Uma fonte de jornais japoneses acredita que a China está construindo uma base naval apenas a cem quilômetros de instalações militares americanas na ilha japonesa de Okinawa.
O Japão descobriu um novo cais supostamente destinados a navios de guerra que a China esconde em sua cadeia de ilhas mais próximas de as ilhas em Senkaku (Diaoyu para Pequim), ora em disputa. Fontes do jornal “The Japan Times” ligam a construção do cais para aumentar ainda mais o controle sobre a zona marítima em disputa, reivindicado por Pequim.
O cais se estende ao longo de 80 metros na ilha Nanji, cujo número de membros na província chinesa de Zhejiang não é contestada. A suspeita é causada, no entanto, pelo medo de que seja usado para acomodar embarcações de desembarque. Vários navios militares chineses foram vistos na ilha, disse o jornal.
Se de fato é uma base militar, a intenção é melhorar a capacidade da China em responder uma potencial crise e fortalecer os sistemas de vigilância na área de identificação de defesa aérea, que Pequim prometeu a expandir em 2013.
A disputa sobre as ilhas no Mar da China Oriental e, mais especificamente, pelo arquipélago Senkaku, continua muito tensa. No início desta semana, Guarda Costeira do Japão espalhou um vídeo mostrando centenas de navios chineses que atravessavam as águas da área.
Perante estes fatos, o Japão prevê desenvolver e instalar um sistema de mísseis terra-mar para melhorar a sua defesa no Mar da China Oriental. Tóquio espera que sua implanta-los nas ilhas de Miyako, Ishigaki e Amami conforme detalhou um porta-voz do Ministério da Defesa.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: RT
China não é imperialista??????? E a Mongólia? Taiwan? CN? Vietnam? Camboja? Laos? Indonésia? e o Mar do Sul da China? Eles simplesmente querem todo mar ao sul, mesmo as porções que costeiam outros países, que devem ficar restritos às 12 mn, o restante é dos chineses, querem tudo mesmo estando a milhares de quilômetros de distância, é como se o Brasil pleiteasse todo o mar na costa do Uruguai, Argentina e em volta das Falklands, é inacreditável alguém dar razão aos chineses e sua expansão desenfreada, sem nenhum benefício das populações subjugadas, fora os milhões de cidadãos chineses “expurgados” pelo partido, tal qual a ex-URSS e seus países vassalos da cortina de ferro, hoje destruídos pelo comunismo, somente os que se aproximaram do ocidente são mais desenvolvidos. Não fosse os EUA a China já teria se apropriado do Japão, que hoje seria pobre e sem liberdades. É engraçado, esses milhões de refugiados de guerras no mundo e absolutamente ninguém quer ir viver na China ou Rússia, só querem ir pro ocidente, estão levando a pobreza e violência para os países capitalistas, começo a achar que deviam ser deportados para os países comunistas, para verem o que é bom…
Leonardo para rebater seus argumentos eu recomendo ler isto:
http://www.br.emb-japan.go.jp/territory/senkaku/question-and-answer.html#q2
Tudo o que descreveu foi rebatido inclusive qua as ilhas pertenciam ao Reino Ryukyu hoje Okinawa descritas em documentos chineses….
Meu amigo não vou discutir com retóricas. Te dei argumentos, lhe informei as fontes. Contrapor sem fatos é o que o Japão está fazendo e você também. Me refiro a este caso específico, antes que achem que estou sendo sino intransigente.
Leonardo, antes das guerras estas ilhas eram um ponto de reabastecimento entre a China continental e o Reino Ryukyu hoje Okinawa, neste tempo por volta de 1500 moradores do reino RyuKyu iam pescar nestas ilhas.
O que voce descreveu que foi uma grande vitoria militar foi a anexacao de Taiwan antiga Formosa nao as ilhas Senkaku, os japoneses enviaram exploradores para estas ilhas em 1885 e declararam que elas nao tinham dono e nem eram habitadas, assim sendo declararam em 1889 serem parte do Japao assim como ja existia uma base historica sobre a exploracao do local por pescadores do Reino Ryukyu.
O que os chineses dizem e que Okinawa nao e parte do Japao por isto estas ilhas deveriam ser chinesas ou Okinawa deveria voltar a ser um Reino independente sobe a influencia chinesa, e verdade que estas ilhas foram colocadas sobre jurisdicao de Taiwan pelo Imperio Japones depois de anexar Formosa mas isto foi feito dentro do Imperio japones nao tem nada a ver com quem descobriu ou manteve as ilhas sobre seu dominio perante seculos o Reino Ryuku.
