Moscou e Teerã finalizaram as conversas para o fornecimento de sistemas russos de defesa aérea S-300 ao Irã, segundo anúncio feito nesta segunda-feira pelo vice-chanceler iraniano Hossein Amir Abdollahian, que está em visita à capital russa.
“As negociações sobre esse assunto foram concluídas com sucesso. Estimo que a entrega dos S-300 será realizada em um prazo relativamente curto. Na primeira oportunidade”, disse à Sputnik o ministro Abdollahian, após encontro com o seu homólogo russo Mikhail Bogdanov.
As declarações do representante de Teerã, no entanto, não foram confirmadas pelo Ministério das Relações Exteriores da Rússia, que, em comunicado oficial, destacou apenas a importância de manter um diálogo regular entre os dois países.
Autoridades iranianas acreditam que o envio dos armamentos pela Rússia será feito no final deste ano, já que a transação, suspensa pelo então presidente Dmitry Medvedev há cinco anos, foi finalmente autorizada por Vladimir Putin no mês passado.
O acordo entre os dois países para a compra de cinco sistemas S-300 no valor de 800 milhões de dólares foi assinado em 2007. Mas, três anos depois, com a adesão da Rússia à resolução do Conselho de Segurança da ONU que introduziu restrições à venda de equipamentos militares ao Irã, a execução do contrato teve que ser interrompida pelo Kremlin. Mas, em abril, alguns dias depois da assinatura do acordo do P5+1 sobre o programa nuclear iraniano, o chefe de Estado da Rússia cancelou, por meio de decreto, a proibição da entrega dos mísseis, decisão bastante criticada por autoridades ocidentais.
FONTE: Sputniknews
Pelo que ja andei pesquisando,Dizem que IRã tem uma das melhores defesas anti aérea do mundo,graças a mãezona Rússia,estão certo em adquirir todos temos que se defender das ameaças atuais.
na Ucrânia a guerra acabou, Porochenko se rendeu , no tratado de MINSK 2, os separatistas ferrou todo o exercito de Kiev, tomou varios blindados de Kiev, e não tinha exercito russo não os combatentes eram russos do leste da Ucrânia, (os russos ficaram na Criméia)
Muitos comentam que o armamento russo é uma ” merda “, defasado, obsoleto e outros adjetivos depreciativos. Se isto realmente , for verdade, porque se indignar, quando a Rússia está a fornecer, para o Irã, uma ” merda ” de mísseis S – 300 , que não servem nem para abater drones, isto , segundo alguns. Se, a Rússia é, uma ” merda ” em matéria de forças armadas, todas obsoletas, como afirmam alguns, a OTAN está se preocupando de bobeira.
Empresas Chinesas e Russas vão se associar a ODT e Avibras reequipar as nossas FA.
A que preço, veremos.
O problema hoje maior de uma IADS não é se consegue detectar ou não um avião furtivo, e sim o que acha que é um alvo válido e que na verdade não passa de um míssil isca.
Ficamos discutindo se um radar Nebo pode detectar um B-2 em x quilômetros mas os especialistas de militares estão preocupados é com quantos alvos serão falsos. Com a capacidade de ECM e com os mísseis antirradar.
Sem falar que já se divulga que está em operação na USAF um míssil com capacidade PEM.
Boscão agora eu concordo com você,
O IADS ainda não consegue diferenciar alvos reais de iscas a grande distancia… A estratégia de saturar o espaço aéreo com iscas e drones suicidas também é muito boa e força a defesa a gastar os preciosos mísseis sob pena de serem destruídos sem reagir… e ainda por cima faz com que as posições dos sites de mísseis SAM sejam denunciadas pela emissão da frequência de radar… E pior é que a tecnologia de drones dos estados unidos está bem mais adiantada do que na Rússia, já que a US Navy está até se utilizando de impressoras 3D para fabricar determinadas peças de drones a bordo dos porta aviões!!!
Eles podem fabricar milhares a preço reduzido para servir apenas como chamarizes e lançamento de iscas contra o IADS para empastelar sua capacidade de processamento…
Temos que dar um jeito de sobrepujar essa tática (rsrsrsrs)… Amigo, poderia nos falar mais sobre esse míssil com capacidade PEM… seria um pulso eletromagnético, é isso ???
