Por Jack Kim
SEUL (Reuters) – O líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, disse que seu país miniaturizou ogivas nucleares para instalá-las em mísseis balísticos e que ordenou melhorias no poder e na precisão de seu arsenal, relatou a mídia estatal nesta quarta-feira.
Kim pediu a seus militares para estarem preparados para realizar ataques preventivos contra os Estados Unidos e a Coreia do Sul e ficarem de prontidão para usar armas nucleares, exacerbando a retórica beligerante depois de Pyongyang receber novas sanções bilaterais e da Organização das Nações Unidas (ONU) por seus testes nucleares e de foguetes recentes.
Soldados norte-americanos e sul-coreanos iniciaram nesta semana exercícios militares de larga escala que o Norte classificou como “manobras de guerra nuclear”, ameaçando reagir com uma ampla ofensiva.
Os comentários de Kim, divulgados nesta quarta-feira, foram sua primeira menção direta da afirmação, reiterada na mídia estatal, de que o isolado país comunista teve sucesso na miniaturização de uma ogiva nuclear, o que vem sendo questionado por muitos e jamais foi verificado de forma independente.
“As ogivas nucleares foram padronizadas para caber em mísseis balísticos por meio de sua miniaturização”, teria dito Kim, segundo a agência estatal de notícias KCNA, quando inspecionava o trabalho de seus cientistas nucleares, acrescentando que “isto pode ser chamado de uma verdadeira dissuasão nuclear”.
“Ele enfatizou a importância de se construir armas nucleares cada vez mais potentes, precisas e miniaturizadas e os meios de usá-las”, disse a KCNA.
Kim também inspecionou a ogiva nuclear concebida para uma reação termonuclear, afirmou a KCNA, referindo-se a uma bomba de hidrogênio miniaturizada que a nação diz ter testado no dia 6 de janeiro.
O Rodong Sinmun, jornal oficial do partido governista, publicou fotos de Kim no que parecia ser um grande hangar conversando com assessores diante de um objeto esférico prateado. O diário ainda mostrou imagens de um grande objeto semelhante ao míssil balístico intercontinental KN-08 (ICBM, na sigla em inglês), já exibido em desfiles militares, e de Kim segurando um cigarro meio fumado.
Beleza. Depois de miniatuarizar a bomba é o cérebro, só falta para o tio kin miniatuarizar a barriga.
Só fico imaginando o que os chineses dirão acerca disso… Duvido muito que estejam satisfeitos com esse “progresso” norte coreano…
No mais, os coreanos do norte não sabem o que fazem… Ao acirrarem os ânimos dessa forma, estão apenas contribuindo para a nuclearização dos países da região… Apenas a interferência apaziguadora dos EUA impede que isso aconteça, mas até quando ela será eficaz é imprevisível. Alas radicais no Japão e outros países importantes do Oriente já argumentam a favor de um reforço “brutal” em suas capacidades dissuasórias. E elas ganham força a cada dia…
Creio que seja um blefe, o Kim esta fazendo das suas procurando mídia,ele que não fique esperto,pois poderá ser destronado em breve, certamente sofrerá um golpe interno se realmente estiver falando sério ! Os generais norte-coreanos sabem que não podem com os player de verdade,pensarão duas vezes ao executarem as ordens do Kim !
Se for mesmo verdade é um fato preocupante… por mais que os sistemas de defesa anti mísseis como THAAD, AEGIS estejam atingindo patamares de confiabilidade cada vez maiores não se pode confiar a vida de milhões de pessoas inteiramente nesses sistemas.
Não tenho dúvidas de que o cômico presidente norte coreano ordenaria um ataque nuclear sem pensar nas consequências à menor provocação da integridade física de seu país ou de seu regime.
Dessa forma, confirmada a autenticidade dessa notícia, a melhor saída é colocar mais uma cadeira na mesa (e reforçada) para o esbelto Kim se sentar.