A empresa de segurança e defesa Saab apresentará pela primeira vez em uma exposição, a solução MSHORAD (Mobile Short Range Air Defence) baseada em veículo, compreendendo o radar, comando e controle Giraffe 1X ( C2) e o RBS 70 NG Remote Weapon Station (RWS).
O sistema estará em exibição no stand da Saab na DSEI, Londres, Inglaterra. Para o mercado que exige proteção de defesa aérea em movimento contra alvos ágeis difíceis de detectar, a Saab respondeu com o sistema MSHORAD, que combina capacidades de vigilância de classe mundial com a capacidade rápida de combater essas ameaças.
O radar Giraffe 1X de curto alcance 3D, oferece cobertura de vigilância de 360º em uma faixa de 75 km, gerando dados para um sistema de comunicação C2 para análise rápida e coordenação de ação. Com uma faixa efetiva de intercepção de 9 km, o RBS 70 NG RWS de alta precisão, com seu lançador de mísseis múltiplo, garante a cobertura desde o nível do solo até uma altitude de 5 km, lançando mísseis não controláveis e lógicos com alta probabilidade de sucesso.
Juntos, a solução MSHORAD, dá forças para ver e combater múltiplas ameaças ao mesmo tempo em que defende forças juntas próximas.
“Com a maioria dos campos de batalha modernos que vêem uma crescente variedade de ameaças no ar, um MSHORAD fornece a cobertura necessária em configurações complexas e desafiadoras. Nós oferecemos uma solução interna de uma empresa que realmente entende a defesa aérea terrestre, as necessidades dos clientes e se destaca na integração do sistema”, disse Anders Linder, chefe da unidade de negócios Surface Radar Solutions na área de área de negócios da Saab.
“A defesa aérea móvel traz grandes vantagens quando as forças armadas estão em movimento. Como um verdadeiro sistema móvel, o MSHORAD oferece flexibilidade operacional máxima aos clientes e fornece uma visão notável e uma cobertura defensiva em movimento”, afirma Stefan Öberg, chefe da unidade de negócios de sistemas de mísseis na área de negócios da Saab Dynamics.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
Grato pela informação, Padilha.Realmente o M60 pesa 360 Kg, embora também seja 3D.
Nesse caso talvez fosse mais adequado o uso do radar no Guarani ou um trabalho para “emagrecer” o M60 (o que seria mais custoso).
Concordo Doug.
Aliás parece ser automático pensamento quando se lê a matéria.
Viaturas Avibras (4CI)
Radar Saber M60
Mísseis A-Darter
Pensei nos guaranis.
Imagino um comboio de 20 guarani se deslocando e se deparam com uma ameaça aérea se um destes estiver equipado com este sistema não terá problemas.
Abraços
Essa seja a uma das melhores formas de empregar um sistema múltiplo de curto alcance no tocante a “todo tempo” em meio as condições atmosféricas adversas como nevasca “no Brasil neva se ocorrer com intensidade forte então pode ocorrer uma nevasca”, chuva forte, tempestades, tempestade de areia e etc, o atirador e a equipe estariam seguros dentro do veículo ou longe dele já que lançar misseis Manpads de ombro ou em pedestal em condições estremas como as que eu citei seja muito complicada, elevando o grau de falha na interceptação, realmente eu gostaria muito que fossem empregados pelas nossas FAs com a utilização de veículos da Avibras com o radar M60 o sitema suecos com três misseis seriam muito de bom proveito para defender posições de alto valor estratégicos e cidades.
Algo similar poderia ser feito por aqui com o Saber M60, misseis Igla ou o RBS-70 mesmo montados sobre viatura Avibrás. Solução antiaérea de baixo custo e alta mobilidade.
Doug, o Girafe 1X pesa 185 kg. O Saber 60 tem que emagrecer muito para chegar no nível do da Saab. Lembrando que o 1X é 3D.