Por Dan Williams e Lisa Barrington
JERUSALÉM/BEIRUTE (Reuters) – Israel disparou mísseis do tipo Patriot durante o que descreveu como uma interceptação bem-sucedida de um avião de guerra sírio que invadiu seu espaço aéreo nesta terça-feira, enquanto Damasco disse que a aeronave foi atingida quando participava de operações contra rebeldes em território sírio.
O incidente aconteceu sobre as Colinas de Golã, área estratégica entre os dois países e cujo lado ocupado por Israel tem estado em alerta à medida que forças do governo sírio se aproximam com apoio russo para retomar território controlado por rebeldes.
Pela segunda vez em poucos dias, sirenes israelenses foram ouvidas nas Colinas de Golã e testemunhas viram os rastros de dois mísseis. As Forças Armadas de Israel disseram que lançaram mísseis Patriots contra um avião sírio Sukhoi “que infiltrou o espaço aéreo israelense”.
O avião de guerra foi “interceptado”, disseram as Forças Armadas em comunicado sem fornecer mais detalhes. A rádio militar de Israel disse que o avião foi abatido, pode ter caído no lado sírio de Golã e que o estado de saúde do piloto é incerto.
A mídia estatal síria disse, entretanto, que o avião foi “visado” por Israel e atingido enquanto realizada operações em seu próprio espaço aéreo.
“O inimigo israelense confirma seu apoio aos grupos terroristas armados e visa um de nossos aviões de guerra, que estava atingindo seus grupos na área de Saida, na fronteira da bacia de Yarmouk no espaço aéreo sírio”, disse fonte militar, segundo a agência de notícias oficial Sana.
Fica cada vez mais explícito o apoio cedido por Israel assim como diversos outros países alinhados aos EUA a grupos de mercenarios visando deteriorar a estabilidade que vem sendo reconquistada a duras penas pelo governo Assad com apoio russo… a guerra por procuração continua e pelo visto não tem data para terminar
Parece que você voltou com tudo nos comentários de geopolítica, não é? Já disse, você se sai melhor comentando equipamentos e tecnologias. Seu ódio velado pela política norte-americana ou por tudo que vem do “ocidente” é incapaz de esconder sua admiração por regimes totalitários ou violentos, muito claramente traduzida na escolha de palavras que faz. Só que hoje, meu caro, em plena era digital, não há espaço para regimes desumanos, que adotam políticas e atos de franca violação sistemática de direitos básicos do ser humano, tendo a liberdade dos indivíduos sua expressão maior. E quem sofre com tudo isso é o povo, que sucumbe a essa queda de braço entre o “ocidente” e o “oriente”, cada qual defendendo seus interesses na região.
Não seja ingênuo meu caro, somente um tolo não percebe que os “grupos rebeldes” que assolam a estabilidade na Síria desde 2011 nada mais são do que mercenários contratados pelo seu querido e politicamente correto “Ocidente’… em plena era digital ver pessoas ainda cegas pela mídia de via única incapaz de enxergar a outra face da moeda é realmente lamentável, esse papo de “regimes desumanos ” não cola mais a muito tempo !!! todos sabem que o “regime desumano” de Sadam Hussein só ruiu porque ele rompeu a lei e começou negociar seu petróleo em Euro !!! todos sabem (ou deveriam saber) que Gadaffi também caiu porque ameaçou criar uma moeda para negociar seu petróleo paralelo ao dólar e por essa razão teve seu castigo. Você em plena era digital deveria saber que a guerra na Sía é travada para tirar Assad do poder para que um óleoduto e gasoduto provenientes da Arábia Saudita possa cortar o território Sírio para abastecer a Europa e assim substituir a Rússia como fornecedor tirando-lhes a principal fonte de receita !!! por esta razão Putin não permite de forma alguma que seu aliado na região caia … mas pelo visto hollywood assim como a grande mídia conseguem realmente ludibriar a maioria das mentes e mais que isso, consegue fazê-los lutar a seu favor, crentes da razão; ledo engano meu caro é com orgulho que venho abrir seus olhos e trazer-lhe a razão de que seu querido EUA é o maior câncer da face deste mundo e seu interesse sombrio e ganancioso está por trás de 90% de todas as guerras que assolaram o mundo pós guerras, sua política imperialista é sagaz e seus dirigentes são astutos e não como a Alemanha de Hitler quer partiu pra cima do mundo de forma franca e direta, eles não, eles são dissimulados, praticam vários tipos diferentes de guerra… para tomar um país não é necessário por um tanque seu na frente do palácio do governo e astear uma bandeira, suas mega corporações se apropriando de todas as estruturas lucrativas do país, riquezas naturais (leia-se petróleo), serviços básicos e principalmente seu mercado consumidor já é o bastante para ser declarado vitória e transformas tal país em uma reles colônia… se houverem políticos corruptos que corroborem com o império mudando leis trabalhistas para a carga tributária, impostos e salários ficarem menores ficar melhor para as transnacionais, guerra híbrida meu caro, escravidão moderna
Meus caros,
só pra constar aos colegas, a aeronave síria abatida era um Su-22 e, era pilotada pelo coronel Umran Mare, que realizava missão de combate na região fronteiriça com Israel, nas províncias de Deraa e Quneitra, nos arredores do distrito de Wadi Al-Yarmuk. O corpo do coronel estava totalmente destroçado e carbonizado(vi as fotos…).
Grato
Infelizmente o que parece é que a situação vai permanecer quente na região. Quem dera a situação se resolvesse e o respeito prevalecesse em toda a região assim veríamos a prosperidade tomar conta de tudo e todos sairiam ganhando, mas invocam o nome de Deus para justificar a ganancia pessoal, terras supostamente dadas por Deus, povo escolhido e coisa do tipo, me dá a impressão de ser racismo. Mas quem sou eu para jugar alguma coisa. Não tomo partido de nenhum dos lados mas, só o respeito mutuo é que encerrá as discórdias e os rios de sangue que poderão vir em um futuro incerto.