Topol,
Pelo visto um míssil que foi testado pela primeira vez em 2012, fabricado pela Boeing, com capacidade de emitir um pulso direcional de micro-ondas de alta energia (HPM), que não é nada mais nada menos que um PEM na faixa de micro-onda, entrará em operação. Tudo indica que irão instalar o sistema num míssil JASSM.
Ele vai poder fritar tudo que é material eletroeletrônico na sua passagem.
Dizem que até os futuros radares AESA a base de nitreto de gálio poderão emitir um pulso HPM e poderão ser usados como armas.
É só você procurar sobre CHAMP, que é o nome do programa.
QSL Bosco,
Embora eu acredite que fritar tudo que material eletrônico na sua passagem seja bem surreal… Não há força suficiente que caiba dentro de um AGM-158 para fazer um efeito desses… As micro-ondas devem agir mais como uma espécie de jammer para interferir nos radares do que como uma arma eletromagnética PEM de verdade… Se não eu penso que o caso do SU-24 também poderia estar levando um dispositivo desses a bordo para “fritar” o AEGIS do Donald Cook não é mesmo? você confirma ?
Nem com vela de São Jorge acesa um Su-24 conseguiria “fritar” um Aegis. Me desculpe mas é demais pra mim ler isso.
Pra mim também Padilha mas se o JASSM consegue então… Fala aí Bosco…
Eu duvido muito… daí lancei lanço essa dúvida cruel, pois se um aparato desse caber no pequeno AGM-158 também cabe do Fencer, ué… pau de que da em chico da em Francisco…
Topol,
Eu não tenho base pra dizer se os russos têm ou não capacidade de gerar um PEM ou um HPM pra desligar um Aegis. Mas no caso do Su-24, que eu saiba, ele não teve seu sistema destruído. E o pod usado foi um de ECM.
Independente de ter ou não capacidade, eu nunca usei um argumento de que o pod não conseguia fazer. Minha crítica sempre foi direcionada ao teor dramático da notícia, sem falar que com roteiro improvável.
Outros comentaristas se ativeram às possibilidades tecnológicas, eu só à flagrante falta de compromisso com a verdade.
Acho improvável um avião militar russo provocar desnecessariamente um destróier americano em águas internacionais, e ainda por cima, sobrevoar o avião dezenas de vezes, e dizer que houve desespero a bordo que inclusive culminou com o pedido de marinheiros para se desligarem da USN. rsrsrrss
Correção: No caso do Su-24, que eu saiba, o Aegis não teve seu sistema eletrônico destruído.
Bosco, ele só fritaria material exposto ao meu ver, isso por que a fuselagem duma aeronave por exemplo funcionaria como uma gaiola de faraday
Pedro, gaiola de faraday é um sistema de aterramento elétrico SPDA, tipo para raios mesmo… o que tem a ver com aeronáutica ?
Pedro,
Não entendo o suficiente do assunto, mas só sei que o E-4 e o AF-1 (do presidente) são blindados contra PEM nuclear.
Se existem aviões blindados à PEM é porque há os não blindados, que são sensíveis a um pulso eletromagnético.
Sem falar que o PEM nuclear é de um tipo (na verdade é um PEM em todo o espectro) enquanto o HPM é um pulso de micro-ondas, e até onde eu sei o princípio da gaiola de Faraday não se aplica.
Bosco a Gaiola de Faraday se aplica também as ondas de micro-ondas, como pode ser observado mais claramente na grade do vidro dos fornos dos aparelhos residenciais, aonde os furos da grade são calculados em referencia a frequência do funcionamento do Magnetron…
Rodrigo,
Com certeza. Meu comentário foi completamente sem sentido. O que quis dizer é que sempre a uma conexão do sistema eletrônico com o mundo externo e essa “antena” pode ser a entrada para o pulso de micro-ondas danificar o sistema.
Valeu!
Estes Su35 iRiam ser somente alvos pros avioes de Israel.
Acordem!
