Os submarinos diesel-elétricos da classe Soryu, estão sendo construídos pela Mitsubishi Heavy Industries e Kawasaki Shipbuilding Corporation para a Maritime Self-Defense Force do Japão (JMSDF). Dez submarinos da classe Soryu, estão previstos para o JMSDF. A classe é uma versão melhorada do submarino da classe Oyashio.
A quilha para o primeiro submarino da classe, Soryu (SS-501), foi batida em março de 2005. Ele foi lançado em dezembro de 2007 e comissionado em março de 2009. O Unryu (SS-502) teve sua quilha batida em 2006, lançado em outubro de 2008 e comissionado em março de 2010. O Hakuryu (SS-503) teve sua quilha batida em fevereiro de 2007 e lançado em outubro de 2009 para o comissionamento em março de 2011. O quarto e quinto submarinos em construção teve suas quilhas batidas em 2012 e 2013 respectivamente.
O Kokuryu – “Dragão Negro” (SS-506), teve sua quilha batida em 21 de janeiro 2011, lançado em 31 de outubro de 2013 e comissionado em 09 de março de 2015
Principais características (como previsto pela Kawasaki Heavy Industries):
Comprimento 84.0m
Largura 9,1 m
Altura 10.3m
Deslocamento 2.950 Toneladas
Motor:
– Kawasaki 12V 25 / 25SB tipo de motor diesel
– Motor Kawasaki Kokkamusu V4-275R Stirling four
Motor de propulsão: 1 grupos
Número de eixos: um eixo
Velocidade: 20 nós
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: NavyRecognition
Os Japoneses, tinham restrições de venda de material militar devido sua constituição, mas parece que isto esta mudando, existe até a tentativa de um acordo com a Austrália, para venda de modelos Japoneses.
Realmente os modelos Japoneses, tem excelente potencial de exportação, são submarinos com capacidades de longas patrulhas, maior deslocamente, e que incorporam uma expertise de construção muito grande.
aBS
O Brasil está no bom caminho, a MB está de parabéns ao apostar a maior parte dos seus recursos no PROSUB, pois os submarinos são as armas mais letais de qualquer guerra, os submarinos são stealths por natureza, Tudo porque no meio subaquático não se propagam ondas electromagnéticas, apenas ondas sonoras, ou seja no meio subaquático não há radares , apenas sonares, O SNBR e SBR são projectos baseados na classe Rubis, ou seja os Scorpenes foram projectados de acordo com estudos em submarinos nucleares, pelo menos a Hidrodinâmica do casco, E muitos sistemas, Dessa forma os SNBR e SBR partilharam muitas características em comuns. Espero que o Brasil não fique apenas no Submarino Nuclear que Ataque SSN, espero um evolução para um Submarino Nuclear Estratégico de Lançamento de Misseis Balisticos SSBN ou num Submarino Nuclear Tático de Lançamento de Misseis de Cruzeiro SSGN , Nada TPN, vamos para o clube nuclear completos, Não adianta ter um SSN , se voçê não projecta um SSBN, todos os utilizadores de SSN têm um SSBN, e o Brazil não seria excepção . A MB está no Bom Caminho , e é a Vanguarda da Defesa da Nossa Soberania. Uma Arma nuclear torná irrelevante todo tipo de meio convencional, voçê por ter milhares de soldados, milhares de aviões, milhares de tanques, milhares de navios, uma única bomba nuclear destrói todas essas forças , num único segundo.
Os nossos Scorpene’s estão muito bem obrigado, agora cuidado com o vosso pessimismo, pois deste jeito vossa saúde não os deixará assistir a mais esta vitória da MB do Brasil.
ja q vc esta tao otimista assim, diga ai onde estao os nossos scorpenes e qdo vc acredita q o primeiro tera sua quilha batida……ahhhhh e qdo sera comissionado……..nao vale adivinhacao hemmm………apresente fatos e nao cronogramas fajutos q sao apresentados pra torcida como estao divulgando……..alias, saiba q os cortes la na tal base de sub ja estao em andamento…….aguarde, em mais por ai….estes sim sao fatos reais….mas tbm espero estar equivocado….sou otimista por natureza, mas aqui na banania eh dificil ser assim….rsrsrsr sds
legal fera, mas é os nossos ?
Padilha boa tarde , é verdade que entre os submarinos de propulsão a diesel , este da matéria seria o mais sofisticados de todos.Grato
Impressionante…
Entrassem os japoneses de vez no mercado e seus submarinos estariam entre os melhores do mundo, lado a lado com os alemães.
Bom dia Srs. leitores,
O Japão esta fabricando, e construindo armas modernas, sofisticadas com tecnologia própria,
de forma muito acelerada, o que não é comum desde a 2ª Guerra Mundial; qual seria o motivo ?!.
Provavelmente a proximidade e a escalada militar da China e Coreia do Norte.
Manoel…
os japonese vem construindo excelentes submarinos tem
décadas já e conscientes de que precisam ter uma alta
taxa de disponibilidade não costumam deixar seus
submarinos passarem de 20 anos evitando demoradas
e custosas modernizações.
Décadas atrás estabeleceram uma meta de 16 submarinos para
combate e 2 exclusivos para treinamento o que denota o
alto profissionalismo dos submarinistas.
Com o fortalecimento militar chinês, disputas territoriais
envolvendo algumas ilhas e o ódio da população chinesa
pelo Japão em decorrência de crimes cometidos durante a
II GM, os japoneses pretendem aumentar a força de submarinos
para 20 de combate e 2 de treinamento.
Também não se pode esquecer a Coreia do Norte…não que a
Coreia do Sul “morra de amores” pelo Japão, mas, ao menos há
os EUA para intermediar e tentar estabelecer algum grau de
entendimento entre japoneses e sul coreanos.
Também a Rússia é uma pedra no sapato dos japoneses, logo,
não tem jeito, os japoneses cada vez mais terão que armar-se,
e mudar sua política “defensiva”, algo que os EUA já haviam
pedido desde o ano de 1950 com o início da Guerra da Coreia.
O desenho dos subs da classe Soryu é um tanto diferente que não duvido que ao apertar de um botão ele se transforme no gigante guerreiro Dayleon.
observem o sequenciamento dos prazos entre a batida da quilha e o comissionamento……parece um relogio….ja por aqui a coisa comecou a derrapar para o primeiro…..estou certo q estes scorpenes daqui nao terao vida facil e q muito provavelmente entre a batida da quilha e o comissionamento de 7 a 8 anos ja sera uma vitoria….e isso do primeiro hemmmm, nem quero pensar nos demais e nem no subnuc…..acho q nao viverei pra ver estes subs no mar……rsrsrsrrsrsrs
não sou tão pessimista assim!