Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) – O governo iraniano tem interesse em comprar 50 aviões da fabricante brasileira Embraer e mais de 100 mil táxis a gás de montadoras brasileiras, informou à Reuters uma fonte do Palácio do Planalto nesta segunda-feira.
O governo do Irã também quer comprar ônibus e caminhões brasileiros, em um pacote de negócios que começou a ser tratado em outubro passado, quando o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto, foi ao Irã com uma comitiva de 30 empresários.
A negociação teve sequência há duas semanas, em um encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o embaixador do Irã no Brasil, Mohammad Ali Ghanezadeh Ezabadi.
Na semana passada, Monteiro afirmou em entrevista à Reuters que o Brasil pretende triplicar o comércio com o Irã nos próximos três anos, especialmente na área de alimentos, proteínas e transportes, e considera aceitar o uso de outras moedas nas transações em vez do dólar, como o euro, para evitar barreiras financeiras. A meta é alcançar uma corrente comercial de 5 bilhões de dólares nesse período.
A compra de aviões da Embraer já está em negociação, segundo a fonte do Planalto.
O Irã precisa repor toda a frota de aviação, depois de anos de embargo em que foi impedido de fazer importações. No fim de janeiro, o país anunciou a compra de mais de 100 aviões de grande porte da Airbus avaliados em mais de 27 bilhões, considerando preços de tabela.
Procurada, a Embraer afirmou que “começou a conversar com as empresas aéreas iranianas” e que o mercado do Irã tem um grande potencial, “pois existe necessidade de reformular a frota de aeronaves antigas e atender crescimento do mercado”.
As ações da Embraer exibiam alta de 2,18 por cento, às 17h23, enquanto o Ibovespa tinha valorização de 3,93 por cento.
Além dos aviões, o Irã precisa repor toda a frota de táxis, caminhões e ônibus. Inicialmente, a fonte do Planalto havia informado que seriam 60 mil táxis, mas depois retificou o número para mais de 100 mil.
Ainda de acordo com a fonte palaciana, também estão sendo negociados acordos nas áreas de nanotecnologia, microbiologia e aeroespacial. Há, ainda, a possibilidade de investimentos iranianos na compra de refinarias no Brasil.
Aos poucos o dólar vai sendo deixado de lado essas compras é só a ponta do iceberg mais produtos devem ser incluídos nessa lista super tucanos , astro 2020 se tivéssemos uma industria defesa forte poderia ser muito mais .
Lembro que eu avisava que o Irã mais cedo ou tarde iria comprar produtos brasileiros, tava na cara era realmente obvio, mas os reacionários de plantão querendo sempre o pior para o Brasil, para assim quem sabe colocar seus maniacos no poder, estavam as gargalhadas festejando o aparente fracasso do Brasil. Pois muito bem aí está! E ainda melhor do que pensava eu falava de aviões e alimentos, mas além disso olha só que boa surpresa carros, caminhões e ônibus e quem sabe não caiba no pacote o sistema ASTRO 2020, SABER M200, SABER M60, Guaranai entre outros equipamentos de ponta.
Se formos puxar as ligações comerciais com o Irã principalmente nos anos 80 podemos ver que o relacionamento entre os países e seus produtos dos mais variados era muito cordial, e mesmo após o embargo os contatos entre governos foram mantidos.
Disse a duas semanas quando do anúncio do contrato com a Airbus aonde muitos questionaram a “incapacidade” do governo brasileiro em vender os seus produtos e tudo mais, pois bem ai esta a resposta com este possível contrato de 50 aeronaves mais outros múltiplos para carros,ônibus e caminhões. Uma coisa que gostaria de deixar independente do que achem é que nem sempre é uma culpa de partido político algo que infelizmente é generalizado, contratos como este levam muito tempo para serem solidificados e para chegar a este ponto de ser noticiado as chances de serem efetivados são muito grandes.
Temos que lembrar também momentos pontuais para as relações exteriores entre Brasil x Irã quando da venda das aeronaves Tucano durante o embargo, e que estão em operação até hoje, acredito que além da esfera da aviação comercial talvez possamos pegar um pouco do mercado militar também e hoje temos produtos para apresentar aos persas de qualidade mundialmente reconhecida.
Tudo é uma questão de tempo e organização, assim quem sabe mais negócios possam ser concretizados.
Muito bem colocado Tiago Silva , temos boas ligações com os persas há anos, e certamente iremos colher bons frutos dessa parceria ! Grande abraço !
E Cesar como a principal vantagem vejo o fato de nunca termos dado as costas para o Irã coisa que vários países fizeram e que agora estão fora da mesa de negociações.
Os Persas tem uma necessidade gigante de renovação e nas mais variadas áreas e dar conta desta tarefa vai dar um trabalho e tanto mas se bem planejado a nossa fatia do bolo pode ser maior ainda como por exemplo equipamento agrícola entre outros. Para aqueles que se colocam como do contra (todo direito cada um escolhe seu lado ou argumento) o tempo vem respondendo de forma positiva com as intenções do Irã.
E no cenário internacional em sua grande maioria vem olhando com bons olhos quanto aos negócios até agora nenhum sofrendo grandes problemas em seu desdobramento.
Abraço.
Quando o Irã anunciou a compra de aeronaves da Airbus,teve gente aqui caindo de pau no BRASIL,lembro -me que naquela ocasião eu disse que era muito cedo para fazer tais críticas pois não haviam feito sequer um ano(para ser mais exato creio que não haviam um mês) da queda das sansões contra os persas !
Agora vem essa boa notícia,que caso se confirme sera uma grande vitória da Diplomacia dos Atabaques,muitas vezes mal compreendida e injustiçada !
É meu amigo Cesar lembro destes papos, e concordei contigo e com outros sobre como era apenas uma questão de tempo dada as ótimas relações que ambos governos mantiveram ao longo dos anos. Bom esta ai a resposta!