O 217 Flight, do 815 Naval Air Squadron, retornou a Royal Naval Air Station Yeovilton após 4 meses de deployment na Fragata francesa Surcouf (F 711). Durante o seu embarque,entre outras missões, ajudou a capturar 12 supostos piratas após um ataque ao NM Jasmine, por homens armados com lança-granadas.
A Fragata Surcouf fora enviada para apoiar a Operação Atalanta, missão da União Europeia que visa combater a pirataria e proteger o transporte marítimo com ajuda para a Somália.
O deployment do destacamento aéreo embarcado do 217Flt na Surcouf, eram composto por 12 tripulantes, comandados pelo Flight Commander Lieutenant Mike Curd, e foi o resultado de um tratado assinado entre o Reino Unido e a França em 2010, para ampliar a cooperação militar e interoperabilidade entre os dois países.
O embarque do 217 Flight na Surcouf foi um grande sucesso e uma oportunidade para demonstrar a adaptabilidade e capacidade operacional da Fleet Air Arm, bem como melhorar as relações militares entre o Reino Unido e França, tornando-as mais amplas.
FONTE: Royal Navy
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
LEIA MAIS SOBRE O DEPLOYMENT DO 217FLT: