O senador norte-americano John McCain criticou a liderança da Força Aérea dos EUA que, segundo ele, gastou um ano “em vão” tentando combater a dependência dos motores de foguete russos.
“Em vez de fazer os esforços necessários, a Força Aérea passou um ano fazendo muito pouco para acabar com o uso de motores de foguete russos”, cita Reuters a declaração de McCain, que ele fez na reunião de senadores com os representantes da Força Aérea norte-americana.
Segundo McCain, a Força Aérea deve resolver a questão de execução futura de lançamentos ao espaço sem o uso de motores russos.
Em dezembro de 2014, McCain introduziu ao Senado dos Estados Unidos a alteração do orçamento de Defesa para proibir compras de motores de foguete russos RD-180.
A iniciativa do senador prevê a excepção para cumprir contrato existente para a compra de motores russos até 2019 por consórcios de Boeing e Lockheed Martin. Esta alteração reflete o desejo do Congresso dos Estados Unidos de eliminar a dependência das tecnologias espaciais russas no contexto de deterioração das relações entre os dois países.
FONTE:SputnikNews
É CAMARADAS não é atoa que a RÚSSIA foi a primeira a chegar ao espaço sideral,enviar foguetes á órbita e tal.
sempre estiveram a frente da USA ,sempre ,sempre só que são ÉTICOS,não tocam trombeta para o mundo todo ouvir.
E tem também os contratos de fornecimento de titânio para a Boeing.
Prezado Gil, esse seu raciocínio simplista se contrapõe totalmente ao do senador americano e ao de tantos outros americanófilos, pois se a premissa para ser auto-suficiente em algo é a necessidade, isso se aplica a qualquer nação, inclusive a nossa. Assim sendo, Por que inovar? Para que pesquisar, se podemos comprar? – as razões podem ser outras – Por outro lado, não creio que o riquíssimo e eficiente programa espacial americano fosse prescindir de motores russos para alavancar o seu programa espacial a essa altura do campeonato.
Tem alguns postantes por aqui que gostam tanto de Yankee, que chegam até a desmentir o Senador rssss São dependentes sim, queiram vocês ou não. E ainda, se quiserem ir ate a estação in ternacional tem que pedir carona pro Putin.
Os EUA compra os motores Russos pelo simples fato de serem os melhores do mundo, se outro pais qualquer tivesse os melhores motores os EUA compraria deste outro, simples assim, quem quer complicar o raciocinio não deve entender muito de relações comerciais.
O senador esta certo, o país tem que priorizar as empresas nacionais,as vezes o barato sai caro, lá nos EUA é bem diferente do BRASIL !
Um aspecto contraditório nas relações Estados Unidos/Russia …Também ambos investem na Estação Espacial Internacional cujo custo foi de 150 bilhões de dólares e aqui embaixo se engalfinham na Mar Negro…..
E ainda tem moleque achando que os Yankees são auto-suficientes em tudo. É mole?
São auto suficientes na medida que quando les interessa e/ou necessita, são capazes de construir lo.
O mesmo vai passar com a Russia no quesito defesa dentro de uns anos, ao menos no referente ao que antes era feito por Ucrania.
Não confunda as coisas.
“Dependente” é uma palavra que, creio, não pode ser aplicada para esse caso…
Até onde sei, os motores RD-180 russos se constituem em apenas uma parcela do que está atualmente a disposição dos americanos, que contam com toda uma família de lançadores com motores americanos ( Delta IV e Falcon )…
Pra mim, a compra de motores russos de foguetes não é tão diferente da compra de rifles Kalashnikov para atender ao mercado interno americano… Isto é, são apenas negócios…
essa dependência já estar acabando.