O consórcio russo Tecnologias Radioeletrônicas (KRET, na sigla em russo) equipará em breve todos os helicópteros Mi-28 NM “Caçador Noturno” produzidos pela empresa com sistemas laser para proteger os veículos aéreos dos mísseis do inimigo, disse na sexta-feira (20), o conselheiro do primeiro vice-presidente da empresa, Vladimir Mikheev.
O sistema laser que será instalado em helicópteros permitirá elevar a sua capacidade de sobrevivência no campo de batalha e proteger-se de mísseis já existentes, bem como aqueles que ainda estão sendo elaborados.
“Planeja-se terminar os testes de sistemas laser para reprimir equipamento de inimigos, produzir um exemplar para a produção em série e equipar todos os helicópteros produzidos com este sistema”, disse Mikheev.
O helicóptero de combate Mi-28NM é destinado para eliminar alvos aéreos, tanques, equipamento blindado e não blindado, bem como o pessoal do inimigo, durante dia e noite e em todas as condições climáticas.
FONTE:sputniknews.com
DIRCM (Direcional Infra Red Counter Measures)… esse sistema deve ser de acionamento automático e submetido ao sistema de aproximação de mísseis (MAWS)… tem se mostrado mais eficaz no despistamento de mísseis guiados por calor, principalmente MANPADS, do que os tradicionais flares… principalmente porque os mísseis guiados por calor modernos como o Verba por exemplo usam não apenas o infra vermelho para sua orientação mas também a faixa ultra violeta também presente na radiação térmica… sistemas de despistamento de mísseis por laser direcionais conseguem recriar as duas condições.
Mas é igualmente importante para a proteção da aeronave que o disparo das contramedidas seja feita automaticamente e que o missile aproaching seja de excelente qualidade… vide o recente abate do Cobra turco, que tem missile aproaching AN AAR 47, tem sistema de contra medidas AN/ALE 47 com flares mas que não foi acionado resultando na perda da aeronave para um Igla russo