BERLIM (Reuters) – O ministro do Exterior da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, criticou a decisão da Otan para encenar manobras militares na Europa Oriental, alertando tais que movimentos poderiam agravar as tensões com a Rússia.
Seus comentários refletem as crescentes divisões dentro da coalizão direita-esquerda da Alemanha sobre a política em relação a Moscou.
Os social-democratas de Steinmeier geralmente apoiam uma posição mais conciliatória em relação à Rússia do que bloco conservador da chanceler Angela Merkel.
“O que não devemos fazer agora é inflamar a situação por uma ameaça implícita e gritos de guerra estridentes”, disse Steinmeier ao jornal Bild em uma entrevista que será publicada no domingo.
“Quem acredita que desfiles simbólicos de tanques na fronteira oriental da aliança trará mais segurança está equivocado”, disse Steinmeier.
Steinmeier não deixou claro sobre qual manobra ele estava se referindo, mas a Otan acaba de completar 10 dias de exercício de treinamento militar na Polônia, envolvendo mais de 20 países. A Alemanha estava entre os participantes.
(Reportagem de Michael Nienaber)
“Quem acredita que DESFILES SIMBÓLICOS de tanques na fronteira oriental da aliança trará mais segurança está equivocado” … exatamente isso, desfiles simbólicos.
Pelo menos um tem juízo no meio dessa cambada… ele sabe que tudo o que o Deutch Heer poderia fazer em uma situação de conflito com os russos seria se enfiar embaixo da cama e pedir por socorro para a OTAN…
Sr Steinmeier também demonstra inteligência em sinalizar que procura um diálogo mais amigável com o leste, até porque do ponto de vista econômico suas empresas, notadamente a Siemens, tem perdido contratos bilionários com os russos por conta das sansões do Obama acatadas pela Sra. Merkel, que vem se mostrando um verdadeiro tiro no pé dos europeus que não ganham absolutamente nada com isso, pelo contrário estão levando bola nas costas…. franceses também estão no mesmo dilema, um governo capacho jogando contra a própria economia para obedecer a cartilha de interesses de Washington enfrenta uma oposição que se levanta fortemente com a maioria das intenções de voto propondo dar um basta a essa situação.