Segundo nota publicada em no site Navaltoday, onde foi informado que a Marinha do Brasil teria fechado um contrato no valor de 1 bilhão (€, U$ ou R$?), para a construção de um Navio Patrulha e um Navio de Desembarque e a revitalização do AMRJ (Leia aqui a notícia publicada), a Marinha do Brasil esclarece:
“Em relação às recentes matérias veiculadas na imprensa especializada em assuntos de defesa, sobre a suposta aquisição, no exterior, de um Navio de Desembarque, um Navio-Patrulha, bem como a contratação da revitalização do Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, a Marinha do Brasil esclarece que um grupo de Oficiais do setor do material encontra-se realizando uma visita ao parque industrial naval da Coreia do Sul, a fim de conhecer as capacidades e as potencialidades daquele país, na área da construção e fornecimento de navios e sistemas de interesse da Força.
Não houve, nem há a previsão no presente momento, da assinatura de qualquer contrato comercial dessa natureza.”
Centro de Comunicação Social da Marinha
Acredito que as FFAAs devem tirar proveito da instabilidade política nacional e fazer valer suas necessidades. Acho que deve-se fazer valer a contrapartida do Estado para com a defesa que tem ido além do que deveria frente as incapacidades dos gestores públicos federal e estaduais. Simples assim!
Mesmo que fosse verdade, não seria nada absurdo adquirir um ou mesmo 2 LPDs que poderiam até ser customizados para a
marinha brasileira, uma versão maior e mais capaz como às Filipinas estão adquirindo.
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Se de fato o “Mattoso Maia”, que está parado faz alguns anos, for definitivamente retirado de serviço em breve e com o “Almirante Saboia” completando 50 anos de vida no ano que vem, o tempo necessário para a incorporação de um ou dois LPDs,
permitiria a marinha cobrir a baixa de 2 navios com um ou dois novos, permitindo manter no inventário ao menos
3 “anfíbios”, o “Bahia”, o “Garcia D’Avila” e um novo.
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O “Bahia” foi uma ótima aquisição, mas, só ele e o “Garcia D”Avila” podem não dar conta do recado e embora novos combatentes de superfície sejam necessários, eles exigiriam um aporte financeiro maior…ao menos se resolveria por hora parte do problema do “Esquadrão de Apoio”.
No meu ponto de vista o Gilberto Resende matou a charada, umas das coisas que aprendi ensses meus 18 anos de serviço é que a MB vive de fazer isso, fala fala e não diz nada, ou quando vaza alguma noticia de algo ela trata logo de desmentir, não foi assim só com o Bahia, mas com outras coisas tbm, procurem por qualquer entrevista ou declarações de oficiais da MB e verão o que estou falando, recebem uma pergunta ai respondem um zilhão de coisas mas não respondem o que foi perguntando, é de praxe, acho que deve haver alguma matéria na escola naval que trate disso!
Veementemente?….
Talvez o vazamento desse suposto contrato, faça a DCNS se mexer no sentido de reduzir sua proposta de revitalização AMRJ, pois é isso que esta em jogo no momento.
Quem leu a matéria da Jane’s viu as prioridades da MB:
1- PROSUB.
2- Corvetas Classe Tamandaré.
3- Modernização do A-12.
Essa nota foi um claramente lobby.
Aqui no Brasil tambpem temos outros sites e penas pagas que escrevem “maravilhas” sobre o navio civil adaptado (Classe Makassar). Nada de novo! Lobby puro.
[]’s.
Concordo com o RR, se é para comprar alguma coisa na Coreia, que se compre um navio de apoio logístico, eles estão construindo 4 para a Grã Bretanha, 1 para Noruega e 1 para a Nova Zelândia.
Os caras que fizeram a matéria não acertaram nem os meios que a MB mais necessita…
Eu não diria que a notícia é FALSA, ela ainda não é verdadeira oficialmente.
Com certeza é isto que os coreanos negociam e oferecem a MB.
