa matéria da revista tecnologia e defesa, onde foi entrevistado o comandante da base aérea de puenta arenas, onde ficam os F5 do chile, tal comandante disse claramente que não usam missil BVR e por isso o lema dos tiger 3 é “braços curtos, mas o punho é forte”, numa alusão aos python 3 e 4 que são os misseis que eles usam.
7)Nossa força aérea tem 16 helicópteros Black Hawk amigo, destes que só agora o chile comprou(e vai levar 2 anos para receber), pois até hoje chile só tem 1 unidade deste helicóptero, a FAB tem ainda 8 EC 725 caracal novos entregues recentemente(e mais 8 serão entregues nos próximos anos), únicos na america latina com capacidade de reabastecimento em voo, junte a isso os 12 MI 35 também comprados novos e que são para ataque e transporte(chile não tem 1 único helicóptero de ataque), vc perceba que só nestes 3 tipos de helicópteros, um que é o estado da arte americano, o outro que é o estado da arte europeu e por fim o que é estado da arte russo, são 36 unidades compradas novas e prontos para uso, só ai já superamos a força aérea chilena em asas rotativas, se colocarmos as outras versões ai é um passeio, nossa força aérea sozinha tem mais helicópteros que as 3 forças chilenas juntas, ganhamos em quantidade e qualidade, pois os helis chilenos são muito mais velhos e obsoletos.
Por fim amigo, para não me estender, o chile só em 2014/2015 começou a dar os passos iniciais no combate aéreo noturno, pois seus caças não tinham essa capacidade.Abriu uma concorrência para 3 mil visores noturnos para seu exército e foi anulada, ou seja, até em terra eles não tem essa capacidade, chile tem apenas 5000 soldados profissionais em suas 3 forças, no Brasil só o corpo de fuzileiros navais tem 15000 homens, a capacidade de transporte da força aérea e do exército chileno é muito baixa, isso ficou claro no último terremoto, teriam dificuldades numa guerra certamente, tem muito mais coisas, mas não quero e alongar, agora entenda, tudo que eu falo sobre eles eu tenho em matérias postadas por sites espanhóis e chilenos e tb em revistas, não tenho interesse em mentir sobre o chile, que para mim é só um país sul americano que tem na sua melhor estratégia de dissuasão um aumento exponencial em suas reais capacidades militares, tipo Argentina antes da guerra das malvinas, que todos diziam que suas capacidades militares eram enormes, e na hora “H” nós vimos o péssimo resultado.
Conforme noticiado, apenas 18 das 23 aeronaves adquiridas do Kuwait foram entregues em condições de voo e é até natural que dentro de um lote algumas sejam utilizadas como fontes de peças de reposição ou outros propósitos como aeronaves que não podem voar, mas, são úteis para o treinamento na movimentação das mesmas pelo convés de voo , hangar de um NAe.
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Acho que quando muito 6 aeronaves, todas monoplace, foram embarcadas no NAeSP mais de 10 anos atrás e não sendo
modernizadas, claramente eram obsoletas, mais úteis para treinamento dos pilotos.
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Porém das 18 aeronaves, apenas, 12 foram selecionadas para serem modernizadas e com grande atraso, até o ano passado
apenas duas haviam sido entregues, quase 20 anos após serem adquiridas.
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Resta saber se a aeronave perdida com o agravo da perda do piloto, será substituída na linha de modernização ou a marinha
ficará com as 3 bipostos para treinamento e 8 monopostos, dos quais talvez 6 possam ser embarcados ao mesmo tempo no
NAeSP quando este retornar ao serviço.
Alexandre, Por favor…
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Satélite, a programação é para que no ano que vem seja lançado ao espaço um novo.
AEW, cara, você não acertou nem o modelo do Boeing que eles usam.
ASW? O chile comprou 3 C-295 MPA. Já é alguma coisa. A MB está melhor neste quesito com SH-60. A FAB, ainda está gerando doutrina… Mas olhe para o tamanho de nossa costa.
P-3, os deles serão modernizados, com troca de asas. Os nossos tiveram asas trocadas? Não que eu saiba.
AAW, temos quantas fragatas capazes neste quesito? E armadas com o que mesmo? Algo que faça frente aos Stardard das “L-class”? Que são as fragatas AAW do chile, não as Type 23 que são fragatas ASW… Se ganhamos no ASW, perdemos e feito na AAW.
