PEQUIM (Reuters) – Um navio da Marinha da Indonésia disparou contra um barco de pesca chinês na sexta-feira, ferindo uma pessoa, informou o Ministério das Relações Exteriores da China, o terceiro confronto entre os países relatado este ano próximo a um arquipélago da região, aumentando as tensões regionais no mar do Sul da China.
A Marinha da Indonésia informou que fez disparos de advertência a vários barcos com bandeiras chinesas acusados de pesca ilegal perto das Ilhas Natuna, mas um porta-voz afirmou à Reuters que não houve lesões.
A Indonésia não faz parte da disputa regional mais ampla nas ações de recuperação da China no mar do Sul da China e das demandas de Pequim por faixas de vias marítimas importantes.
Mas Jakarta se opôs à inclusão de partes das Ilhas Natuna, governadas pela Indonésia, dentro de uma “linha de nove traços” da China, que Pequim marca nos mapas para mostrar a sua reivindicação.
A China diz que não contesta a soberania da Indonésia sobre as ilhas Natuna, embora o comunicado afirme que a área onde ocorreu o incidente está sujeita à sobreposição de interesses.
O navio de guerra da Indonésia danificou um barco de pesca chinês e deteve outro com sete pessoas a bordo, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Hua Chunying, no site do ministério, neste domingo.
Hua disse que a guarda costeira chinesa resgatou o pescador ferido, que foi transportado para a ilha chinesa da província de Hainan para tratamento, onde seus ferimentos foram controlados.
Mandaram bem
Ameaças múltiplas podem ser defendidas com canhões rápidos estabilizados, a vantagem é o atirador não se expor a uma troca de tiros a curto alcance com fuzis e até quem sabe uma .50. Depois dos populares reparos duplos de 23mm vistos em cima de canhões leves, por que não escondê-los em barcos pesqueiros espiões? No curto alcance vc poderia perder toda as suas torretas para um reparo duplo desses!