Sds
GC
Só com mini drones alvos e mísseis de baixo custo como o MALD, o Irã gasta todos os seus “cartuchos” de mísseis do sistema S300, sem abater nenhum avião.
A Coréia do Norte lançou em menos de 12 dias quase 1000 mísseis de grande altitude na operação Linebacker II, em 1972, e derrubou 15 B-52 (dos mais de 200 que participaram da campanha). Mas isso foi em 1972, onde a URSS dava de graça míssil para seus satélites.
Hoje, um 48N6 custa dez milhões de dólares cada.
coréia do norte?
Nao seria Vietnã do norte?
Perdão!!
Vietnã do Norte.
Obrigado aos dois pela correção.
Interessante colocação a sua Bosco, especialmente quando a gente sabe que os israelenses são pioneiros no desenvolvimento de drones suicidas como armas SEAD como por exemplo o Harpy e sua variante de maior alcance, o Harops. Em caso de um eventual ataque a IAF poderia saturar o espaço aéreo da rota de ataque com esses drones de baixo custo, sobrecarregando completamente a defesa aérea inimiga.
Tireless,
E os israelenses ainda têm o TALD (com asas para planeio) e o ITALD (este, com propulsão turbojato), semelhante ao MALD. Diferente dos drones que são lançados de terra, o ITALD é lançado de caças.
O TALD/ITALD é um programa conjunto americano/israelense e pesa menos que um Amraam e tem 300 km de alcance e pode simular a assinatura radar de qualquer avião e até de uma esquadrilha inteira, fazendo o inimigo gastar seus valiosos mísseis e permitindo que mísseis antirradar sejam usados, como o Harop ou o Harm.
Deixe de sonhar. Não existe eventual ataque israelense ao Irã. Se houvesse já o teriam realizado.
Ems,
Diga isso para os iranianos. Eles é que estão comprando S-300.
deve ser por isso que não se tem noticias de uso dos S-300 por parte da Siria apesar das constantes invasões do seu espaço aéreo por parte de Israel, eles devem estar guardando para alvos claros
prevejo armamento israelense indo em direção à ukrania
não vá pensando que o netanyahu é que nem o obama, putin….
Mas se você pensa que a Rússia, por mais que a Ucrânia receba armamento israelense, vai deixar a OTAN entrar e instalar bases militares lá, tire o cavalo da chuva, pois na iminência de uma entrada da OTAN no país a Rússia invade e ocupa a Ucrânia sem que ninguém diga ou possa fazer nada.
O problema ucraniano não é falta de armas. Isso o ocidente fornece a vontade.
O problema da Ucrânia é o adversário.
o que o ocidente envia para ukrania hoje , não passa de alguns humvee’s, é pequenos drones,
é o que israel pretende enviar, (se for preciso), são armas destrutivas de verdade…
Mandou bem Edilson !
Agora que quebrou o gelo, seria interessante se o Irã adquirisse o Su-35 em boa quantidade, e mais para frente o T-50 Pak-Fa
Verdade mesmo Marcelo, queria ver o Irã reaparelhado com o SU-35… Suas forças terrestres e navais são bem superiores a de seus vizinhos… O que limita muito a suas capacidades de resposta é a sua força aérea que hoje se encontra bastante defasada…
Queria ver se o Rei Saudita teria coragem de colocar a cara a tapa frente a uns cinco esquadrões de Super Flankers… Daria uma briga boa contra os Typhoons que equipam apenas dois esquadrões sauditas, o resto é tudo F-15 que apesar de bom não consegue dar conta do SUKHOI SU-35 SUPER FLANKER
Topol…
O melhor das forças navais iranianas se limita a vasos pouca coisa melhores que a nossa Barroso, e a um punhado de submarinos russos da classe Kilo… Fora isso, são os mini submarinos ( que são, se muito, uma defesa costeira )… Aquela marinha até pode ser considerada uma ameaça, mas ainda está longe de representar algo verdadeiramente superior…
O Flanker vs o novo F-15 SA e Typhoon… Seria interessante mesmo…
RR eles tem muitas lancha rápidas porta mísseis que são perigosas dentro do golfo pérsico e também evoluíram muito com baterias mísseis costeiros anti navio e misseis anti navio lançados pelos submarinos… Em comparação com a vizinhança eles podem oferecer uma forte oposição
Interessante seria ver os pilotos do ‘novo’ F-15 e Typhoon diante do Su-35 manterem a mesma confiança q vc tem ao tecer comentários menosprezantes sobre o avião Russo…..
