No dia 22 de setembro de 2015, na cidade norte-americana de Quantico (Virginia), durante a exposição anual e simpósio Modern Day Marine, a Lockheed Martin Corporation mostrou pela primeira vez seu desenvolvimento de veículo blindado de combate anfíbio (Amphibious Combate Vehicle – ACV) 8×8, para a competição do Corpo de Fuzileiros Navais (Marine Corps) dos Estados Unidos, no âmbito do programa de mesmo nome (ACV).
O ACV (Amphibious Combate Vehicle) é um desenvolvimento do programa Marine Personal Carrier (MPC) para a aquisição de um novo tipo de veículo blindado sobre rodas 8×8. Em 2013 o programa MPC foi “congelado” e revivido em 2014 agora como APC. Na primeira fase do programa APC (APC 1.1) é esperada a compra de 200 veículos blindados na versão correspondente ao APC básico, e na segunda fase, APC 1.2, a aquisição de mais 400 máquinas modificadas em várias versões, incluindo o veículo de apoio de fogo. No total, são planejados seis batalhões equipados com o APC, mantendo equipados mais quatro batalhões de modernizados AAV7A1 (392 unidades). O começo da produção dos veículos da fase APC 1.1 é esperado por volta de 2020.
A Lockheed Martin participava no programa juntamente com o grupo finlandês Patria, oferecendo o VBTP Havoc – uma versão modificada do conhecido Patria AMV. No entanto, em 2014 os parceiros se separaram, e a Patria se recusou a continuar a participar no programa APC. Em vez disso, a Lockheed Martin está agora oferecendo para a competição uma máquina de seu próprio design.
O Lockheed Martin ACV foi desenvolvido em parceria com a Merrill Aviation & Defense (habitáculo), Horstman (suspensão) e Caterpillar (motor-transmissão). Muitas características do Lockheed Martin ACV não foram divulgadas ou fornecidas como um “condicional”.
O Lockheed Martin ACV tem um peso de combate presumido de “mais de 20 toneladas”, equipado com um novo motor diesel Caterpillar de 711 hp, com transmissão automática. A velocidade na rodovia, seria de “mais de 60 milhas por hora”, a velocidade de transposição de água de “mais do que 5 nós”. A Lockheed Martin afirma que a alta potência do motor e suspensão fornecem uma grande quantidade de peso à máquina e, portanto, ele irá melhor atender aos requisitos fase APC 1.2 (requisitos que ainda não foram formulados). A capacidade do APC é de 11 fuzileiros navais e três membros da tripulação, ou 13 soldados de infantaria e dois tripulantes, enquanto há volumes significativos para a montagem de armas, equipamentos e sistemas diversos.
O Lockheed Martin ACV, no programa de competição APC 1.1 concorrerá com o consórcio BAE Systems/Iveco Defense com a máquina LVW-1 (baseado no SuperAV);
A General Dynamics, com a próxima versão da família Piranha;
O consórcio STK Singapore/SAIC com o Terrex 2, e uma desconhecida empresa americana intitulada Advanced Defense Vehicle Systems (ADVS) com projeto próprio.
Espera-se que no final de novembro de 2015, a Comissão irá selecionar duas propostas finalistas para um duelo.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : JUNKERS
FONTE : BMPD
Ele ta com cara so garani so falta torre
Com canhao 90mm
Ele ta com cara so garani so falta torre
Com canhao 90mm
O Guarani nasceu perdedor porque iniciaram ele 6X6 a pedido do EB, que, como sempre, anda pra trás, se tivesse sido lançado logo 8X8 estaria nessa briga com os grandes, qualquer empresa que for depender de encomendas do Brasil vai à falência logo logo, quem viver verá…
Tecnicamente o nosso Guarani é uma “cópia” abrasileirada desse veículo ai da Iveco… Então, não estaria nessa concorrência mesmo se fosse 8×8…
O Guarani nasceu perdedor porque iniciaram ele 6X6 a pedido do EB, que, como sempre, anda pra trás, se tivesse sido lançado logo 8X8 estaria nessa briga com os grandes, qualquer empresa que for depender de encomendas do Brasil vai à falência logo logo, quem viver verá…
Tecnicamente o nosso Guarani é uma “cópia” abrasileirada desse veículo ai da Iveco… Então, não estaria nessa concorrência mesmo se fosse 8×8…
André Macedo;
A exigência para um anfíbio de mar aberto para Operações Anfíbias é muito maior
André Macedo;
A exigência para um anfíbio de mar aberto para Operações Anfíbias é muito maior
Um finalista é a General Dynamics… Resta a briga pela segunda vaga entre Lockheed e BAE Systems…. Esse Terrex 2 ai vai morrer na praia.
Um finalista é a General Dynamics… Resta a briga pela segunda vaga entre Lockheed e BAE Systems…. Esse Terrex 2 ai vai morrer na praia.
Se não todo os modelos 8×8, uma versão anfíbia específica para o CFN
Quem sabe a IVECO, quando pensar a versão 8X8 do GUARANI, possa fazê-lo anfíbio para ser lançado dos navios anfíbios da MB.
Não será… Não como os CLAnf´s…
Ele é anfibio amigo,basta olhar a traseira dele,dá pra ver duas hélices
Existe uma pequena diferença entre ser anfíbio e entre ser anfíbio e poder ser lançado apartir de navios, operando longe da costa, estando sugeitos a condições ruins de mar.
