Uma agência de notícias iraniana, próxima à Guarda Revolucionária, afirmou neste sábado (16) que haverá consequências se os Estados Unidos (EUA) agirem “como piratas” contra uma remessa de combustível do Irã à Venezuela.
Um oficial da administração de Donald Trump afirmou à Reuters, na quinta-feira (14), que os EUA avaliam medidas em resposta à remessa de combustível do Irã à Venezuela.
Os setores de óleo de Irã e da Venezuela, membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), estão sob sanções dos EUA. O oficial da administração Trump se recusou a especificar as medidas que estão sendo consideradas, mas afirmou que as opções serão apresentadas a Trump.
“Se os Estados Unidos, como piratas, tentarem criar insegurança em águas internacionais, estarão correndo um perigoso risco e isso certamente não aconteceria sem repercussões”, afirmou a agência de notícias iraniana Nour.
Pelo menos um navio petroleiro carregando combustível foi abastecido em um porto iraniano e zarpou para a Venezuela, segundo dados da Refinitiv, que monitora navios, na quarta-feira (13), o que pode ajudar a aliviar uma aguda falta de gasolina no país.
“Venezuela e Irã são países independentes que tiveram e continuarão a ter relações comerciais”, afirmou o porta-voz do governo iraniano Ali Rabiei, segundo o site de notícias YJC, associado à emissora estatal do Irã.
“Vendemos e compramos bens. Essa troca não tem nada a ver com mais ninguém. Temos que vender nosso óleo e temos maneiras de fazê-lo”, disse Rabiei.
Um analista iraniano sugeriu que o Irã pode retaliar contra navios norte-americanos no Golfo se os EUA agirem contra o petroleiro iraniano.
“Antes de tomar qualquer decisão, Trump deverá perguntar ao seu amigo (o primeiro-ministro britânico) Boris Johnson sobre detalhes da experiência do petroleiro britânico”, disse.
O Irã confiscou um petroleiro britânico no Golfo no ano passado, após forças britânicas deterem um petroleiro iraniano nos arredores de Gibraltar. Os dois navios foram liberados após impasse que durou meses.
O navio Clavel, de bandeira iraniana, passou pelo Canal de Suez na quarta-feira, após ser carregado com combustível no fim de março, no porto iraniano de Bandar Abbas, segundo os dados.
“Informações recebidas de fontes com conhecimento do assunto indicam que a Marinha dos EUA enviou quatro navios de guerra e um Boeing P-8 Poseidon do esquadrão VP-26 para a região do Caribe”, disse a agência Nour.
A Venezuela precisa de gasolina e outros combustíveis refinados para manter o país funcionando, em meio a um colapso econômico sob comando do presidente Nicolás Maduro. A Venezuela produz óleo bruto, mas sua infraestrutura foi abalada durante a crise econômica.
FONTE: Reuters/EBC
A Venezuela nunca teve grande capacidade de refino e nem tecnologia para fazê-lo DENTRO DO PAÍS, sempre vendeu óleo bruto para os Estados Unidos e comprou refinarias nos EUA para satisfazer suas necessidades.
Por isso que a PDVSA tem/tinha enormes ativos nos EUA pela sua subsidiária CITGO America em redes de postos de abastecimento e refinarias. Por esta dependência americana é que no passado Chavez tentou uma parceria num grande projeto de refino no Brasil, em Pernambuco, a Refinaria Abreu e Lima.
Aos que ignoram, a crise na Venezuela se dá pelo sequestro da CITGO que foi “dada” ilegalmente pelo governo americano ao seu presidente “escolhido” venezuelano Juan Guaidó.
O que significa na prática que, se o governo da Venezuela continuasse a comprar da CITGO, estaria na realidade autofinanciando um golpe contra si próprio.
Te MUITA gente pessimamente informada da real situação dos fatos por aqui.
Leram algo sobre a recente invasão “privada” à Venezuela???
O pior cego é aquele que não quer e se RECUSA a enxergar a realidade.
” O pior cego é aquele que não quer e se recusa a ver a realidade”
Nunca uma frase adequou-se com tanta perfeição como para você no contexto dessa matéria e da situação da Venezuela meu caro Giba….
Antes de mais nada sua afirmação de que a Venezuela nunca teve capacidade de refino para satisfazer as suas necessidades é tão falsa quanto dizer que Maduro é um democrata! O fato é que existem quatro grandes refinarias de petróleo no país e atualmente três encontram-se paradas por absoluta falta de manutenção visto que a PDVSA perdeu qualquer capacidade de investimento ou mesmo manutenção ao servir de cofrinho para o populismo rastaquera bolivariano. Ou seja, a transformação da Venezuela no país da gasolina mais barata do mundo em um país assemelhado à terra devastada dos filmes de Mad Max, distopia pós-apocalíptica onde as pessoas matam e morrem por gasolina, é culpa exclusiva do desastre narcobolivariano.
A respeito de Guaidó ele não foi “escolhido” presidente por Trump mas sim é o presidente interino legítimo do país uma vez que o narcoditador Maduro fraudou as eleições para se reeleger. E uma vez que a fraude não pode ser convalidada resta claro que o posto de chefe do poder executivo encontra-se para todos os efeitos vago visto que o ocupante atual é um usurpador. Nessa condição a ordem sucessória da constituição venezuelana coloca o presidente da assembleia nacional, justamente Juan Guaidó, como presidente interino com a incumbência de convocar novas eleições. E cumpre lembrar que ele, Guaidó, é reconhecido como presidente venezuelano por mais de 50 países, todos eles democracias como é o caso de Japão, Reino Unido e Israel. E quem reconhece Maduro hoje em dia? Um autocracia corrupta (Rússia), uma ditadura totalitária (China), uma teocracia fascista (Irã) e um aprendiz de sultão (Erdogan na Turquia).
