O Governo do Japão está negociando com a Nova Zelândia sobre as exportações de aviões de transporte XC-2 e patrulha P-1.
A imprensa japonesa informou relatou que negociações conduzidas pelo governo de Tóquio com a Nova Zelândia sobre a venda de aeronaves de transporte XC-2 e aeronaves de patrulha marítima P-1 estão em andamento. Ambos os modelos são fabricados pela empresa Kawasaki (KHI).
Em setembro do ano passado as autoridades japonesas enviaram aos neozelandeses informações publicamente disponíveis sobre estas aeronaves. A oferta também inclui o fornecimento de técnica e de produção de alguns dos seus componentes na Nova Zelândia. A proposta também inclui a transferência de tecnologia. Os XC-2 e P-1 tem muitas soluções tecnológicas comuns, que, no caso de sua escolha, dariam à Força Aérea Real da Nova Zelândia, significativa redução de custos e problemas logísticos.
O governo de Auckland escolherá novos aviões de transporte e patrulha neste verão (inverno no Brasil). Eles vão substituir em serviço os atuais cargueiros Boeing 757 e C-130H Hercules e o patrulha P-3K Orion. Segundo a mídia japonesa, o P-1 vai competir apenas com o Boeing P-8A Poseidon. Entre os cargueiros a competição será muito mais forte. Os potenciais candidatos são Airbus A400M, Boeing C-17 e Embraer KC-390.
Desde a mudança das regras para a exportação de armas em abril de 2014, os japoneses não conseguiram vencer nenhum contrato. O concurso para os novos submarinos da Austrália foi perdido para os franceses (Shortfin Barracuda venceu o Soryuu), e a competição para a nova aeronave de patrulha marítima britânica foi perdida para os americanos (P-8A Poseidon venceu o P-1).
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Junker
FONTE: Altair
governo de Auckland? Mas a capital é Wellington
O verão na NZ(Auckland) é no mesmo periodo que o verão no Brasil, ambos países estao situados no hemisfério sul
Caro Jr.
Nesse concurso a Embraer está oferecendo o KC-390 e uma versão de patrulha marítima do E-190 E2. Se a NZ afrouxar os requisitos, pode entrar uma versão MP do KC-390.
Abraços!
O Brasil poderia fazer uma parceria com o Japão, para adquirir um estaleiro no Brasil para construção de navios militares e outros, afinal os japoneses são muito competentes tanto tecnicamente como administrativamente e são disciplinados, não costumam aceitar propinas.
Apesar de serem parecidos, o avião Japonês tem uma capacidade de transporte superior ao KC-390.
XC-2
Carga Útil : 32 Toneladas
KC-390
Carga Útil : 27 Toneladas
O P1 parece muito com o P3 orion o que difere os dois são os motores um é turboélice e o outro a jato mais à fuselagem são bem parecidas, alguem sabe as especificações desse avião japonês para comparar com o P3.
Antonio o C-2 é mais parecido com o C-17 do que com o KC-390, está operacional a pouco tempo depois de vários anos de atraso, não existe nenhum país operando além do Japão. Como disse ele já esta operacional na Força Aérea Japonesa, portanto não se trata mais de uma aeronave experimental. No mais, acho que a Embraer vai fazer uma dobradinha com a Boeing nesse concurso, a Boeing oferece P-8 e a Embraer oferece o KC-390
Esse modelo XC-2, japonês, é muito parecido com o KC-390… Alguém sabe a quanto tempo esta aeronave está operacional? Se existe algum País operando, além do Japão? Se a nomenclatura tem X, é porque trata-se de um modelo experimental ou em desenvolvimento, como KC-390? Esta licitação australiana deve ser um balão de ensaio para o KC-390, tendo em vista ter outro competidores de peso. Só falta saber o quanto o EUA vão interferir no processo.