A Rússia tentou uma aproximação com o Ocidente e a Europa e a PAGA que recebeu foi o golpe ucraniano financiado pelo Ocidente que derrubou um presidente (e depois um congresso) ELEITOS e os substituiu por uma ditadura de ultra-direita neo-nazi. E a França não lhe entregou os Mistrais pelo quais a Rússia PAGOU.
Agora a Rússia se volta para a Ásia e os BRICS.
O recreio acabou, e os russos não estão mais dispostos a abrir mão de suas posições em troca de uma melhor relação com o Ocidente.
PIOR para os EUA e o Ocidente…
A Rússia tentou aproximação com o ocidente?
Pelo jeito que você escreve parece que a Rússia faz essas coisas apenas caridade.
A Rússia se aproximou do ocidente porque queria dinheiro!
E pelo o que se sabe o povo ucraniano dispensou a Rússia.
Escolheram um presidente pró-Rússia ( não eram nazistas ) e pela sua incompetência, corrupção e por atender mais os interesses russos que dos Ucranianos eles foi deposto (agora são nazistas).
Com a ajuda da CIA, tudo bem, mas foi muito mais do que isso.
A única coisa q se sabe eh q houve um golpe na Ucrânia. O povo lá não pita nada não.
puts cara, a russia, introduziu milhares de soladados dentro da crimeia, organizou um plebiscito fraudulento, ameaçou os moradores, é tomou a cidade a força…
existe ato mais “nazista” do que isso ?
Acho incrível como nossos russo-brasileiro sabem o que se passa no coração e nas mentes de todas as populações do mundo.
Há 2 anos atrás, o povo ucraniano era sábio e culto por ser aliado da Rússia, agora, de uma hora para outra, são robôs da CIA neonazistas.
Não acredito que a CIA tem esse poder todo para transformar as pessoas.
Na real é que nunca irão admitir que os Ucranianos, em grande parte, dispensaram a Mãe Rússia em favor da união européia.
Eles é que sabem o que é melhor para eles, não os brasileiros da esquerda.
Dialética é que falta em nossas escolas!!!
o negocio é que aqui no brasil ainda existe liberdade, diferente dos paises do outro lado…
e como vc sabe das coisas que acontecem no coracao e na mente do povo da ucrania Deagol?Da mesma forma que vc critica qm defenda os russos,vc faz o mesmo pelo ocidente!E ca pra nos,no final das contas,deveriamos nos preocupar com o lugar onde moramos,nossos governantes nos fazem de trouxas a muitos anos e ficamos a discutir algo que nem esta acontecendo em nosso pais!
Não critico quem defendo os russos.
Eu critico os que enchem a internet de bobagens.
E não faço o mesmo pelo ocidente.
Sr Silvio.
Eu não sei o que é melhor para a Ucrânia.
E sinceramente se ficarem ao lado da Rússia ou da UE para mim não faz a menor diferença.
Não posso acreditar na teoria de que todo mundo que não ama a Rússia ou a Esquerda seja apenas um manipulado robô manipulado pela CIA.
Se a Ucrânia quiser fazer arte da Rússia para mim não importa, que escolham o melhor para eles.
E fala pra mim o q a Otan fez!!!
Ela agiu como se estivesse na Líbia? E os EUA? Pois eh… o buraco é mais embaixo…
O Buraco é mais embaixo?
A Rússia uma superpotência nuclear é óbvio que o buraco é mais embaixo.
Antes de tudo isso tinha um presidente e um congresso ELEITOS que foram expurgados por um golpe de estado financiado pelo Ocidente (Eua e União Européia).
E os atuais “líderes” ucranianos são notórios políticos de tendência Neo-Nazista. INFORME-SE melhor…
O Inimigo do meu inimigo é meu amigo também…