A L-3 revelou seu novo drone, o APEX – Airborne Pursuit and Exploitation.
O APEX é um UAV totalmente elétrico com um raio de ação de mais de 100 quilômetros e uma autonomia de sete horas, de acordo com um anúncio da L-3.
Operado por uma tripulação de três pessoas, ele usa um lançador de trilho pneumático e um sistema de recuperação de pára-quedas. Sua carga é um sistema de sensor de giroscópio infravermelho eletro-ótico/refrigerado, para uso diurno e vigilância noturna.
O APEX é operado atualmente por tropas norte-americanas, embora a L-3 não especifique quais.
“Com o APEX, estamos oferecendo aos combatentes de hoje um nível sem precedentes de capacidade através de uma pequena plataforma”, disse JR Gear, vice-presidente de desenvolvimento estratégico da L-3 Sistemas não tripulados.
“A capacidade do APEX por ser operado por uma equipe muito pequena e fornecer capacidade de operação multi-missão com bastante flexibilidade, traz um novo nível de capacidade aos operadores expedicionárias. O sistema está sendo usado pelas forças norte-americanas. “
FONTE: C4ISR
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
Topol-M a ideia do EB é justamente essa. Usar o Vant Falcão em conjunto com as baterias Astros 2020.
Poderíamos ter algo nesse estilo para trabalhar em conjunto com as baterias ASTROS 2020, o pequeno VANT ali quietinho fornecendo as posições a até 100 km e a artilharia destruindo tudo com seus foguetes logo em seguida
Um pequeno batalhão de infantaria especialmente treinado e com um pequeno apoio logístico pode operar desse drone e fazer o reconhecimento de uma grande área, fornecendo inclusive as coordenadas exatas de alvos avançados para ataque de armas guiadas, ainda com a vantagem da imperceptibilidade devido o pequeno tamanho e pouco barulho por ser de acionamento elétrico, após fornecer as posições do inimigo certamente o mesmo deverá ser descartado.