Por Caitlin Doornbos
Na última quarta-feira, a Marinha dos EUA enviou dois navios pelo estreito de Taiwan, marcando o quinto mês consecutivo em que embarcações norte-americanas passaram pela via contenciosa. O destróier USS Preble (DDG 88), e o navio tanque USNS Walter S. Diehl (T-AO 193), percorreram o estreito de norte a sul, segundo a Associated Press e a sede da Frota do Pacífico na Base Conjunta Pearl Harbor-Hickam, no Havaí.
“O trânsito dos navios pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto. A Marinha dos EUA continuará a voar, navegar e operar em qualquer lugar que a lei internacional permita”, de acordo com um e-mail divulgado pelo porta-voz da Pacific Fleet, Comandante Nathan J. Christensen.
A China regularmente protesta contra navios de guerra estrangeiros que navegam pelo estreito de 100 milhas de largura sem primeiro pedir sua permissão.
“De acordo com informações do departamento, a China acompanhou de perto a passagem dos navios pelo estreito de Taiwan e estamos cientes de todo o processo”, disse o porta-voz Lu Kang, em entrevista coletiva.
No início de abril, a fragata francesa Vendemiaire (F 734) atravessou o estreito, encoberto pelos militares chineses, segundo um relatório divulgado em 25 de abril pela agência de notícias Reuters. Em resposta, a China desconvidou a França de um desfile naval em 22 de abril, marcando o 70º aniversário da fundação da marinha chinesa, segundo a Reuters.
O estreito separa a ilha de Taiwan, que a China considera uma província separatista, do continente chinês. Sob a política de “Uma China”, os EUA reconhecem que a China afirma soberania sobre Taiwan, mas considera o status de Taiwan como não resolvido. O chefe do Departamento de Operações Navais, o almirante John Richardson, durante uma visita a oficiais militares chineses em janeiro, reafirmou o compromisso dos EUA com a China Única, disse ele a repórteres em Tóquio após a troca. Desde então, os navios dos EUA, incluindo um Cutter da Guarda Costeira dos EUA, passaram pelo estreito uma vez por mês.
O trânsito de quarta-feira pelo Preble e pelo Diehl marcou a sétima passagem de um navio dos EUA em oito meses. Navios dos EUA supostamente navegaram por lá três vezes em todo o ano de 2018. Os destróieres USS Stethem (DDG 63) e USS William P. Lawrence (DDG 110), cruzaram o estreito de 28 a 29 de abril. O Cutter da Guarda Costeira USCGC Bertholf (WMSL 750) e o destróier USS Curtis Wilbur (DDG 54) fizeram a passagem em 24 e 25 de março.
FONTE: Star and Stripes
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN