A Marinha israelense recebeu seu quinto submarino da classe Dolphin, o INS Rahav, construído na Alemanha, segundo noticiou a mídia local nesta terça-feira (12).
O mais novo submarino, que tem capacidade nuclear de acordo com relatos da imprensa estrangeira, foi recebido pelo comando militar e pelos principais líderes políticos de Israel, incluindo o Primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e o Presidente Reuven Rivlin.
O submarino é “uma formidável máquina de guerra, a mais avançada, complexa e mais cara” unidade no arsenal do exército israelense, declarou Rivlin.
“Nas próximas décadas, o INS Rahav vai ter um papel ativo na defesa do país e de seu território marítimo, atuando de modo mais profundo, mais longe e por mais tempo debaixo d’água. Vendo sem ser visto, mantendo um olhar atento, e projetando nossas capacidades operacionais no front naval”, disse o presidente, citado pelo jornal The Times de Israel.
O submarino foi construído pela empresa alemã de construção naval Howaldtswerke-Deutsche Werft. A embarcação anterior de seu tipo, o submarino Tanin, foi entregue a Israel em setembro de 2014. Israel e Alemanha já assinaram um contrato para um sexto submarino.
FONTE: Sputniknews
a marinha de Israel sempre foi o patinho feio das 3 armas … agora ela passa a ser a mais estratégica, a que garantira o golpe final no inimigo …
Luiz Padilha, Primeiramente parabens por estar a tanto tempo trazendo artigos de defesa para o conhecimento publico, em um pais que nao da a minima em manter uma forca operacional valida.
Segundo, A alguns anos acompanho Defesa Aeronaval, E, tenho escrito muito pouco em assunto que me interessa, a revolucao das forcas de combate e acessorias. A materia de escoltas da MB que me trouxeram a esse sitio. Outra vez, foi o missel David Sling, acoplado ao sistema F 35, dando capacidade de defesa ativa a aeronave, contra os sistemas s 300,.400 e 500. Com o sem o Male Moab. Discordei antes, discordo agora, e aproveito a oportunidade para registrar novamente meu ponto de vista.
Nao eh totalmente correto forcar somente no sexto submarino das forcas israelenses como uma forca de segundo ataque. Porque, mesmo com misseis popeye slcm ou gabriel V, seria uma reducao imperdoavel ao debate. O Sub arino cumpre uma funcao importantissima na guerra stealth de Hoje. A MB esta com a maioria deles parada! E nao sera reativada, nem novos, nem velhos nem nuclear em nenhum futuro proximo previsivel.
A grande questao que nem foi passado tangentemente. A revolucao da marinha de Israel e suas consequencias para a guerra naval.
O Grande fato eh a mudanca da marinha israelense para uma marinha Stealth com capacidade anti balisitica inclusive , dai a necessidade de 6 submarinos ( dizem que chegara a 9) para 280 Km de costa. Para tal, nao sao somente mais 4 unidade alemas baseadas na Meko 130 e mais tantas saar 72, que nem fizeram visita nesse site. Bem os misseis Barak 8, que fazem parte dessa revolucao das marinhas modernas.
Navios Grandes como Mistral, Porta avioes, e Grandes escoltas na guerra naval de hoje, com grande proliferacao de misseis AS. Sao somente alvos. Essa foi a licao do Saar 5 adquirida na ultimo conflito.
A questao que gostaria de ver eh que a era dos grandes navios e escoltas acabou com a proliferacao de armas anti navio e um novo conceito esta sendo posto em pratica. Nossa marinha esta despreparada para a nova era.
grato
O submarino da foto é um 212 e não um Dolohin….
Obrigado. Corrigido.
os 6 submarinos mais os 4 navios também alemães que deve ser armados até os dentes a marinha israelense vai tem um poder de dissuacivo incrível
Excelente e interessante projeto derivado do Type 209. Possui tubos de 605mm capazes de disparar o míssil Popeye Turbo, que possui alcance de 1.500 km e pode ser armado com uma ogiva nuclear. Aliás, segundo se conta esses mísseis foram usados no ataque ao Porto de Latakia em 2012.
Tireless
Apenas um pequeno detalhe, os tubos de maior diâmetro do Dolphin (4) são de 650mm. Além desses há mais 6 de 533mm. Eles podem transportar até 20 torpedos ou mísseis Popeye Turbo ou AGM-84
Obrigada pela correção amigo Topol!
Para um país como Israel uma frota de 6 submarinos é um poder dissuasivo fantástico