A Marinha da Índia está pronta para introduzir em seu arsenal de águas azuis, outra fragata stealth, mais silenciosa, mais letal e com armas e sensores para a guerra tridimensional.
As 3.970 toneladas da fragata INS Teg, armada com os mísseis de cruzeiro supersônicos BrahMos, entre outros sistemas de armas, será comissionada pela Marinha indiana no estaleiro Yantar em Kaliningrado, na Rússia, na manhã de sexta-feira.
Levando o nome das pequenas e mais afiadas espadas curvas tradicionalmente utilizados pelos Sikhs, a fragata INS Teg, será comissionada na presença do chefe do Southern Naval Command, Vice-Almirante KN Sushil.
Comandada pelo Capitão Rakesh Kumar Dahiya, a fragata possui uma tripulação de 24 oficiais e 229 marinheiros. As outras duas funidades, INS Tarkash e INS Trikand, atualmente em construção na Rússia, sob um contrato de $ 1,15 bilhões firmado em 2006, serão entregues em setembro de 2012 e julho de 2013, respectivamente.
Com um alcance de 4.500 milhas náuticas, as fragatas desta classe podem lidar com muitas ameaças em todas as três dimensões, ar, superfície, e submarinas. Estes navios de guerra possuem a bordo mais poder de fogo do que as três fragatas anteriores, da classe Talwar, construídas na Rússia entre 2003-04, como eles são equipados com BrahMos mísseis de ataque terrestre, mísseis superfície-ar, CIWS AK-630, torpedos, foguetes anti-submarino e um conjunto de combate atualizado.
Com 125 metros de comprimento, a fragata INS Teg, pode operar um helicóptero anti-submarino ou de alerta antecipado de seu convoo, possui características de design inovadoras para assegurar a redução de sua assinatura infra-vermelha, magnética e acústica, bem como o reduzido ruído subaquático para aumentar a sua natureza furtiva.
Desenvolvida com avançadas plantas de propulsão de turbina a gás para uma velocidade de 30 nós, o navio de guerra também é equipado com complexos sistemas automatizados para a guerra NBC (nuclear, biológico e químico), de defesa e controle de danos.
Estas três fragatas e o porta-aviões INS Vikramditya (ex-Admiral Gorshkov), com um custo de reequipamento previsto de 2,33 bilhões dólares, são os navios de guerra encomendados pela Marinha da Índia, de um montante de 50 que virão do exterior.
FONTE: Times of India