Por Roberto Sandoval e Pamela Squella
Está em andamento uma série de estudos técnicos que devem levar à compra de três novas fragatas para a Marinha do Chile. Isso foi confirmado recentemente pelo ministro da Defesa Nacional do Chile, Alberto Espina, em referência a um Plano de Modernização que deve ocorrer dentro de um período de cerca de três anos.
“Assinei a resolução para que os estudos comecem, de modo a poder tê – los (as fragatas), em um prazo razoável, em operação”, afirmou o Secretário de Estado, em declarações difundidas por diversos meios nacionais.
A aquisição da Marinha permitirá desativar os navios Almirante Latorre, Capitão Prat e Almirante Williams, com mais de dez anos de operação. ” A substituição será realizada a médio prazo.
Este anúncio, que reflete o jornal chileno La Tercera e junta-se outro semelhante feita pelo ministro e pelo comandante em chefe da frota, realizada no âmbito da celebração dos 200 anos da frota nacional, neste sábado, 12 de outubro. A partir dessas afirmações, é interessante destacar três aspectos.
Em primeiro lugar, que a empresa de defesa implica uma aprovação aos aspectos técnicos envolvidos no projeto, incluindo a análise de custos, mas isso não significa que o Ministério das Finanças tenha atribuído os recursos necessários. Se o ritmo atual do processo legislativo continuar, é muito provável que este seja um dos primeiros projetos de grande escala realizados no âmbito do mecanismo de financiamento de capacidade estratégica atualmente em debate no parlamento.
Em segundo lugar, a médio prazo mencionado pelo ministro Espina, deve corresponder a uma data posterior à atual comandante-em-chefe da Marinha entregar seu cargo, de acordo com detalhes que entregou recentemente, ou seja, ele materializa a renovação após 2021 , uma data que coincide aproximadamente com o declínio esperado das unidades inglesas Type 23, Type M da Holanda e na Bélgica e Halifax, no Canadá.
Terceiro, o ministro teria mencionado as fragatas Williams, Prat e Latorre como as unidades a serem substituídas. Neste caso, devemos prestar atenção às possíveis substituições das duas últimas, porque estas unidades construídas na Holanda, pertencentes à classe “Jacob Van Heemskerck”, possuem a capacidade antiaérea de maior alcance atualmente em serviço na América do Sul, através de do sistema Standard SM-1, que apresenta problemas logísticos, mas oferece possibilidades de modernização, como demonstra o caso das unidades australianas da classe Adelaide.
De acordo com o panorama atual dos programas de renovação de unidades que realizam Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Holanda, apenas o primeiro cancela unidades com sistemas Standard modernizados, o que seria um substituto adequado para as necessidades do Chile, sem considerar outros fatores, como a idade desses navios. Lembre-se que, embora a Marinha esteja incorporando o sistema “Sea Ceptor”, isso não tem o escopo do SM-1 ou suas versões mais modernas.
O ministro justificou que essa aquisição é essencial para manter as capacidades estratégicas dissuasivas do país, que possui uma Zona Econômica Exclusiva de 3,5 milhões de quilômetros. Além disso, espera-se que esta aquisição permita que os navios Almirante Latorre, Capitão Prat e Almirante Williams sejam desativados após mais de 10 anos de operação.
“Se queremos que a Marinha custodie a zona econômica exclusiva, para auditar a pesca ilegal e lutar para detectar traficantes de drogas, sejamos consistentes e dar os recursos necessários”, disse Alberto Espina, de acordo com o jornal La Tercera. Este plano de modernização também contempla o projeto “Gaivota”, que visa a renovar os helicópteros Jet Ranger UH 57B da Direção do Território Marítimo e Marinha Mercante (DIRECTEMAR), que respondem por mais de 40 anos em operação.
“Queremos ganhar-lhes a batalha para as drogas? Queremos evitar que traficantes entrem pelo norte do Chile? Então, temos que nos equipar com os meios necessários para a Marinha e DIRECTEMAR, que é a polícia marítima, para que eles possam fazer”, argumentou Ministro Espina. Essas declarações foram feitas no âmbito de uma revista que encerrou os eventos alusivos ao Bicentenário do Esquadrão da Marinha do Exército Nacional do Chile, principal força operacional de combate no mar.
Nela, seis fragatas, um submarino, dois navios-tanque e uma barcaça da Marinha acompanharam a fragata FF-19 “Almirante Williams”, capitânea da frota nacional, que por sua dotação teve o Ministro da Defesa Nacional, Alberto Espina e o Comandante em Chefe da Marinha, Almirante Julio Leiva, entre outros participantes.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Defensa.com
A foto da “Almirante Williams” , já com o indicativo “19” a mostra ainda sem o canhão de 76mm no castelo de proa…uma excelente adição.
Olha Paulo há um briga de foice entre Chile e Brasil para comprar as fragatas tipo-23 que a royal navy
vai dar baixa a partir de 2021 mas o Brasil tem a preferencia.
Tem certeza que o Brasil tem a preferência? Sinceramente, duvido.
Se você ler site brasileiro somente, claro que sim… mas na real… duvido.
Nao entendi,
o chile iria modernizar suas type 23 e agora vai aposentar elas ?
Nao entendeu mesmo.
A Fragata Williams é uma Type 22 Batch 2
A Fragata Prat e a fragata Latorre são da classe Jacob van Heemskerk