O míssil Barak 8 de médio alcance foi projetado para interceptar ameaças aéreas, incluindo aviões inimigos, UAVs, mísseis anti-navio e mísseis de cruzeiro. Os atuais planos da Marinha são ter o sistema operacional nos barcos lança mísseis Saar 5 dentro dos próximos meses.
A Marinha de Israel começou a instalar o novo sistema de defesa Barak 8 nos seus barcos lança mísseis para protegê-los do temido míssil anti-navio russo Yakhont.
O Barak 8 daria mais capacidade para as embarcações da marinha israelense com a defesa contra os mísseis Yakhont russos, uma arma anti-navio potente que Israel vê como uma ameaça à sua marinha, especialmente se cair nas mãos do grupo terrorista libanês Hezbollah. Um carregamento dos mísseis Yakhont teriam sido destruídos na Síria por Israel há algumas semanas.
A Marinha decidiu instalar até agora o sistema Barak 8 em seus barcos lança mísseis Saar 5. Acredita-se que o sistema estará operacional nos barcos dentro dos próximos meses.
FONTE: ISRAEL HAYOM
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Israel, brinca com os primos brinca. Shabat Shalon
De maneira geral a melhor defesa anti-míssil, seja naval, seja para proteger instalações e infra estruturas militares, ou ainda áreas densamente povoadas contra ameaças pelo ar, dependem de UM ALERTA ANTECIPADO eficaz. Ou seja, os modernos sistemas de contra-medidas operam eficazmente na dependência de um sistema de vigilância e rastreamento de ameças. Tal detecção possibilita o acionamento instantâneo das contra-medidas baseadas em baterias de misseis anti- aéreos e anti-misseis de extrema precisão e letalidade. Ou seja, se não houver o alerta antecipado, dificilmente a ameaça pode ser interceptada a tempo de evitar ser atingido pelo inimigo. No que concerne aos mísseis russos denominados HIPERSONICOS (no caso dos similares ao Yakhont) , a dificuldade está precisamente em se obter um alerta antecipado no tempo hábil para acionamento eficaz das contra-medidas em terra, porquanto tais mísseis russos modernos são tremendamente rápidos (velocidades acima 4.500 Km/h). Quando são detectados praticamente já estão sobre o alvo. Versões de misseis russos Hipersonicos ( Moskit) , estão sendo negociadas com países aliados.