Na manhã do dia 02 de janeiro, o submarino Hanoi da classe Kilo, foi entregue pelo navio Rolldock Sea.
Os rebocadores da Marinha do Vietnã puxaram o submarino até a base naval de Cam Ranh.
O Rolldock Sea antes mesmo de inundar sua doca, arriou a porta mostrando a maior parte do submarino Hanoi. Ao lado estão os dois rebocadores prontos para retirar o submarino de dentro do Rolldock Sea.
Após a retirada dos dispositivos de apoio, no dia 03 de janeiro o submarino foi rebocado para a base naval.
FONTE: Vietnambridge
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Realmente as informações sobre os hélices ( hélice naval é termo masculino ) de submarinos são consideradas sigilosas, mas há sempre fotos vazando na internet, até a Marinha mais poderosa do planeta já se viu devassada quando um submarino americano da classe Ohio teve seus hélices expostos em fotos na web, sendo a imagem feita por um avião, e não um satélite. Os chineses já tiveram também imagens de hélices de submarinos balísticos fotografados.
Mas são imagens fechadas a menos do que “7 chaves”, então devemos entender que o compromisso da exposição não seja tão alarmante.
Alguns submarinos, durante a incorporação, chegavam a ter seus hélices trocados depois de cerimônias de lançamentos ao mar, quando nos estaleiros haviam muitas pessoas assistindo ao evento, e testemunhavam o formato da peça.
Então lá vai o submarino vietnamita, com seu hélice skewback de passo esquerdo de 7 pás, e parece ter atenuador de vortex no bosso.
Do alto da minha ignorância sobre o tema, sempre ouvi dizer que se deve ocultar o formato da hélice do submarino, por uma questão de “assinatura sonora” da embarcação, no entanto as foto estão aí escancarando a hélice do submarino vietnamita…
Nossa mas tem até miniatura desse submarino com esse formato da hélice e um monte de fotos no google.
Não acredito que seja assim um grande mistério.
Eles não tiveram a preocupação em cobrir a hélice. O Vietnan tem um litoral bem raso para ter um submarino tão pequeno.