A Boeing ganhou um contrato de US $ 135 milhões a adicionar o sistema de search and track infravermelho da Lockheed Martin (IRST) para a frota de F-18E/F Super Hornet da US Navy até 2015.
De acordo com a Lockheed Martin, o sistema de onda longa consegue detectar as ameaças no ar com 40 vezes mais precisão do que o radar em intervalos máximos de detecção, enquanto oferece um volume de digitalização comparável. O sensor será localizado na frente do tanque de combustível da linha central do Super Hornet, uma “localização com custo aceitável” de acordo com a Boeing. Esta instalação foi demonstrada pela primeira vez em uma aeronave Super Hornet de teste em NAS Patuxent River em 2009.
O IRST é uma versão atualizada do AAS-42, que foi utilizado pelo agora aposentado F-14D Tomcat. Por ser um sistema passivo, o IRSTS tem um lugar de destaque como parte do sistema de sensores de quarta geração em caças europeus e russos.
O IRST da Lockheed Martin faz parte do conjunto de sensores dos F-15K e F-15SG Eagles vendidos para a Coréia e Cingapura, e também está sendo adicionado aos F-15C Eagles da USAF. Para os potenciais clientes internacionais do F-18E/F, a Boeing está oferecendo uma versão do IRST montada no queixo do caça.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: AINonline
Isto sim é uma gambiarra.
Disse tudo!
A desvantagem nesse IRST na frente do tanque da linha central é quando estiver em combate e for obrigado a alizar o tanque o IRST se perderá,como a Boeing a diz que foi o lugar mais aceitável por razões de custo poderá se tornar mais caro se a cada surtida de combate for necessário alizar o tanque pra ganhar mais manobralidade para escapar de algum SAM ou em Dogfght com caças inimigos.
Caco,
Independente dele deixar de ser fabricado ou não, o contrato é para suprir os caças já fabricados com um IRST externo. E o Super Hornet deve ficar operando na USN até pelo menos 2040.
Como já existem centenas na USN, sairia muito caro reformar todos para que pudessem instalá-lo internamente. A melhor saída foi a opção da instalação externa junto ao tanque de combustível central, que nunca é ejetado.
Mais os gripen brasileiro não irão vir ja com os IRST ???
Skyward-G da Selex, eles informam que este sensor passivo pode identificar e travar um alvo a distancia de um míssil BVR, >100Km, veremos quando estiver pronto.
Um contrato desse porte para um caça que iria deixar de ser fabricado?
acho que ele nao vai deixar de ser fabricado tao cedo isso era chororo da boeing.
“Desse porte”?? 135 milhões de dólares mal compra 01 (hum) F-18E.
Abç.
A alegação da necessidade do IRST pela USN é para se antecipar à crescente capacidade de ECM dos chineses.
Não acredito que isso seja inteiramente verdade e acho que o maior motivo é se antecipar à operação de caças de 5ª G tanto por parte da China quanto da Rússia.
O IRST aliado a versões de longo alcance do AIM-9X (por exemplo, o AIM-9X Block 3) dará alguma chance ao caça naval americano se ele der de frente com caças de geração acima do “inimigo”.
Que pena que o Brasil não comprou o F18, esse sim é de dar medo nos inimigos, avançadíssimo, ultra-equipado com o que há de melhor, e ainda tem a versão de contramedida eletrônica, avião hiper experimentado em combate e idem na versão naval, pena que escolhemos o mais fraquinho de todos, enfim… Cada um tem o que merece, nós merecemos o Gripen.
Com tantos superlativos (mega, ultra, hiper, super, tera…), vou passar a chamá-lo então de “Estrela da Morte”… rsrsrs!
Abç.
… enfim… melhor Gripen NGBR do que SH chipado e downgrade…