Em 25 de janeiro de 2016, na base naval chinesa em Yulin, em Hainan, foi realizada a cerimônia de comissionamento pela Frota do Sul da nova corveta da PLA Navy (Marinha chinesa) Jingmen (荆门, número de casco “506”), do Projeto 056A. Este navio foi construído pelo Guangzhou Huangpu Shipbuiding Company em Guangzhou, e tornou-se a 24ª corveta da família do projeto 056 a entrar em operação na marinha chinesa em menos de três anos.
A construção de corvetas (ou fragatas leves) da família de projeto 056 (designação de classe Jiangdao) é levada a cabo na China por quatro estaleiros ao mesmo tempo. O navio principal do projeto 056 Bengbu” (582) foi construído no estaleiro Hudong, da associação de construção naval Hudong-Zhonghua Shipbuilding Group, em Xangai, e começou a ser construído em 2010, lançado em 22 de maio de 2012, transferido para os testes de mar em 06 de novembro 2012 e entregue a PLA Navy em 25 de fevereiro de 2013.
Nesse total (35 meses), a marinha chinesa recebeu 24 dessas corvetas, das quais sete unidades foram construídas no estaleiro Hudong em Xangai, mais sete pela Guangzhou Huangpu Shipbuiding Company em Guangzhou e os Estaleiros Dalian Shipyard Liaonan em Dalian e Wuchang Shipbuilding Industry Company em Wuhan construindo cinco cada. Destes, oito navios foram transferidos para a PLA Navy em 2013, cinco em 2014, cinco em 2015, e um, o Jingmen, já em 2016. Outra corveta no estaleiro de Xangai com o número 507, é esperada ao final de janeiro 2016 com testes no mar pela fábrica, e pelo menos mais seis unidades estão em vários estaleiros em fase de acabamento.
Desde o final de 2014 começaram a entrar em operação as corvetas modificadas de projeto 056A, diferentes do desenho básico da 056 principalmente pela presença de um sonar rebocado, o que aumenta muito suas capacidades anti-navio. Na estrutura estendem-se paralelamente duas modificações. Até o momento, o projeto 056A são seis das 24 corvetas construídas.
Das 24 corvetas que foram colocadas em operação, dez fazem parte da Frota do Sul (incluindo duas na composição da guarnição em Hong Kong), sete como parte da Frota Oriental, e sete como parte da Frota do Norte.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: bmpd
Tom…
corvetas são corvetas e não estou fazendo pouco delas, elas são eficientes e
necessárias onde irão atuar e também estarão substituindo navios mais antigos
sendo assim um grande número é necessário até porque boa parte sempre estará
indisponível, ninguém escapa das manutenções de rotina.
.
Mas ,não são navios complexos nem mesmo quando comparadas ao que se construía
nos anos 60, uma década que viu uma imensa variedade de classes de navios e muitos
movidos à energia nuclear, muito diferente da “pobreza”, e “mesmice” que se vê hoje.
abraços
Poxa Dalton acredito que as embarcações ,mesmo simples como vc diz serem estas corvetas, sejam bem mais complexas de se construir do que os navios entre 1950 e 1970, naquela época também se produzia aviões na baciada.rs
Até onde sei eles já tem dois PAs em construção, Jiangnan e Dalian.
Logo Logo estarão operando meia dúzia de PAs…
O que está sendo construído em Dalian foi confirmado, mas, o de Jiangnan ainda
não. Talvez ainda esteja no estágio onde materiais estejam sendo adquiridos para
eventualmente iniciar a construção formal ou o batimento da quilha que algumas
fontes indicam poderá ocorrer em 2018, ou seja, não estão no mesmo estágio de
construção como ocorreu por exemplo com o “Kitty Hawk” e o “Constellation” ambos
lançados e comissionados em 1960 e 1961.
abs
A intenção é construir 50 unidades da type056A até 2018, ou seja esse ritmo vai continuar e vai aumentar… e em breve começa a construção dos Type55 e dos porta aviões
Enquanto lá eles conseguem construir 24 corvetas em 3 anos aqui não conseguimos aprontar um navio de 500 tonelada no mesmo tempo.A MB tem que tomar uma decisão logo o tempo é o seu maior inimigo.
Por que nossa marinha não encomenda ligo umas 5 corvetas destas made in China, as quais estão até bem equipadas, (e algumas fragatas também) e ficariam prontas em menos de um ano ou pouco mais ???? Os caras fazem parte dos Brics uai. Compra os helis russos Mi-28NE pro EB também e da um grau no A-12 com supervisão chinesa , compra também uns 40 JF-17 Thunder pra Fab e já dá pra esperar construirmos algo por aqui. Acredito que por compensações comerciais os chineses esticariam os prazos de pagamento(já q estamos em “crise econômica”).
Tomcat,
Primeiro, tem a questão do dinheiro… Não vai chegar tão cedo recursos para isso…
A Type 56 chinesa está algo longe do que a MB pretende para uma corveta… A ausência de hangar é patente ( impede operações com heli embarcado ). A rigor, não há navios hoje oferecidos pelos chineses que se enquadrem necessariamente no que a MB deseja…
O JF-17 é uma aeronave algo simplista e excessivamente leve para o que o País necessita. O Gripen mesmo já está no limite do permissível… Mesmo outras forças de bolso furado veem o caça sino-paquistanês como ultima opção… Um software baseado em windons XP não é exatamente algo seguro…
Impressionante…
Creio ser o maior ritmo de construção de embarcações militares desde a SGM…
_RR_
o período pós “SGM” a chamada guerra fria viu coisas muito mais espetaculares
da parte dos EUA e da URSS em matéria de quantidade e qualidade visto que as
tais corvetas são embarcações relativamente simples.
abs
Gostaria muito de ver nossas corvetas projeto CV-03 entrando em serviço de forma rápida e pontual, semelhante ao que ocorre na China. Acho que seria interessante quebrar qualquer pragmatismo contrário aos navios provenientes da China ou mesmo da Coréia e tentar adquirir em parceria algumas fragatas. Particularmente acho que a Marinha que precisamos é aquela com meios de superfície que atendam as eventuais necessidades repentinas que surjam.