DUBAI/PARIS (Reuters) – O Irã planeja comprar 114 aeronaves civis da fabricante europeia Airbus, segundo declaração atribuída ao ministro iraniano dos Transportes neste sábado, antes da suspensão das sanções internacionais contra o Irã.
“Temos dado o primeiro passo para um acordo com a Airbus para comprar 114 aviões”, disse Abbas Akhoondi, segundo a agência de notícias Tasnim.
A Aibus disse que não estava envolvida em negociações comerciais com o Irã até que as sanções sejam removidas.
Com o fim do embargo o Irã vai sair as compras de forma alucinada, o desbloqueio de valores nos bancos mundiais vai dar aos Persas a oportunidade de modernizar vários de seus setores e a aviação obviamente está inclusa tanto a civil quanto a militar.
Esta notícia não me impressiona porque o mercado é muito maior que apenas 114 aeronaves e que nem tiveram as capacidades divulgadas é apenas mais uma sondagem do mercado criando uma especulação sobre “quem,quanto e quantas”.
Uma coisa que me deixa impressionado é a busca incessante de que a Embraer é a salvação da lavoura e que “esta de fora”, gente sondagens são feitas o tempo todo e vocês podem ter certeza de que a equipe de vendas da nossa fabricante esta de olho no mercado Persa. Mas como todos sabemos as nossas aeronaves não atendem a todas as faixas de mercado e isso abre espaço para outros fornecedores o que nos faz pensar que também temos algumas faixas que dominamos com tranquilidade.
Sem ufanismos a parte a Embraer hoje oferece produtos top de linha e que vão ter espaço sim no mercado Iraniano, mas estimar a quantidade e o volume de negócios julgando a capacidade de negociação do governo brasileiro soa como incoerente ao meu ver. Ah temos que lembrar que a maioria dos negócios de aviação é feito através de leasing então as empresas que rotineiramente fazem este tipo de negociação já estão com seus planos prontos aguardando apenas o sinal verde.
Dinheiro para o Irã nunca foi lá um grande problema e agora com o fim das sanções internacionais uma completa renovação de sua aviação comercial é mais do que necessária inclusive para alavancar o nível da classificação das suas companhias aéreas locais perante aos órgãos internacionais.
O mercado esta se abrindo para todos e aqueles que souberem aproveitar as oportunidades podem se beneficiar e conseguir bons contratos, em breve saberemos quem vai colocar as cartas na mesa.
Boas, segundo o site Aero Telegraph, o acordo iraniano prevê a aquisição de aeronaves A-320 e A-340 novas e usadas, no valor aproximado de 10 bilhões de dólares, bem como ainda esta sendo negociado coma Sukhoi uma venda de 100 Superjets destinados a aviação regional iraniana, sendo que alguns analista prevêem que o mercado aeronáutico iraniano necessitará de cerca de 500 aeronaves nos próximos 10 anos.
Podem verificar em http://www.aerotelegraph.com
Para a Embraer sobrou a retórica do aperto de mãos do Lula e Ahmadinejad e o Marco Aurelio Top Top Garcia e seu Itamaraty aparelhado o que dizem agora?! Fizeram uma festa com a intermediação falha do Brasil e Turquia para solução da crise nuclear com o Irã anos atrás. Hoje conseguimos ficar de mal de Israel e o Irã, nosso querido parceiro, nos dá as costas… Pobre Brasil com essa gente no comando.
As sanções ao Irã caíram não fazem um mês, a matéria nem menciona a capacidade de passageiros das aeronaves pretendidas pelos persas, para podermos analisar se a Embraer poderia ou não fornece-las e entrar nessa disputa !
O BRASIL agora poderá intensificar as relações com Teerã ainda mais com a queda do embargo, a Embraer tem que aproveitar essa oportunidade, quanto a Israel, o BRASIL nunca esteve de mal dele,apenas exigiu o respeito que merece, somente isso !
Hoje 23/02/2016, aqui no site esta sendo veiculada uma intenção de compra de aeronaves da Embraer,automóveis entre outras coisas, além de parcerias em diversas áreas ! Tudo isso fruto do trabalho do Itamarati,a Diplomacia dos Atabaques,com o governo de Teerã !