Se estas ilhas estavam sobre o dominio do Reino Ryukyu a seculos e o reino Ryukyu foi anexado ao Japao entao estas ilhas sao japonesas, porem como ja disse a China nao concorda que o Reino Ryukyu pertence ao Japao.
Fred, 100km das ilhas em disputa entre Nanji e Senkaku parece muito perto acho que deve ser uns 200km de distancia, e outra coisa realmente as ilhas ficam a 400km de Okinawa, porem os japoneses tem outras ilhas alem de Okinawa como Ishigaki e Yonaguni que ficam a 150km das ilhas Senkaku e foram instalados sistemas de defesa costeiros.
Marcelo, talvez você não conheça história mas, as duas bombas atômicas foram apenas um dos capítulos sangrentos da WWII, leia a respeito dos crimes de Guerra do Império Japoneses. Eles mataram milhões de Chineses, Coreanos e demais povos na região, algo comparável ao holocausto! Ninguém gosta de ninguém naquele lado do mundo e, se não fosse a presença americana por lá, aquela região não teria prosperado como prosperou e muito sangue teria sido derramado. Agora, se seu cérebro já foi corroído pela imagem “imperialista” do americanos, sendo que não lhe causa interesse um contra ponto a sua visão e eles são apenas o grande vilão de toda a história humana, ai nada posso fazer.
As vezes acho que o pessoal confunde geopolítica com futebol. Parecem torcedores dos americanos ou dos não alinhados. Fico com os comentários dos que ainda não foram afetados pela miopia ideológica.
Em três tempos.
Augusto – a ilha citada não está em disputa, não é reclamada pelo Japão;
Bardini – Não há prova na história de imperialismo Chinês, diferentemente do Japão. As dependências Nipônicas e Coreanas são de subserviência. Japão é a 3º economia do mundo tutelado pelos yanques, imagina com total independência? A China já estaria em seu poder, com certeza! e
Shinigami – compreendo seu questionamento, mas vamos aos fatos.
Fonte Arquivo nacional do Japão, mais de 40 documentos oficiais do periodo Meijii localizados no escritório de registro diplomático e da biblioteca de estudos de defesa tem no governo de Meijii o reconhecimento das 5nilhas como chinesas registrado em 1885. No mesmo período o governador de Oknawa e o primeiro ministro Japonês reconhecem o território como chinês aos jornais locais.
Após a derrota na guerra sino japonesa, em 1895, o Japão no mesmo governo Meijii decreta as ikhas como suas.
Se lerem a biografia de Koga Tatsushiro, primeiro proprietário das ilhas ele se refere a posse como grande vitória militar do império japonês.
O nome Senkaku só surgiria em 1900 e só foi adotado pelo Japão muito tempo depois. Elas estavam subordinadas a Taiwan tanto no governo chinês quanto no japonês primeiramente e somente no pós guerra em 1945 sob administração yanque elas passaram a ser administadas pelo governo provincial de Oknawa.
No pós guerra, na assinatura do armistício, o Japão aceitou que todas as aquisições territoriais advindas do imperialismo japonês voltassem as fronteiras de 1895 antes da ocupação das ilhas pelo Japão.
Registro do periodo Qing comprovam a posse das ilhas Diaoyu com registros de jornais de Taiwan sob jurisdição de Kavalan, Taiwan.
Abcs
Shinigami,
novas instalações pra a guarda costeira estão sendo construídas também, só que na cidade portuária de Wenzhou – Província Zhejiang – Outra coisa, é esta base militar na Ilha Nanji, que dista uns 40 km do litoral chinês e uns 50 da Baía de Wenzhou.
E o texto faz confusão (provavelmente da tradução) quando diz que:
“O cais misterioso não está apenas a uma centena de quilômetros de Senkaku, mas também à mesma distância da ilha japonesa de Okinawa, existem várias bases militares norte-americanas.”
Na verdade o tal “cais misterioso” está 100 km ‘MAIS PRÓXIMO’ das Ilhas Diaoyu/Senkaku do que está Okinawa, mas dista cerca de 300 km, contra + ou – 400 de Okinawa…
Bardini…….mandarão varias bombas atomicas lá e vc vem falar rixa de chineses japoneses e vietinamitas e coreanos pra manter a paz…kkkk……..a china com medo do state….kkkk …já viu as ilhas artificias lá sendo construída as montes ….nao esquece esse nome = Exercito Popular de Libertacao da CHINA…..já era para os yankes……..além da russia vai ter que agüentar a China agora como player militar operacional com alcance mundial…..a casa caiu !!!!!!!