Os U-209 tem mais de 30 anos, mas um foi modernizado e outro está em vias de ser modernizado quando retornar dos EUA. São tão ou mais capazes que os nossos.
Leopard 2A4, a FAMAE já resolveu a questão no ano passado, atualize-se.
A modernização dos F-5 chilenos foi mais abrangente que a brasileira e, eles tem capacidade para operar com o Derby, nosso atual míssil BVR.
Nossos helicópteros, especialmente os da FAB, não são essa maravilha que citaste, são tão ou mais velhos que o dos chilenos. Kombis estão atrasadas e, o grosso é de UH-1 e Puminha. O EB teve que começar a modernizar o que tem para ainda ter helicópteros.
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Estamos pior do que eles, se você comparar as capacidades de defesa por km2 de espaço territorial…
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Não tenho nada contra o Chile, contra as forças armadas Brasileiras (exceto em alguns pontos) ou o raio que o parta. O problema é que você está sendo troll.
Obrigado Carl e Topol, fico feliz de ver que existe gente inteligente nestes sites, um grande abraço.
Amigo Bardini, na boa, vc quer falar de operacionalidade?? então vamos lá.
No chile seu único MINE satélite de 130kg está dando baixa
Seu avião AEW “el condor” já deu baixa, falta só o anúnicio, é um 727 velho com 50 anos de uso.
A Marinha tem apenas 5 KOMBIS (COUGAR) velhas com 30 anos para guerra anti buque e anti sub, parece que só 3 estão operacionais.
Os P 3 deles não tem qualquer capacidade semelhantes aos nossos, não brinque assim colega, temos 9 unidades recém entregues.
Os sistemas de defesa AA das fragata chilenas tipe 23,sea sparrow, estão também vencidas, pois foram repotencializados em 2006, por isso eles estão negociando novos sistemas com os EUA.
Os submarinos deles tipe 209 são de 1984, ou seja, tem 32 anos, velhinos não? serão dados baixa em 2023, enquanto o nosso mais velho é de 1989, tem 27 anos.
Os blindados leopard 2a4 estão sem giroscópios e não podem acertar um alvo quando em movimento, estão fazendo uma gambiarra com os giroscópios dos leopards 1av que são 10 anos mais velhos e obsoletos, é como colocar um carburador de um carro 1.6 num carro 1.8 que usa injeção eletronica, pode até funcionar, mas com certeza não terão as mesmas capacidades. Imagino um blindado que só acerta um alvo quando está parado numa guerra atual!!!!!
Os caças F5 tiger 3 do chile não usam armas BVR.
Segundo a imprensa chilena todo o arsenal de misseis da armada chilena foi comprometido no último tsunami que ocorreu em 2010, já que ficavam guardados em na base naval de talcahuano que foi toda destruída.
O chile só tem 12 sistemas de foguetes por saturação obsoletos e com baixo alcance, está ainda tentando desenvolver um outro com maior alcance com ajuda de israel, mas não passa de um prottipo.
A força de helicópteros do chile não passa de 90 unidades, a maioria de BELL e como já falei de KOMBIS velhas com mais de 30 anos(COUGAR), nós temos os super cougar(ou super kombi como vc diz) novos, além de black hawks, Mi 35 e panteras.
Como vc pode ver amigo, chile é muita propaganda, tem muito brasileiro que não lê e acredita, sai do wikipédia , leia el país, La tercera, emol e tantos outros sites chilenos, ai vc vai saber a verdade.
Como todo respeito ao colega Carlos, mas ótimo comentário Alexandre.
Alexandre
Não adianta, Crispin é Crispin… esse é figura carimbada.
Fernando Reis
A comparação é injusta afinal o Black Hawk estaria desarmado… mas é bem verdade que o MI-35 tem um poder de fogo ar-ar invejável, quer seja pelo seu Gsh-23 cano duplo com 470 cartuchos quer seja pela sua capacidade de trabalhar com os mísseis 9K38 (o mesmo do Igla V) com 5, 2 km de alcance ou até o R-73 usado nos caças e também o R-60, este fabricado pela Vympel.