E diante dessa nova realidade nada mais natural que os ativos do Estado venezuelano em território norte-americano sejam entregues ao governo reconhecido pelo país lembrando que cabe ao chefe do executivo conduzir as relações exteriores.
Quanto à lambança feita por dois veteranos norte-americanos é extremamente provável que tenham se dirigido ao país interessados na recompensa de US$ 15 milhões oferecida pelo governo dos EUA pela cabeça do narcoditador. Ainda assim o tirano certamente irá fabricar as provas necessárias para associar o evento à Guaidó no intuito de legitimar a perseguição ao mesmo.
Quanto aos 4 navios de guerra ” enviados” 3 “destroyers” e um “LCS” é importante salientar que eles participaram de um exercício fotográfico (PHOTOEX), mas, isso semana passada, sendo que o USS Preble DDG 88 foi enviado para uma missão contra o narcotráfico e já retornou ao Pacífico via Canal do Panamá onde prossegue nessa missão, até retornar a sua base em Pearl Harbor Havaí.
.
Os USSs Lassen DDG 82 e Farragut DDG 99 baseados na Florida fazem parte do Grupo do NAe USS Harry Truman que recém retornou do oriente Médio, mas, permanece ao largo por conta da pandemia até que o USS Nimitz complete ou esteja próximo de completar seu exercício antes de partir para missão sendo assim estão sendo empregados também contra o narcotráfico sendo que o USS Lassen apreendeu quase duas toneladas de maconha no início do mês.
Hm…. será que é combustível mesmo? Tomara!
Nosso governo tem que acompanhar esses navios iranianos bem de perto. Porque as manobras desses navios em alto mar transferindo cargas de uma navio para o outro com a finalidade de burla qualquer bloqueio, pode ter derramado petróleo e cometido aquele desastre ambiental que sofremos nas aguas do nordeste e sudeste. Onde estão mais radares OHT para vigiar nossas águas? Só no Rio Grande do Sul não nos adianta nada.
O regime iraniano como de costume é uma piada……
Enfrentando a epidemia do coronavírus, sendo acossado pelas sanções norte-americanas e levando bomba israelense na cabeça na Síria e no Iraque (com direito ao uso da nova “viatura” da Heyl Ha’Avir, o F-35I) somente resta ao funesto e fascista regime dos aiatolás bravatear.
Quanto à narcoditadura de Maduro, o fato de estar sentado em cima da maior reserva de petróleo do mundo e ser incapaz de refinar o mesmo para produzir combustível diz muito sobre a sua incompetência
Curioso como a uma semana uma fragata iraniana afundou um dos seus e agora o líder iraniano ousa desafiar a maior potência militar do mundo.
Ressuscitado me parece que és uma piada…
Me parece que torces para que os EUA usem o perfil Bucaneiro bucaneiro e arrisquem a colocar fogo num comércio internacional marítimo que mal se sustenta sobre as pernas pela imensa pressão recessiva provocada pela Pandemia de COVID-19.
Se navios mercantes começarem a serem torpedeados, sequestrados NESTE MOMENTO indiscriminadamente por vários países por causa dos atos tresloucados de imposição das próprias razões à margem das leis (de comércio) internacionais pela política INSANA da administração Trump…
A RECESSÃO MUNDIAL possível como desdobramento negativo da Pandemia passaria a ser um efeito CERTO se os EUA resolverem a estabelecer um bloqueio naval ao Irã e a Venezuela e isto gerasse retaliações no cenário global ATUAL.
Loucura TEM LIMITE!!!
Bolsonaro e Trump parecem desconhecer essa simples realidade…
Soa irônico, ou melhor risível, que alguém tão empenhado em defender ditadores venha justamente invocar o direito para defender os interesses de dois rogue states não é meu caro Giba!? ‘
Bucaneira é a narcoditadura de Chávez/ Maduro, que apoiava uma narcoguerrilha (FARCS) empenhada em derrubar os governos democraticamente eleitos da Colômbia e que ainda por cima lavava a receita da mesma obtida com o tráfico de drogas na PDVSA…..
Bucaneira é a teocracia fascista iraniana que arma e financia um grupo terrorista (Hezbollah) para travar uma guerra assimétrica e desgaste contra um país soberano, cujos governantes são eleitos democraticamente há setenta anos, e tenta erigir na Síria cabeças de ponte para atacar o Estado Judeu. Felizmente as IDFs, mormente a Heyl Ha’Avir têm reduzido os planos desse regime criminoso a escombros não apenas na Síria e no Líbano como também no Iraque.
Isso é algo inédito: o país com a MAIOR reserva de petróleo do mundo simplesmente perdeu a capacidade de refino, a ponto de não conseguir mais suprir suas próprias necessidades.
Extraordinário
E ainda tem quem defenda essa ideologia nefasta que é o socialismo/comunismo
E como tem Satyricon!
Não teem nem combustível, como vão conseguir fazer seus veículos militares saírem do lugar???🤔
Devem ter alguma reserva. A Venezuela com Maduro é uma piada de péssimo gosto.
Por incrível que pareça faltam combustíveis num país membro da OPEP. O Bolivarianismo destruiu a Venezuela.
É muito difícil você entender o que acontece na Venezuela hoje se não conheces o contexto histórico do porque as refinarias venezuelanas estarem nos EUA, hoje território inimigo.
Meu caro Giba, o inimigo da Venezuela não é os EUA mas sim a narcoditadura de Maduro! Mas pedir de alguém tão intoxicado por uma ideologia ultrapassada e mofenta para enxergar o óbvio é pedir demais….