A metade das aeronaves da Força Aérea da França está em condições deploráveis e não pode cumprir missões, têm advertido os meios de comunicação do país ao citarem dados de um relatório entregue aos deputados pelo Ministério da Defesa.
Assim, a edição do jornal francês Liberation indica que apenas 40 por cento da frota da Força Aérea, incluindo aviões de combate e de uso civil, está em condições de voar e alguns foram adquiridos durante o governo de Charles de Gaulle na década de 60 do século passado.
A situação é pior com as aeronaves de transporte militar C130, uma vez que apenas um terço estão operacionais.
A informação sobre os navios-tanque KC-130 não foi feita publicamente, mas sabe-se, segundo a mídia francesa, que 14 deles têm mais de 50 anos de idade.
Dos 93 caças Rafale que possui a Força Aérea menos da metade pode decolar em caso de um alerta.
Quanto aos aviões multiuso Mirage, entre 38 e 41 por cento estão em boas condições, disse a edição 20minutes.fr.
Anteriormente, o general do Exército tcheco Petr Pavel, que em julho irá presidir o Comité Militar da OTAN, reconheceu que a aliança está impossibilitada de responder de maneira imediata à ameaças.
No ano passado, o Ministério da Defesa alemão admitiu que o país não estava em condições de cumprir seus compromissos com a OTAN devido à falta de equipamentos. Segundo a imprensa alemã, até então apenas 38 dos 89 caças Tornado podiam voar, assim como 24 dos 56 aviões de transporte Transal e 42 do 109 caças Eurofighter.
Em fevereiro, a imprensa revelou que os militares alemães do grupo de reação rápida da OTAN durante manobras na Noruega tiveram que colocar cabos de vassoura nos tanques ao invés de metralhadoras em face da ausência de armas.
Ele também informou que a maioria dos batalhões do Exército alemão carece de tanques suficientes.
FONTE:Sputniknews
Onde estão as mil lanchas rapidas que servia para assistencia dos b r a s i l e i r o s isolados na Amazonia e servia tambem para transporte rapido de tropas na defesa da região?Cade os lançadores de satelites brasileiros que estariam em ação em 2014.Tratam o cidadão brasileiro como idiotas e com programas academicos e retardatarios nas diversas areas que deveriam ser prioritarias ao desenvolvimento de nossas crianças e da nação brasileira, para decadas a frente,como se o pais tivesse sido descoberto ontem! O Brasil nunca foi pacifico e nossos antepassados nos legaram essa nação continental indivisivel miscigenadas com muitas lutas, sangue e ousadias.
…………..a Inglaterra está com um PIB de US$2.522 bilhões e a taxa de crescimento de de 2,4 % e sua taxa de inflação chegou a zero! nós estamos a 8% de inflação! nós é que estamos com o pé na jaca!!…… recuperaremos o crescimento de 8% ao ano quando estamos a 0,3 ?….bom….é difícil…mas não impossível! …faço fé que sim…já passamos por piores……..
A Europa de hoje é uma potencia de meia tigela ! vive se escondendo atrás do Tio Sam … não são nem a sombra do que um dia foram .
Essa era a hora dos “BRICS” tomarem conta do mundo, se no Brasil não se roubasse tanto, estaríamos aí socorrendo o mundo, vendendo aviões, tanques e mão-de-obra, no entanto, dizem que o rombo no ano passado foi maquiado e deve estar na casa dos 200 Bi, foras as “pedaladas fiscais”, que ainda podem render um impeachment à presidenta, dinheiro que nunca iremos ver novamente, roubado do povo, das escolas, hospitais, universidades, centros de pesquisa, enfim, o Brasil seria o maior do mundo ao lado dos EUA se não houvesse tanto roubo, mormente nesses últimos anos. Triste Brasil.
A Europa está morrendo!
Acho difícil o KC-390 chegar forte na Europa o lobby é muito forte!, fica mesmo no A400 e isto é fato.
Pois é… Parece que problemas operacionais e de investimento todos tem, quando alguns pseudo brasileiros vem aqui cantar aos sete ventos que a coisa aqui no Brasil esta um horror deveriam é olhar para a situação global em vez de críticas destrutivas as construtivas! Não esta um mar de rosas, mas com certeza não é o que dizem de nossas FFAAS, abraços!
Menos de 40% da frota em operação! Isso e um numero inceitavel para a França que uma das maiores potencias militares, mesmo com essa baixa operacionalidade os caras estao em melhor situação que a FAB.
A coisa ta feia mesmo hein, ao menos por aqui não estamos beirando um conflito de grandes proporções, o que por lá (Europa) está sempre prestes a acontecer.
Sds.
Parece que amigos não estão analisando com clareza isso nada mais é do que um incentivo para que haja uma modernização e um aumento com gasto com apoio da opinião pública. Por que diferentemente daqui o povo lá se preocupa com sua segurança.
