DIMDEX 2016 (Doha) – A MBDA assinou na última quarta-feira (30) um memorando de entendimento para o fornecimento de um sistema de defesa costeira para a Força Naval do Qatar (QENF). Este memorando vai pavimentar o caminho, a curto prazo, para um contrato com o valor de 2,64 bilhões de riais de Qatar (cerca de 640 milhões de euros).
O fornecimento deste sistema de mísseis costeiros permitirá à QENF monitorar o tráfego costeiro marítimo e impedir navios hostis de alcançar e ameaçar suas águas territoriais. Este sistema de mísseis pode utilizar dois tipos de munições diferentes – o Exocet MM40 Block 3 e o Marte ER (a versão com alcance estendido do míssil Marte), o que reflete a maturidade e excelência dessas munições. O sistema pode funcionar em modo autônomo com radar próprio ou, alternadamente, por dados através de uma rede de vigilância costeira mais amplo.
Antoine Bouvier, CEO da MBDA, afirmou que “este memorando representa o primeiro passo para a assinatura de um contrato para este novo e inovador sistema de mísseis costeiros. Esta é mais uma confirmação da confiança depositada pelas Forças Armadas do Qatar na MBDA para suas necessidades de defesa”.
“Com este memorando, a MBDA confirma o seu sucesso em sistemas que proporcionam capacidades operacionais avançadas aos seus clientes com um alto grau de acessibilidade”, disse Antonio Perfetti, Diretor Executivo do Grupo de Vendas e Desenvolvimento de Negócios e Diretor Gerente MBDA Itália. “Este acordo entre a MBDA e a QENF também mostra outro aspecto importante: um grande espírito de equipe multinacional que permite à MBDA enfrentar qualquer desafio”, finalizou.
FONTE: Imagem Corporativa
Qatar meteu a mão no bolso bem fundo dessa vez… Vejamos:
24 Rafales
60 Exocet
140 Scalp
300 AASM
150 Mica IR
150 Mica EM
160 Meteor
Mais esse pacotão de mísseis costeiros aí… olha Tio Sam deve ter ficado bem bravo de não terem comprado com ele.
Oriente Médio = barril de pólvora