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NOVA DÉLHI – A atualização da frota dos Mirage 2000H da Índia está enfrentando um obstáculo, após a garantia de manutenção dos fabricantes de equipamentos originais Dassault Aviation e Thales da França, ter expirado e não se sabe quem irá pagar a conta.
As duas empresas estão exigindo uma taxa de manutenção anual de cerca de US$ 15 milhões da estatal Hindustan Aeronautics Ltd, o contratante principal no upgrade, para estender o ferramental e máquinas de teste e equipamentos de garantia, que expirou no mês passado. A HAL se recusa a pagar, pedindo que a Força Aérea da Índia faça os pagamentos. A IAF argumenta, contudo, que a taxa de manutenção anual é parte do contrato de atualização com HAL.
Os executivos da HAL se recusaram a comentar oficialmente sobre o assunto, mas uma fonte da empresa disse que a empresa está perseguindo o problema com o serviço. A HAL está atualmente realizando a atualização de 47 combatentes Mirage de forma independente, no âmbito de um contrato concedido em 2015. Sete aeronaves foram entregues à IAF sob esse acordo. A Índia assinou um contrato de US$ 2,1 bilhões com a Thales e com a Dassault Aviation em julho de 2011 para a atualização do 51 Mirage 2000H atualizado para a versão Mirage 2000-5. Sob este acordo, quatro aeronaves foram atualizadas. Duas empresas francesas também estão fornecendo novos suportes que estão sendo incorporados no avião Mirage 2000-H modificado.
Um acordo separado de US$ 900 milhões também foi assinado pela HAL em 2011 para levar a cabo a atualização dos 47 aviões Mirage na Índia. Thales é o principal integrador do programa de atualização, enquanto a Dassault Aviation é o OEM e provê o suporte de armas fornecidas pela MBDA da França.
O programa de atualização envolve a instalação de novos computadores de missão, radares de pulso Doppler, navegação avançada, sistemas de guerra eletrônica, sistemas de comunicação avançados e sistemas de identificação. Além disso, nos cockpits dos Mirage 2000-H são incorporados dois ecrãs laterais, sistemas avançados de exibição de cabeça para baixo e glass cockpit.
A modificação de unidades de guerra eletrônica envolve a instalação do novo receptor alerta radar, receptores de alerta antimíssil, jammers para controlar múltiplas ameaças ao mesmo tempo, sistemas de contra medidas. A aeronave modificada também será equipada com gravador de vídeo digital; sistema de transferência de dados e sistema de gerenciamento de simulação em tempo real.
A atualização da frota da Mirage visa melhorar o desempenho e incorporar novas armas, o que proporcionará um aumento esperado na vida técnica total para 40 anos a partir de 25 anos originais.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: DefenseNews
COLABOROU: Juarez Castro
kkkk! Pagaram preço de caça novo para modernizar os mirage, e agora os franceses depois de arrancarem até os olhos dos hindus ainda querem lamber o buraco!
Porque eu não me surpreendo com isto……