Leiam : AH-2 Sabre: o trovão alado
Alexrandre… Na boa, essa sua “análise” está pra lá de furada.
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Só alguns pontos, pra não me estender…
De onde que temos 22 A-4 operacionais?
De onde que temos 12 Lynx operacionais?
Sea Skua? Ainda existe algum dentro da validade?
Exocet? Já entregaram a Kombi?
Sobre os F-16 Chilenos… Leia mais a respeito.
Os P-3 deles estão pouca coisa mais bichados que os nossos.
Se as fragatas deles tem 30 anos as nossas tem 40, e são quase cegas e debaixo da água surdas…
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Muito wikipédia…
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Fernado Reis, os Mi-35 tem armamento ar-ar? Não sabia…
O Mi 35 pulverizaria estes S-70i em um combate direto.
Amigo Carlos Crispin, sem querer lhe desconsiderar, mas sua análise está equivocada, leio muito sobre as forças chilenas, inclusive em sites chilenos, e posso lhe dizer que as compras do chile não são lá essas coisas, por exemplo, os caças F16 que vc fala são antigos e obsoletos, são 36 F16, hoje só 32 podem voar mas com sérias restrições, pois foram fabricados em 1985 e tem mais de 30 anos de vida, esses caças não tem capacete HMD, ou seja, não teriam valor num combate WVR, eles também não tem IR e apenas 12 receberam cabides para armas BVR, veja bem , são velhos e obsoletos, mesmo os 10 F16 bk 50 que o chile comprou não são essas coisas também, pois não IR e não tem tanques conformais, ou seja, sua autonomia é de apenas 550km de raio de alcance, e nos bi places somente 350km, a linha de montagem dos F16 está quase fechando, certamente não chegará até 2025, o que vai fazer a sua manutenção, que já é cara, ficar mais cara ainda . O Brasil comprou, todos sabem os GRIPEN NG, 36 unidades novas, que tem radar AESA, IR, capacidade super cruise, raio de combate de 1300km, baixa manutenção, com uma linha e fabricação nova e baixo RCS, é uma compra muito mais bem planejada e melhor.
Com relação aos Black hawks que o chile comprou, 6 unidades, quero lhe dizer que no Brasil já existem 20 Black hawks entre nossa força aérea e nosso exército, fora os 6 Sea Hawks da Marinha, estamos também com 25 helicópteros Super Cougar novos recém entregues as nossos 3 forças e mais 12 helicópteros novos de ataque MI 35 entregue recentemente a força aérea, então quero lhe dizer que o chile engatinha na sua força de helicópteros quando comparado ao Brasil, na verdade, os helis chilenos são velhos e obsoletos também, a maioria tem que dar baixa nos próximos 8 anos, ale´m de que são versões de helicópteros básicas de transporte como o BELL UH 1.
Quanto a Marinha do chile, quero lhe dizer que são uma merda colega, do que vc está falando??? els não tem sequer navios varredores de minas, nunca tiveram porta aviões(mesmo um docado para fazer foto), nunca usaram ou tiveram caças em sua força aereo naval, tem apenas 5 helicópteros com mais de 30 anos de uso e obsoletos para guerra anti buque e AEW, seus P3 orion estão parados esperando trocar as asas de tão velhos que são, as únicas coisas relativamente boas são as fragatas e os scorpenes, eu falo relativamente porque são fragatas com 30 anos de uso, na verdade amigo, se a armada do chile entrasse em guerra com a nossa Marinha de Guerra, eles é que levariam de mil a zero, teriam de enfrentar 22 caças A4, 12 helicópteros Super Lynx, 06 Helicópteros Sea Hawk e mais 8 Super Cougar, armados com mísseis sea skula, penguin e exocet, seria um desastre para eles.
Não é um Mi-35, projetado para transportar soldados e missões de ataque desde o principio, mas também é uma opção valida e muito interessante.
O Chile sempre faz excelentes aquisições, apesar de um PIB 1/10 do nosso, tem as forças armadas 10X melhor que a nossa, só não ganha em quantidade, mas a qualidade está muitos patamares acima, basta ver os F-16 da FACh, realmente os caras lá sabem comprar o que tem de melhor com parcos recursos, a marinha então dá de 1000 a 0.
Essa versão ” armada ” serviria para o nosso EB heinn.