Visualizar esta foto no Instagram.
Cronograma e transcrições de áudio da colisão da fragata norueguesa KNM ou HNoMS Helge Ingstad com o navio tanque Sola TS. Áudio de 16 min encurtado para 2 min. O navio tanque chamou a fragata no rádio e avisou freneticamente a possibilidade de colisão. As fotos mostram os esforços da marinha norueguesa para estabilizar a fragata. Eles prendem cabos de aço pesados ao navio para tentar impedir que ela escorregue em águas mais profundas.
Imperícia + extrema autoconfiança da tripulação da fragata, resultado um prejuizo enorme mas que os vikings nórdicos podem pagar com alguns baris de petróleo que tanto rejeitam hoje. O negócio destes caras é pesca de bacalhau.
Vou lhe colocar uma hipotese “surreal”: Se os Senhores fossem o comandante desta moderna embarcacao de guerra e seus monitores estivessem mostrando o cargueiro passando ao largo, mas sem o perigo de choque, tomariam alguma medida para mudar o curso?
2 colisoes da US Navy, agora essa colisao… começo a acreditar em uma nova “contramedida” sendo testada pelos russos e/ou chineses, de forma a alterar as informaçoes na ponte de comando…
Um dos primeiros navios civis a usar radar foi o transatlântico Andrea Doria e que acabou afundando em uma situação semelhante a desse caso. O equipamento mostrava imagens estimativas de objetos ao seu redor quando colidiu com outro transatlântico. O uso excessivo de equipamentos eletrônicos pode deixar a tripulação perigosamente confiante na segurança dessas tecnologias se não tiverem um preparo “analógico” (alternativo) de navegação.
Duas coisas a se levarem em conta neste caso:
A fragata norueguesa foi avisado pelo petroleiro de que estava em rota de colisão.
O navio norueguês respondeu que estava tudo sobre controle.
Parabéns, novamente, ao DAN. Impressionantes imagens publicadas nesta matéria.
edfranco