Os CLAnfs encaram esta tarefa… Os Guaranis, só em um caso muito específico onde o mar esteja muito liso e o navio não muito longe da costa, ou seja, raramente será empregado nesta função, ficando relegado a este somente a travessia de rios de baixa correnteza e lagos.
Se não todo os modelos 8×8, uma versão anfíbia específica para o CFN
Quem sabe a IVECO, quando pensar a versão 8X8 do GUARANI, possa fazê-lo anfíbio para ser lançado dos navios anfíbios da MB.
Não será… Não como os CLAnf´s…
Ele é anfibio amigo,basta olhar a traseira dele,dá pra ver duas hélices
Existe uma pequena diferença entre ser anfíbio e entre ser anfíbio e poder ser lançado apartir de navios, operando longe da costa, estando sugeitos a condições ruins de mar.
Os CLAnfs encaram esta tarefa… Os Guaranis, só em um caso muito específico onde o mar esteja muito liso e o navio não muito longe da costa, ou seja, raramente será empregado nesta função, ficando relegado a este somente a travessia de rios de baixa correnteza e lagos.
Guarani nosso é muito bom. Mas esse daí pareçe ser mais barrudo. A LM costuma ser apelão nos seus produtos.
Sds
HMS_Tireless
Exatamente! A minha crítica foi para os comentários que andaram fazendo a respeito do Guarani por ser muito alto e “quadradão”, teve até gente falando que já nasceu ultrapassado. E mesmo tendo um perfil alto vale lembrar que se a massa estiver concentrada na parte inferior, consequentemente o CG será baixo e com isto o veículo tem uma boa estabilidade. Quanto a pergunta, espero que o Guarani 8×8 tenha o máximo de comunalidade com a versão 6×6 para facilitar a logística e não tentem reinventar a roda.
Foi um intem de requisito do exército o Guarani possuir a altura que possui… Assim como a largura…
Os americanos copiaram…..o nosso blindado o guarani.
adriano,
Esse veículo está mais para uma evolução do LAV Piranha que qualquer outra coisa…
A rigor, problemas parecidos normalmente pedem por soluções parecidas… E é notório que todas essas VBTPs tem um desenho bastante similar, com perfil alto para resistir a IEDs…
No mais, o Guarani é um 6×6, e esse veículo é um 8×8…
Guarani nosso é muito bom. Mas esse daí pareçe ser mais barrudo. A LM costuma ser apelão nos seus produtos.
Sds
HMS_Tireless
Exatamente! A minha crítica foi para os comentários que andaram fazendo a respeito do Guarani por ser muito alto e “quadradão”, teve até gente falando que já nasceu ultrapassado. E mesmo tendo um perfil alto vale lembrar que se a massa estiver concentrada na parte inferior, consequentemente o CG será baixo e com isto o veículo tem uma boa estabilidade. Quanto a pergunta, espero que o Guarani 8×8 tenha o máximo de comunalidade com a versão 6×6 para facilitar a logística e não tentem reinventar a roda.
Foi um intem de requisito do exército o Guarani possuir a altura que possui… Assim como a largura…
Pela foto parece ser bem alto! Será que não vão aparecer experts engenheiros de internet nos sites especializados da vida metende o pau assim como fizeram com o Guarani, alegando que foi erro de projeto, que tomba à toa etc?
Johan, esses veículos são porpositalmente altos por causa de IEDs. Mas é interessante que o veículo da IVECO se parece muito com o Guarani. Poderia esse veículo influenciar a versão 8×8 do nosso carro?
É alto mas não é estreito igual o guarani, o que não deve deixá-lo desestabilizado em terrenos acidentados igual ao nosso.
Outra coisa que deixa o guarani alto e esquisito é aquela torre 30mm da Elbit, acho o perfil dela muito alto.
A torreta da Elbit tem um sistema de elevação. Na maioria das imagens da internet ela aparece elevada, entretanto, ela possui um modo de baixo perfil.
Mesmo assim, eu tinha esperança na TORC 30 e na REMAX 7,62… Agora com essa crise, contingenciamento comendo frouxo acho que nem Guarani banguela teremos mais !!!
Sds.
Os americanos copiaram…..o nosso blindado o guarani.
adriano,
Esse veículo está mais para uma evolução do LAV Piranha que qualquer outra coisa…
A rigor, problemas parecidos normalmente pedem por soluções parecidas… E é notório que todas essas VBTPs tem um desenho bastante similar, com perfil alto para resistir a IEDs…
No mais, o Guarani é um 6×6, e esse veículo é um 8×8…
Pela foto parece ser bem alto! Será que não vão aparecer experts engenheiros de internet nos sites especializados da vida metende o pau assim como fizeram com o Guarani, alegando que foi erro de projeto, que tomba à toa etc?
Johan, esses veículos são porpositalmente altos por causa de IEDs. Mas é interessante que o veículo da IVECO se parece muito com o Guarani. Poderia esse veículo influenciar a versão 8×8 do nosso carro?
É alto mas não é estreito igual o guarani, o que não deve deixá-lo desestabilizado em terrenos acidentados igual ao nosso.
Outra coisa que deixa o guarani alto e esquisito é aquela torre 30mm da Elbit, acho o perfil dela muito alto.
A torreta da Elbit tem um sistema de elevação. Na maioria das imagens da internet ela aparece elevada, entretanto, ela possui um modo de baixo perfil.
Mesmo assim, eu tinha esperança na TORC 30 e na REMAX 7,62… Agora com essa crise, contingenciamento comendo frouxo acho que nem Guarani banguela teremos mais !!!
Sds.