O Ministério da Defesa russo está surpreso com o fato de que “foram exigidos esforços conjuntos da Royal Navy e a NATO/OTAN para encontrar um submarino que ia na superfície e em baixa velocidade”.
O Ministério da Defesa russo expressou perplexidade com a informação publicada em um grande número de meios de comunicação britânicos sobre a intercepção de um submarino russo pela Marinha Real do Reino Unido – Royal Navy e de outros aliados da NATO/OTAN no Mar do Norte.
“Seria estranho se a Marinha Real e os seus aliados da NATO não tivessem percebido a presença do navio”, especialmente considerando que “vários navios de marinha mercante de diferentes países deram boas vindas aos nossos marinheiros no Mar de Barents, Norte da Noruega e em seu caminho por vários dias, seguindo a antiga tradição marítima, explicaram fontes do ministério para a agência TASS”.
Além disso, o Ministério russo afirmou que o submarino diesel-elétrico Stary Oskol completou uma série de testes de mar no Mar Báltico e do Norte e está a fazendo sua mudança para o sua base permanente junto a frota do Mar Negro. O submarino se move na superfície acompanhado pelo rebocador Altai.
De acordo com os tablóides britânicos “The Mirror” e “The Sun”, Vladimir Putin enviou um submarino de ataque ao Canal da Mancha alguns dias antes do jogo Inglaterra x Rússia pela Eurocopa, em um evento que os meios de comunicação descrevem como uma provocação .
Os meios de comunicação alertaram sobre o formidável poder ofensivo dos mísseis de cruzeiro e torpedos e se gabaram que o navio foi interceptado por uma fragata britânica em sua costa.
O “The Sun” cita também o secretário de Defesa do Reino Unido, Michael Fallon, que afirmou que a intercepção do submarino russo “mostra que a Royal Navy mantém-se vigilante em águas internacionais e territoriais para manter a segurança no Reino Unido para nos proteger de ameaças potenciais.”
Por sua vez, Daniel Thomas, o comandante do HMS Kent, que interceptou submarino russo, disse que “a detecção do submarino foi possível graças aos esforços conjuntos com os aliados da Otan.”
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
Tudo isso é medo do Kalibr ??? eita povinho histérico esses ingleses, acho que eles fazem de propósito para alimentar os tradicionais tablóides sensacionalistas… agora festejar a “detecção” de submarino na superfície com bandeira e flâmulas hasteadas… dá licença ô. E para piorar mais ainsa insinuam que isso tenha alguma coisa a ver com um jogo de futebol… é pacabá !!!
Apesar do sensacionalismo desses meios ingleses, os submarinos causam grande respeito aos marinheiros. Agora imaginem se fosse um Typhoon!
“Seria estranho se a Marinha Real e os seus aliados da NATO não tivessem percebido a presença do navio”, especialmente considerando que “vários navios de marinha mercante de diferentes países deram boas vindas aos nossos marinheiros no Mar de Barents, Norte da Noruega e em seu caminho por vários dias”
O submarino russo navegava em águas internacionais, a baixa velocidade, na superfície e acompanhado por um rebocador. Más apesar disto, o ministro de defesa inglês, Michael Fallon, declarou em tom triunfante:
“Isto significa que a Marinha (britânica) mantém-se vigilante em águas internacionais e territoriais, para garantir a segurança do Reino Unido e nos proteger de ameaças potenciais.”
Puro lixo de propaganda, para alimentar um clima de de histeria anti russo….Este tipo de manipulação midiática funcionava perfeitamente bem nos tempos da guerra fria, quando quase toda informação ao público era gerida por um número restrito de jornais e televisões, sem possibilidades do grande público conhecer a versão do outro lado…
O Advento da internet tornou isto muito mais difícil. Ainda bem!