O Exército do Peru esta adquirindo da sul-coreana LIG Nex 1 um lote composto de 108 mísseis antiaéreos KP-SAM Chiron (nome de exportação) e 18 lançadores para os mesmos por um montante de US$ 44 milhões. O negócio esta sendo intermediado pelo Serviço de Material de Guerra (SMGE) e o escopo de fornecimento incluiria, segundo fontes locais, um simulador, treinamento de pessoal, assistência técnica, um posto de comando e controle de comunicações, bem como pelo menos três radares de vigilância aérea e controle de tiro modelo TPS-830K.
O processo de seleção que resultou na escolha do KP-SAM Chiron contou com a participação da Thales Air Defence ofertando o Starstreak, da russa KBM representada pela Rosoboronexport com os comprovados 9K338 Igla-S (AS-24 Grinch) e das chinesas CASIC e CNPMIEC com os QW-18 e FN-6, respectivamente.
Fontes extraoficiais peruanas disseram que a escolha do KP-SAM Chiron surpreendeu as autoridades da Força Aérea do Peru (FAP) já que o modelo foi desclassificado no processo de seleção de um tipo sistema MANPADS (MANPortable Air Defence System) realizado em 2010 visando à renovação do seu Sistema de Defesa Aérea.
O KP-SAM Chiron, arma atualmente em serviço apenas nas Forças Armadas da República da Coréia do Sul, é um míssil de concepção relativamente recente e estudada para conter ameaças aéreas voando a baixas e médias altitudes, como por exemplo, aviões, helicópteros e VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulados). Orientado por radiação infravermelha emitida pelos alvos, o Chiron, cujo transporte e preparação para disparo necessita de um efetivo de dois ou três soldados, é lançado a partir de uma plataforma portátil montada sobre um tripé de fixação ao solo ou sobre veículos leves. O conjunto míssil/plataforma pesa 24,4 kg. O Chiron dispõe de um sistema integrado que permite confirmar se a aeronave-alvo é amiga ou inimiga (IFF). O comprimento do Chiron é de 1,68 metros e o diâmetro do corpo é de 80 mm. Dos 14,4 kg correspondentes à massa do míssil, a cabeça de guerra responde por 2,4 kg desse total. A velocidade máxima alcançada pelo míssil sul-coreano é de Mach 2,1 e o alcance útil esta compreendido entre 3 e 5 km.
FONTE: Tecnologia&Defesa