Metade dos “hornets” da US Navy por exemplo não está em
condições de voo e vários navios e submarinos tem passado
mais tempo em manutenção do que o desejado e o mesmo
vale para a Rússia também.
Concordo Dalton
A Russia tem Mig-21, a França tem Mirage 2000. Mas esses não são os carros chefes desses países.
Diferente da gente que nossos carros chefes são F-5.
SDS
Vamos parar com essa bobajada de “não é nada disso… eles só estão chorando pra conseguir mais verbas pra defesa”
esse papo é manjado e tosco… parece coisa de quem não quer aceitar a realidade como ela é ou de quem está em estagio de negação
a Situação é exatamente essa… ponto final
esse é o quadro e a França tem que lidar com ele da melhor maneira possível…
Saudações
Esse tipo de matéria serve de consolo para nossa situação que se encontra a FAB.
Não é complexo de inferioridade. É realidade. É lamentável essa situação. O mesmo para as noticias do ano passado da Alemanha. Mas em contrapartida, os franceses tem um destacamento zero bala de Rafale em prontidão. Além disso, tem submarinos nucleares a pronta resposta. então não é inferioridade, mesmo defasados estão prontos para uma situação de combate, nós talvez não.
Os ABUTRES DE PLANTÃO AQUI NO BRASIL DEVEM ESTAR SE ROENDO DE RAIVA. FAB SEMPRE, BRASIL ACIMA DE TUDO.
É isso aí, F5 com um python 3 na cabeça.
Franceses colocam estudantes para treinar nos Mirage 2000. Depois que viram pilotos oficiais, eles colocam as mãos nos Rafales.
Diferente daqui, nossos alunos aprendem nos Super Tucanos, depois colocam a mão no F-5, diferença é pouca.
SDS
Será que o KC-390 tem chances para substituir os C-130 e KC-130 franceses ou somente o A400M ficará com tudo?
Bolovo,
Nos países da OTAN o A-400 tem toda a preferencia porque é fabricado por países da OTAN e também porque é um excelente avião… O KC-390 tem sim muitas possibilidades de emplacar no mercado mundial mas fora desses mercados onde existem apenas concorrências de cartas marcadas, uma pena pois são os maiores potenciais compradores
Não está fácil para ninguém!
Isto justifica a dependencia cronica da OTAN aos EUA , a França nao eh nem sombra doque deveria ser por sua importancia na regiao !
E os BRICS vão subindo, menos aqui onde um série de pessoas insistem em enterrar as indústrias e todo o potencial de crescimento do Páís . . . . .
Crescimento? PIB 2015: Brasil -2% e Russia -3,4%. A China caiu de uma média de 9,9% para 6,8% em 2015. Só a India vai bem. O que a cegueira ideológica faz com as pessoas.
Edson
Concordo com você. O GF está enterrando nossa indústria. Principalmente a indústria de automóveis, está quase evaporando. E as indústrias texteis e de calçados, que está fálida graças a abertura do nosso mercado para China.
Lamentável.
Mal que sofremos aqui também dá lá!
………….um paradoxo a situação desses países europeus…..nos fazem companhia na pindaíba?… cadê titio Sam pra ajudar?…. afinal a OTAN é a bucha de canhão dos EU.. ….humm…custa a crer….
titio sam está ajudando Dílson, já estão chegando cento e poucos Tanques Abrams de segunda mão para a OTAN ir se virando, rsrsrsrsrsrs
É a coisa não ta fácil pra ninguem , mas acho q isso é choradeira pra nao ceder mais nada pra OTAN, ninguem mais la ta concordando com as estrategias dos USA, levando a europa pra outra crise.
Sds
GC
Aviões com mais de 50 anos kkkkkkk
E ainda tem gente com senso de inferioridade pagando pau pra esses caras kkkkkkk E
Galera to vendo mais coisa boa pro futuro do Brasil do que pra eles , ainda mais caso as coisas se compliquem no oriente médio , eai vai rola oque ? O tanto que as guerras estão caras kkkkkkk
Essa notícia e pro pessoal que fica só na inferioridade ver quê , perfeição ainda não existe , todo mundo tem problemas !!!!!
Eis aí uma porta aberta para Embraer. Países europeus estão precisando trocar seus aviões de carga, C-130.
O governo brasileiro deve investir pesado no KC-390. Pois a chance de ganhar dinheiro está aí, na nossa cara. Depende do governo brasileiro acelerar o projeto KC-390 e ganhar dinheiro e desenvolver o Brasil, saindo um pouco das comodities.
SDS
Nos países da OTAN o cargueiro oficial agora é o A-400, duvido que o KC-390 consiga alguma venda nesses países, fora Portugal que é coprodutor
Topol
Com fábrica em Portugual, Acredito que não há nenhum embecilho para eles comprarem os KC-390, pois Portugal faz parte da OTAN e União Européia.
