Por Phil Stewart e Idrees Ali
WASHINGTON (Reuters) – Dez marinheiros a bordo de duas embarcações da Marinha dos Estados Unidos foram detidos pelo Irã no golfo nesta terça-feira, e Teerã disse aos EUA que a tripulação será liberada em breve, disseram autoridades norte-americanas.
“Recebemos garantias dos iranianos que nossos marinheiros estão seguros e que terão permissão para continuar sua jornada em breve”, disse o porta-voz da Casa Branca Josh Earnest à CNN.
Uma autoridade de alto escalão da área de defesa dos EUA disse que os Estados Unidos perderam contato mais cedo com as duas embarcações de pequeno porte que estavam em rota do Kuweit para o Barein. Autoridades norte-americanas disseram que ainda não está claro como as embarcações se tornaram inoperantes.
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohamad Javad Zarif, garantiu ao secretário de Estado dos EUA, John Kerry, que os marinheiros norte-americanos receberão em breve permissão para seguir viagem, disse outra autoridade dos Estados Unidos.
Embora os dois lados pareçam dispostos a não permitir uma escalada neste incidente, ele acontece em um momento delicado para as relações entre EUA e Irã. A República Islâmica chegou a um acordo sobre seu programa nuclear com seis potências mundiais em julho.
A implementação formal do acordo pode começar em dias, após medidas que o Irã concordou em tomar para reduzir suas atividades na área nuclear.
Cara, na verdade para o irã não é uma vantagem uma guerra neste momento, com a siria, iraque e libano e muitos outros lugares sendo financiado pelo irã, esse incidente se brincar foi só para ver qual é a prontidão naval iraniana.
O Iran está no seu direito. Ainda não acredito que o Obama optou por se aproximar do Iran( e pior ainda apoiando o plano atômico,”de uso civil” iraniano,) em detrimento a seu ódio a Israel, mesmo os dois (EUA/Israel) sendo parceiros de longa data.
Mais um ato de pirataria do regime iraniano, com a complacência do fraco Obama Carter.
Sinceramente? Discordo. Os americanos entraram em território iraniano e o Irã está certíssimo. Se fosse aqui, faríamos o mesmo. Os EUA pediram desculpas pelo incidente.
Padilha, o regime iraniano já protagonizou diversos atos de pirataria no Golfo Pérsico, especialmente durante a Guerra Irã-Iraque. No presente caso me parece muito forçoso que um erro de navegação tenha levado os navios da desviar-se de uma rota simples (Kuwait – Bahrein). Contudo, como ambos os países temem prejuízos ao acordo nuclear em vias de ser implementado ( Esse sem dúvida é o acordo de Munique de Obama, onde ele não evitará a guerra e ficará com a desonra), acabaram dando o incidente por isso mesmo.
Com os EUA pedindo desculpas.
Padilha, Obama é um presidente fraco em busca de um legado, e apostou todas as suas fichas nesse malfadado acordo nuclear. Assim, penso que para apressar a libertação dos marinheiros e evitar desgaste junto à opinião pública ( e evitar alguma lembrança da crise dos reféns de 1979-1981), ele optou por abaixar-se ainda mais.
Eu tenho minhas duvidas se o Brasil faria o mesmo. Se não me falha a memória a marinha americana andou pelos mares brasileiros a uns tempos atrás, o Brasil tentou amenizar dizendo que era manobra conjunta,mas os americanos foram claros que não era nenhum exercicio conjunto e sim que eles navegaram sim em aguas brasileiras sem autorização,a marinha com certeza acompanhou pelos radares,mas como se tratava de americanos o Brasil achou melhor não sair da casinha!
Desconheço este fato. Você poderia pontuar melhor? Tipo: Quando isso ocorreu, quais meios e qual exercício foi mencionado.
Isso é importante para podermos correr atrás pois acho estranho uma vez que a MB e a US Navy são marinhas amigas há muito tempo.
Tentei postar o linck da noticia mas não consegui, referente a operação denominada Operaçoes FON .uma politica americana adotada desde 1979 para desafiar pretenções territoriais consideradas por eles (americanos) excessivas. Anualmente a marinha Americana adentra aguás de países pouco amigáveis,mas também de Nações neutras ou amigáveis para impor sua liberdade de operação.Foi o que ocorreu nos mares brasileiros em 2014,procura a noticia no Google,pois não consegui compartilhar o linck, abraços
Sim eu achei, mas o que saiu é hiper inespecifico. Ou seja, navios americanos passaram por nossas águas jurisdicionais com o conhecimento do CON. Na boa, não vejo nada demais nisso, a partir do momento em que a Marinha americana trabalha direto com a MB em várias áreas.
Enfim, isso está mais para buscar pêlo em casca de ovo. Desculpe se pareço desrespeitoso, não é minha intenção, mas é que para ter sido algo grave, mais dados teriam que ser divulgados. E na Internet não vi nada além do exposto acima.
Como assim? O caso foi muito simples, os americanos invadiram as águas jurisdicionais iranianas, foram abordados e depois liberados. O Irã agiu de forma totalmente correta.
Exatamente,DigoSSA, você já disse tudo, agora só falta alguns comentaristas aqui exigirem que o Irã peça desculpas aos EUA, essa invasão intencional ou não !
Pelo teu comentário, podemos inferir que tu reprova a atitude turca no episódio do abate do caça russo. Correto, HMS_TIRELESS? Se sim, aplaudo a coerência.
Correto! Eu fui contra e critiquei o abate do Su-24 russo pelos turcos visto ter sido uma medida desarrazoada e inconveniente, embora pessoalmente ache que Putin e Erdogan se mereçam. E mereçam morrer juntos e abraçados já que são dois déspotas autoritários, populistas e corruptos.