Por Karen Carneti
A marinha dos Estados Unidos está testando um sistema de catapulta eletromagnética para aviões chamado Electromagnetic Aircraft Launch System (EMALS). Os testes são realizados dentro do USS Gerald R. Ford, um navio porta-aviões nuclear.
O sistema usa uma explosão de energia eletromagnética para lançar aviões de forma mais suave e eficiente do que as antigas catapultas a vapor, segundo o Geek. Os tamanhos dos porta-aviões variam de “grande” a “gigantesco”, de acordo com a longitude que os navios alcançam. No entanto, as pistas não são longas o suficiente para a maioria dos aviões gerar sustentação suficiente antes de irem em direção à água. Dessa forma, é necessário algo para colocar os aviões no ar um pouco mais rápido, mas as catapultas a vapor têm algumas desvantagens.
A catapulta a vapor ocupa muito espaço e pesa mais de 580 quilos. Estes sistemas demoram muito tempo para recarregar depois de cada lançamento, e o próprio lançamento é bastante abrupto, ainda de acordo com o site. Não existe aceleração suave com um pistão de vapor, o que resulta em aumento de desgaste no corpo da aeronave. Surpreendentemente, as catapultas a vapor também usam mais energia do que o sistema EMALS.
O sistema EMALS funciona por meio de uma corrente elétrica para gerar campos magnéticos que impulsionam um carro no trajeto construído na pista. Colocando um avião no lugar do carro, você tem uma catapulta eletromagnética. Um detalhe do sistema que vale ser destacado é que os operadores podem ajustar a velocidade de lançamento de acordo com o peso da aeronave.
A mudança para um motor linear eletromagnético permite aceleração suave, maior confiabilidade e design mais eficiente, segundo o Geek.
FONTE:Info.online
Não sou fâ dos EUA pela sua política externa expansionista, mas, tenho que dá o braço à torcer: – os caras não se contentam com o que já possuem e existe no mercado, estando sempre correndo atrás da inovação, ou pelo menos tentando; por isso, são o País que são. Parabéns. Se bobear, no Brasil alguém até já teve a ideia, mas, por falta de recursos ou de alguém se quer para ouví-lo, não saiu do papel.
Concordo, mas isto acontece que os EUA investem papel nas forças militares e o papel que eles fabricam se chama dólar. Assim eles podem realizar muito mais ideias e serem muito mais ousados. Risco maior, ganho maior ou prejuízo maior…
A ÚNICA dúvida que eu tenho em relação ao uso da catapulta eletromagnética é se uma potente ogiva dotada de uma bomba de pulso EM instalada num míssil de cruzeiro supersônico não poderia nocautear a capacidade de lançamento de aeronaves do USS Gerald Ford de forma definitiva ou temporária num ambiente de conflito….
Gil…
o futuro USS Gerald Ford ainda está em construção…ele ainda não é capaz de
mover-se por si e os testes serão feitos com ele atracado no pier onde a
construção está sendo finalizada com a proa apontada para o rio James.
Dalton o USS Gerald Ford está em fase FINAL de construção, seu comissionamento está previsto para março de 2016.
Portanto se ele ainda não pode se movimentar porque seus reatores nucleares ainda não receberam seu combustível nuclear, a maioria dos seus sistema (como a catapulta EMALS ) quá está pronta ou em testes para uso.
O Casco já está íntegro, já flutua na água e pode ser movimentado por rebocados. Já tem aspecto exterior de unidade em prontificação para os testes de mar.
IMAGINO que o último estágio seja exatamente o carregamento Nuclear dos seus reatores e imediatamente se seguirá o início dos testes de Mar que deverão ser feitos a partir de em algum momento do corrente ano de 2015.
Gil…
a previsão é que em agosto próximo a tripulação finalmente
embarcará e então refeições serão servidas, os tripulantes
poderão dormir e viver a bordo, por enquanto a energia é
fornecida de fonte externa.
Depois de testes conduzidos no pier, o navio partirá para
o mar para uma série de testes antes de ser entregue à
US Navy, normalmente um mês depois ocorre a cerimonia
de comissionamento.
As vezes porém, pode ocorrer a cerimônia de comissionamento
antes do navios ser entregue pelo construtor, ocorreu por exemplo
com o USS George Bush e pode ser que ocorra se o futuro USS
Gerald Ford for comissionado em março de 2016.
O carro que ela fala é o carrinho onde o avião engata para ser puxado no trilho, não se tira o carro para colocar o avião, se engata o avião no carro guia do EMALS…
Observações o USS Gerald Ford é o primeiro navio da nova classe de porta-aviões nuclear da US Navy que leva o seu nome e ainda está em testes para ser comissiona na ativa.
Segundo o texto original a catapulta a vapor pesa 1.330 libras (cerca de 580 quilos) a mais que o sistema EMALS, mas ambos pesam várias toneladas…
Acho que a reporter Karen Carmeti não deve ter um bom domínio da língua inglesa ou traduziu com o google, pois a longitude está deslocada no texto.
O que diz o texto original que o EMALS pode dar aceleração progressiva ao longo da pista da catapulta evitando os trancos das catapultas a vapor o que resultará no aumento da vida útil da estrutura dos caça lançados pelo sistema e melhor conforto para os pilotos no lançamento.
Esta capacidade de variar a força e a velocidade do sistema lançador permitirá que o lançamento seja feito num calculo ótimo para cada aeronave, seu peso de lançamento e as condições de vento relativo durante o lançamento.