Sds
Portugal só fabrica 5% das peças do Avião, é um mero coadjuvante além de ser pau mandado dos EUA e da OTAN, sua força aérea não tem autonomia para decidir pelo KC-390 pois estão indecisos ainda se comprarão o jato da Embraer frente a pressão dos States…
Eu realmente gostaria muito que os países da OTAN adotassem o KC-390 mas eles já fizeram sua escolha que se chama A-400M
Topol,
O KC-390 está em um nicho totalmente diferente do A-400…
Os portugueses certamente estão em dúvida sim… Comprar o KC-390 novo ou aeronaves C-130 estocadas no AMARG, que podem ser revitalizadas/modernizadas e postas pra voar a preço de banana… Esse é o dilema…
Será que os s aliados dos EUA na Europa, a temível NATO está mesmo passando por dificuldades para manter a disponibilidade de suas respectivas frotas… acho que não.
A OTAN européia parece não estar prevendo nenhum embate iminente assim como insistentemente alerta a Casa Branca…
Se eles estivessem tão preocupados com o risco iminente de um ataque surpresa Russo sobre a Europa , assim como a secretaria de defesa dos EUA diariamente incita e gostaria que seus parceiros estivessem, eles deveriam manter o seu arsenal prontinho, abastecido armado e lubrificado…
Essa efetiva diminuição na prontidão mostra entre outras coisas que os Europeus não estão assim tão preocupados não… E que até suas maiores empresas se pudessem já acabavam com as sanções e embargos hoje mesmo…
Toda essa correria e desespero de ameaça russa a Europa quem planta é os Estados Unidos… Se eles saíssem de cena seria a melhor coisa para o comercio da Europa com o Leste e com a Ásia…
Mas quem disse que eles largam o osso, quero ver largar.
Topol,
Entendo ser uma combinação de fatores que culminou nessa situação, que começam com o fim da Guerra Fria em si ( que virtualmente encerra as justificativas para os orçamentos vultosos do passado ) desembocando na atual crise econômica.
Tendo duas das aeronaves mais caras do mundo depois do F-22 ( Typhoon e Rafale ) para operar, diria que os europeus estão tendo seus contratempos sim ( e isso não é só com relação a caças )…
Os franceses em particular, previam deter uma força de mais de 300 Rafales inicialmente. Caíram para 294, 286… E hoje, se cogita 225. E até agora, se não estou enganado, não foi feita nenhuma nova encomenda formal além dos 180 já previstos.
Até concordo que se os europeus quiserem, podem por suas reservas pra voar. Contudo, vão precisar de dinheiro pra isso, coisa que fica difícil obter em épocas de crise…
No mais, acredito que o foco dos europeus nos últimos anos tem sido suas marinhas de guerra; caso do Reino Unido, que está a construir dois novos e modernos porta-aviões, novos destróieres Type 45 e a classe Astute de submarinos; e da própria França, que se apressa em entregar suas FREMM e já desenvolve uma nova classe de fragatas, que provavelmente substituirá a classe La Fayette. Isso certamente consumiu e ainda consome quantidades consideráveis de dinheiro…
No mais, o poderio da OTAN é, e continuará sendo, utilizado como um contraponto e fator militar dissuasório pelos próprios europeus… Por tanto, digo que são os europeus que não querem deixar a companhia americana… O comércio vem depois… Ademais, os próprios já estão a costurar um acordo de livre comércio com os americanos, que poderá criar a maior zona de livre comércio no mundo…
Se houvesse uma ameaça imediata as forças aérea da OTAN na Europa estariam com muito mais prontidão…
Isso é uma prova de que não existe ameaça russa coisa nenhuma, se os próprios europeus estão tranquilos com boa parte de suas frotas praticamente na reserva, é porque não há necessidade de correria para deixar tudo pronto para decolar em 5 minutos…
E olhe que é um dos países mais importantes da OTAN…..
ademais, a situação econômica da Europa ainda esta frágil….
É muita coincidência a China estar se aproximando neste momento de fragilidade…. Rs rs
Os chineses calculam muito bem os seus passos
A Europa padece por estar longe do mercado emergente, principalmente a Russia, que salvou muitas empresas europeias da crise, contudo, com a aproximação chinesa, a Europa terá um novo polo mercadológico para não depender tanto dos EUA, mas enquanto isso não acontecer haverá ruína economica por lá.
Para as potencias nucleares como a França, estas podem se dar ao luxo de ter parte da frota sucateada.
Por isto quando vemos estas sucatas ainda em uso nestas nações sabemos que longe de nossos olhos, há à disposição para uso imediato armas nucleares de alta tecnologia pronto para o uso (que não aparece em colunas de jornais).
pois é….
tem isso tb….
a frota convencional pode estar ruim…
mas as armas nucleares impedem outros paises de tentarem alguma bobagem
Lastimável, e olha que França e Alemanha representa o eixo das três grandes potências militares da Europa, ainda bem que a Russia não tem intenção de atacar a Europa, pois no caso de um ataque maciço essas forças não conseguiriam resistir muito tempo, e dependeriam totalmente dos EUA. Em pensar que um dia eles foram as maiores potencias do mundo.