Outra coisa esta nova base chinesa ja estava em construcao a um bom tempo, mas era dito que seria para a guarda costerira chinesa nao para a marinha.
Leonardo de onde voce tirou a conclusao de que estas ilhas eram da China antes da Segunda Guerra Mundial???
Gostaria se saber sua fonte, as Ilhas Senkaku foram incorporadas ao estado japones em 1889 inclusive foi reconhecido pela China, eles mudaram de opiniao em 1973 quando os japoneses anunciaram ter encontrado reservas de petroleo no local.
Leonardo Rodrigues,
.
Leia o Japan-U.S. Security Treaty. Os EUA são obrigados a defender o Japão de qualquer ataque. A Coréia do Sul é o mesmo caso. Por conta disso os Americanos mantém suas bases nestes países.
.
Os EUA mantém aquela região estável. Não há como negar. Se eles saírem de lá você acha que a China respeitará seus vizinhos? A China é quem está tentando modificar a balança de influências da região e, consequentemente tentado expandir seu domínio sob o de outros países.
.
Coreanos, Chineses, Japoneses, Vietnamitas, etc… Todos tem rixas históricas, isso é fato, o problema é que a partir do momento que surgir a existência de uma vácuo de poder ali, poderemos ter um derramamento de sangue inimaginável.
.
No mais, sendo irônico, obviamente… Coitado dos japoneses que, sendo subservientes ao domínio e a exploração dos imperialistas americanos tornaram-se somente a terceira maior economia do mundo…
Orçamento militar japonês 50 bi dolares ……já o chinês e de mais de 150 bi dolares forao o que colocado em outra rubricas para mascara o valor real gasto com defesa na China ……quem bate esquece ……que apanha nunca esquece……o Japão que coloque as barbas de molho…..a China com o comunismo capitalista virou um monstro !!!!!!
“Cais secreto”? De 80 metros…construido em uma ilha chinesa à meros 40 km do litoral da RPC, qual o problema? Mesmo que seja para uso militar, estão em seu território…
Outra coisa é que as ilhas Nanji estão a cerca de 300 km das disputadas Ilhas Senkaku/Diaoyu, não tão perto… para se ter uma idéia, o distrito portuário de Wenzhou-China, está a uns 350 km das ilhas em disputa e o tal “CAIS SECRETO” está apenas 50 km mais próximo…
Leo vou te chamar assim por to com preguiça se dois países dizem que uma área é sua então sim estão em disputa
“Cais secreto”? De 80 metros…construido em uma ilha chinesa à meros 40 km do litoral da RPC, qual o problema? Mesmo que seja para uso militar, estão em seu território…
Outra coisa é que as ilhas Nanji estão a cerca de 300 km das disputadas Ilhas Senkaku/Diaoyu, não tão perto… para se ter uma idéia, o distrito portuário de Wenzhou-China, está a uns 350 km das ilhas em disputa e o tal “CAIS SECRETO” está apenas 50 km mais próximo…
Augusto,
como cita o texto, apesar de a construção estar próximo à área disputada, a construção encontra-se em território reconhecidamente chinês (província de Zhejiang). Portanto, não há nada que o Japão possa fazer senão reclamar.
Quanto à decisão do Tribunal de Arbitragem, que na verdade não é o Tribunal Internacional de Haia e sequer é ligado à ONU, erro propositalmente difundido pela imprensa internacional (a ONU emitiu nota oficial desvinculando sua imagem desta corte privada), a China tinha o direito de negar a decisão de tal órgão. Esta entidade sequer é um tribunal de fato, trata-se de uma corte de conciliação, onde duas partes em COMUM ACORDO vão para resolver uma disputa. Ora, a China nunca aceitou ser parte do processo de arbitragem, portanto não poderia ter ocorrido o seguimento do processo. E mais, as decisões do TPA são não vinculativas, isto é, não tem força de lei e não precisam ser aceitas. Como não foram.
A ilha em questão não está em disputa. Se os japoneses aceitam os ianques em suas terras o que querem quando as terras são Chinesas?
As ilhas em disputa eram chinesas antes da 2 grande guerra e reconhecidas pelos aliados após a expulsão dos japoneses. A reviravolta foi com a revolução comunista e o alinhamento com a antiga URSS e tudo foi esquecido e agora os japoneses sob orientação estadunidense reclamam as ilhas.
Odeio imperialistas sejam eles quem forem.
Se as Ilhas estao em desputa e os Chinas as invadem e cronstrem as coisas assim na facilidade os Japas devia responder na mesma altura ficar falando nao vai adiantar nada a China ja falou que nao respeita as decisoes tomadas no tribunal de Haia .