Talvez as coisas tenha ocorrido tão bem na visita dos oficiais da MB que estão atualmente fazendo a Coréia que os Coreanos se precipitaram anunciando na imprensa e dando o negócio já como favas contadas…
Ou poderiam estar colocando pressão na negociação, ao forçar as altas autoridades a se inteirarem do fato até para negá-lo, com isto eles podem pretender facilitar e ACELERAR o trâmite das avaliações positivas dos oficiaispara a MB quando do seu retorno ao Brasil.
Uma tática de negociação arriscada e conhecida…
BEGIN OFF TOPIC
Vem aí o SUPER TUCANOVSKY…
Yak-152
br.sputniknews.com/videoclub/20160930/6457807/yak-152-voo-trinamento.html
END OFF TOPIC
Luiz Padilha se levarmos em conta que esta cituação é bem parecida com a do Bahia á fundamento nos comentarios e tu melhor do que eu pode nos explicar, este LPD é só mais um navio como posso dizer navio de ajuda humanitaria, não pode ser usado como navio de defesa pois ate para ataque ele não pode ser usado pois precisaria de navios de defesa para seu emprego e isto nossa marinha não possue no momento acredito que não passa de um agrado a nossa marinha por parte do governo acho boa aquisição se bem que esta quantia se foce destinada ao subN seria melhor.
Esse navio NDD nao ta atendendo nem a indonesia que dira o brasil no site da marinha tem um projeto de um LHD de 23731 toneladas
http://www.marinha.mil.br/cnp/note/51
Pessoal…
De todas as prioridades da Marinha, um navio de desembarque é a última delas… Não se esqueçam da recente aquisição do NDM Bahia, que certamente vai suprir essas necessidades por muitos bons anos ainda.
Prioridade maior seria a aquisição de um navio de apoio logístico para substituir os tanqueiros e novos caça minas…
tomaram que saia acho os sul coreanos uma boa opção se conta no preço e eles tem também umas classe de fragatas leves que poderia servi como intermediária
as FA’s brasileiras deveriam buscar parceiros e fornecedores fora dos tradicionais europeus e americanos, coreia do sul e japão por exemplo podem fornecer equipamentos tão bons quanto os da OTAN e com custos mais acessíveis
É US$ 1 bi, esta na noticia no link fornecido pelo DAN….sempre defendi esta “ida ao oriente”, mas antes deste LPD, seria melhor fragatas mesmo, classe KD II….por fim, se estamos comprando um patrulha, como diz a notícia, como fica o projeto do NaPaOcBR ??
Porque como diz a nota, a informação não procede, ela é falsa. Apenas isso.
O problema não é o Dinheiro , mas as prioridades que o Estado brasileiro e seus políticos elegem, mas como suas prioridades estão no Empreguismo , Aparelhamento do Estado , Demagogia ,etc , na Defesa , Tecnologia , Ciência estão sempre nos Cortes e Contingenciamentos ,etc , quero ver no futuro próximo o Atlântico Sul se tornando cenários de conflitos e disputas internacionais ,como nossos políticos de Terceira qualidade para não dizer Desqualificados se comportarão, porque por todo o período republicano eles sempre nos colocaram a reboque de Terceiros , assim sobrariam Verbas para suas politicagens e interesses diretos !
Pode ser , já é o segundo TOUR de Oficiais ao exterior , antes foi a Italia , agora a Coreia , vamos ver onde será o próximo !
Que pena, mas que seria uma alternativa interessante, isto seria.
“Aonde há fumaça…” Lembram que a MB negou inicialmente a aquisição do LPD Scirocco/Siroco/Sirocco, da Classe Foudre, hoje o conhecemos como NDM G-40 Bahia!. O Makassar já opera no continente, duas unidades estão em uso pela Marinha Peruana, aguardaremos os próximos capítulos, pois não é de hoje o interesse da MB pelo Makassar…
Tem um certo ditado que diz: Onde a fumaça , há fogo ! Mas não nesse caso infelizmente , a MB com um bilhão de dólares ou reais pra investir ? hahaha … nem em sonho .
Pode sair bons ventos desta conversa hein !!!