O Ministro da Defesa da Argentina expressou sua vergonha na quarta-feira, após um destroyer da Marinha afundar em suas amarras, exibindo o declínio de uma frota outrora orgulhosa.
O ARA Santísima Trinidad lutou na guerra da Argentina contra a Inglaterra em 1982, mas foi desativado e era usado para fornecer peças de reposição a fim de manter o que resta da Marinha da Argentina.
Um comunicado da Marinha disse que um cano estourou, inundando o decks inferiores do navio. O Ministro da Defesa, Arturo Puricelli negou que o corte do orçamento para manutenção da frota, fosse o culpado. Ele disse as possíveis causas são negligência ou “Sabotagem” e exigiu uma investigação completa.
“Quando a presidente me perguntar, eu vou ter vergonha, francamente, para dizer a ela que um navio afundou enquanto amarrado à doca “, disse Puricelli à Rádio 10.
“Tem que haver uma razão bem fundamentada para isso.”
Congressistas da oposição culpam uma década de desinvestimento militar na Argentina e disseram que o país está mal equipado para defender seus mares.
“Quando um navio afunda no porto devido à falta de manutenção, isso revela a deterioração e o abandono de nossa frota, vital para a defesa de nossa soberania, soberania essa, que nossa presidente nunca perde uma oportunidade para proclamar ao mundo, mas que estamos muito longe de ser capaz de defende-la”, afirmou o deputado Gustavo Ferrari .
Ferrari apresentou um estudo no ano passado concluindo que o exército da Argentina, a Força Aérea, a Guarda Costeira e a Marinha tiveram seus orçamentos subdimensionados.
Vários navios da Marinha tiveram problemas de funcionamento: a corveta Espora ficou presa na África do Sul no ano passado por avaria e para reparos extensos, a Argentina mandou outra corveta para completar uma missão no Brasil. O navio quebra-gelo Almirante Irizar ainda está em reparos após um incêndio de 2007.
Puricelli reconheceu os atrasos, mas disse que cerca de US $ 100 milhões foram gastos em reparos.
Enquanto isso, 3,1 mil quilômetros da costa Argentina (4.989 quilômetros) está sendo protegido por uma frota que foi reduzida para três destroyers, duas corvetas, navios de patrulha, os dois navios de pesquisa científica, uma quebra-gelo e o Libertad, navio usado para treinar os cadetes e que foi detido por mês na África no ano passado, como garantia para pagar dívidas.
O deputado Julio Martinez disse quarta-feira que de um total de 70 navios, apenas 16 estão em condições de navegar, e mesmo assim só por pouco tempo. Ele disse que o aumento nos gastos com defesa foi para os salários, deixando pouco ou nada para a manutenção ou investimento em hardware.
“É extremamente hipócrita se falar de sabotagem quando, por 10 anos, os navio foi abandonado “, disse Martinez Todo Noticias da Argentina canal.
O ARA Santísima Trinidad foi desativado apenas alguns anos depois de liderar o ocupação infrutífera das Malvinas, que os argentinos reivindicam como Malvinas. Martinez disse que, como a maioria dos argentinos, não tem nenhum desejo de travar outra guerra “, mas se o país carece de defesas e os britânicos sabem disso, eles nunca vão negociar uma solução pacífica.”
FONTE: Noticiário Naval
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval