O Irã vai em breve colocar em operação um novo sistema de varredura de minas no Golfo Pérsico, o comandante da Marinha, almirante Habibollah Sayyari, disse neste sábado, a agência de notícias Fars. As observações do almirante vêm logo após que os Estados Unidos anunciaram planos para a realização de exercícios com seus aliados na região.
“Como os americanos declararam, eles planejam realizar seus treinamentos com cerca de 30 países”, disse ele, acrescentando que essas medidas são parte de sua “Iranophobia”. “Esta semana, vamos pôr em funcionamento um sistema de varredura de minas que estamos trabalhando agora e fazer um movimento na região que seria capaz de varrer o fundo do mar”, disse o comandante da Marinha.
No mês passado, o ministro da Defesa iraniano, brigadeiro-general Ahmad Vahidi disse que Teerã está pronto para compartilhar sua experiencia em minas arrebatadora com outros países na condução de operações de minas radicais após “o uso excessivo de minas e bombas de fragmentação pelas forças militares de Saddam” durante a guerra Irã-Iraque (1980-1988).
FONTE: Rianovosti
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:Defesa Aérea & Naval