O Japão ameaçou a China com “medidas duras” em caso de aviões chineses violarem o espaço aéreo japonês, disse na segunda-feira (26), o secretário-chefe do gabinete de ministros do Japão, Yoshihide Suga.
Mais cedo, tornou-se público que, na véspera, cerca de 40 aviões chineses – bombardeiros estratégicos e caças das Forças Armadas da China – se haviam aproximado das ilhas Okinawa. Segundo Yoshihide Suga, embora nenhuma violação do espaço aéreo japonês fosse registrada, se isso se repetir, o Japão tomará “medidas duras de acordo com o direito internacional e a lei sobre as forças de autodefesa japonesas”.
“Dois aviões militares da China, provavelmente caças, voaram entre as ilhas de Okinawa e Miyako, o que aconteceu pela primeira vez”, destacou Yoshihide Suga. “A partir de agora iremos seguir de perto as ações dos militares chineses”, prometeu o político.
A parte chinesa, de sua parte, declarou que realizou exercícios para treinar um voo de patrulhamento na zona de alcance do seu sistema antiaéreo sobre o mar do Leste da China.
“A zona aérea mencionada pela China inclui o nosso território das ilhas Senkaku (denominadas Diaoyu na China), o que é absolutamente inaceitável”, disse Suga.
As ilhas de Senkaku (Diaoyu) são motivo de disputa territorial entre a China e o Japão. O Japão declara que está presente nas ilhas desde 1895, Pequim afirma que os mapas japoneses de 1783 e 1785 marcam as ilhas como território chinês.
Depois da Segunda Guerra Mundial, as ilhas passaram a ser controladas pelos EUA, tendo sido transferidas para o Japão em 1972. Taiwan e a China continental defendem que o Japão ocupa ilegalmente as ilhas. O Japão considera que a China e Taiwan começaram a reivindicar o território na década de 1970, depois de se tornar claro que as ilhas eram ricas em recursos fósseis.
FONTE: sputniknews.com
O problema do Japao nao tem nada a ver com americanos mas sim da educacao que receberam no pos guerra, onde foi ensinado que a guerra e forcas militares nao podem existir no mundo das maravilhas.
Os livros escolarem aos poucos estao sendo menos carregados de ideologia pacifista e acredito eu mais uma ou duas geracoes no maximo as coisas voltaram ao normal.
Os japoneses necessitam de permissao para desenvolver coisas que eles dependem de ajuda do Eua para desenvolver, o ponto fraco dos japoneses e a de motores aeronauticos apesar de terem capacidade tecnica de progredir neste ramo eles ainda estao engatinhando.
A primeira prova vai ser em 2018 quando o prototipo do motor de 15t deve ficar pronto.
Quando falam de colonização chineza logo eswuecem que somos colonos americanos. Na cultura, na educação, no governo, nas Forças Armadas etc. Que diferença faz China, Russia ou Yanques? Quero um Brasil independente!
O problema é que o Japão tem força aérea com cerca de 200 F-15J… um pareo duro para qualquer um, sem contar o destroyers anti aéreos. .. é muito difícil rechaçar o Japão em seu espaço aereo
Acho que o Japão para ser respeitado como país militarmente falando, primeiro tinha que deixar de ser submisso e subalterno dos EUA , e ter os tipos de armamentos que realmente precisa para se defender ou para atacar quando precisar e não os que os EUA lhes permitem ter, a partir daí sim poderão olhar de frente para Coreia do Norte, Rússia e principalmente a China.
Se o dragão chinês trata os japas dessa forma e todo o resto asiático. Imaginem como agirão com as nações sub desenvolvidas da África? Cenas dos próximos capítulos. Africa corps made in china. África, nova colonização. Dessa vez oriental. E América do Sul que abra o olho e não somente a nós.