O secretário de Defesa do reino unido, Sir Michael Fallon, anunciou que os RFA Mounts Bay e HMS Ocean, serão enviados para prestar assistência humanitária vital às pessoas no Caribe, afetadas pelo furacão Irma.
O navio doca de desembarque e assalto anfíbio de 16.000 toneladas e o porta helicópteros de 21.500 toneladas poderão fornecer apoio, com engenheiros, tripulações de helicóptero e assistência médica.
FONTE: Royal Navy
Muita falação e ninguém vê o fato óbvio: o Ocean está indo para o Caribe prestar assistência a um território da Coroa. Nós temos território ultramar que demande um navio como o Ocean para prestar socorro? Acho que não.
Padilha, vc tocou em uma imporatnte questão. Recursos x Meios. E nesta linha questiona-se a necesidade dos Fuzileiros Navais, de projetos faraônicos como o ProSub e a CCT e porque manter tantas tropas no Rio aquarteladas na Marinha, Exército e Aeronáutica? Para policiamento? O HMS Ocean é compra de oportunidade e deve ser encarado como tal, e muito, infinitamente mais capaz e racional que foi o NAe Foch. O Exército dá exemplo em comprar carros de combate Leopard 1A5 usados mas capazes. Pode-se questionar sua serventia, mas o que o Exército demonstra são os dois pés no chão. Vale a pena continuarmos a dispender dinheiro caro a sociedade em CCTs, Submarinos convencionais e nucleares?
Com certeza vale mais a pena termos nossos submarinos made in Brazil, como estamos fazendo pela 1ª vez no país. Os subs alemães a MB nunca o construiu 100% aqui no país. A busca por esta capacidade sim, é um investimento válido. Quanto as corvetas e o Ocean, eu acho que devem ser vistas com outros olhos.
Como eu disse antes, o Ocean não cabe neste momento. Já as corvetas, sejam elas projeto nacional ou estrangeiro, sua execução é primordial para recompor a Esquadra com um navio NOVO e MODERNO. O restou, de oportunidade ou não, não é prioridade.
O que de certa forma me incomoda sao comentarios que sempre aparecem dizendo que tal belonave é um alvo facil ou presa facil pra subs….em qualquer marinha do mundo havera navios grandes…lentos…pequenos..rapidos….e todos sem execao sao alvos em um conflito..entao acho q esse tipo de comentario nao e tao valido e um ponto marcante é; Navios grandes como esse por mais que priorizem sua furtividade ..sempre aparecerao longe nos radares…mas voltando ao post …os EUA tb estao enviando LHDs ..LSDs para o Haiti…nao sei se o Ocean chegou a entrar no mediterraneo mas bacana esse deslocamento…mostra muita utilidade e agilidade dele..
Sim…o Chile “está na frente”, mas isso se deve ao fato do Chile ter “desavenças” com o Peru o que exige de ambos os países uma preocupação maior com suas respectivas defesas , mesmo assim trata-se, no caso da marinha chilena de apenas 8 principais combatentes de superfície e 4 submarinos e por melhor que sejam e nem são assim tão melhores, alguns dos quais estão sempre indisponíveis devido à manutenções, modernizações e reparos. Nada invejável !
.
Quanto ao Chile comprar o HMS Ocean, eles tiveram oportunidade de adquirir também o agora nosso “Bahia”, já que possuem
um navio idêntico já em serviço…aparentemente falta de recursos e outras prioridades fizeram os chilenos desistir da compra
e até o momento o Chile não teria nem manifestado desejo de adquirir o “Ocean”.
.
O “Ocean” ou será da marinha brasileira ou será desmantelado …pessoalmente acho que será a segunda opção.
Padilha, no post acima não foi mencionado que o Brasil enviaria tal navio se este estivesse disponível, não teríamos como pagar o diesel. Agora esta missão da RN demonstra a multi funcionalidade deste tipo de navio, que pode cumprir missões como esta. Não se preocupe que devido ao contigenciamento de recursos, a MB não poderá tê-lo em sua frota, assim como espero tal rigor nas investigações quanto as obras em Itaguaí e Odebrecht. Sem as proprinas do ProSub teríamos os recursos para o Ocean. Tomará que o Chile fique com o Ocean, exemplo de Marinha e alocação dos recursos de seu país.
Em nenhum momento foi mencionado que a MB enviaria. Essa conclusão é sua. O que coloquei bem claro foi:
De que adianta a MB ter um navio como o Ocean, se não há verbas para mandar um navio para prestar apoio no Caribe?
O ponto chave é este. Defende-se a compra de um navio bom, mas esquecem de que o momento atual é de extrema contenção de gastos, pois não há verbas. Sonha-se com um navio propalando suas capacidades para atuar em ações humanitárias, mas nós temos o NDM Bahia que se fosse enviado ajudaria bastante a quem precisa, só que, não há verba nem para enviar o NDM Bahia, então gostaria que me explicassem de que adiantaria TER o Ocean hoje na MB baseado no argumento de que ele seria importante neste quesito?
Eu gosto do navio, mas não sou sonhador e prefiro me ater a realidade do momento. Defendi a compra do Sciroco pois não tinhamos nenhum navio como ele e os FN precisavam muito um meio para suas operações. O MD na época se envolveu e em que pese as negociações e os gastos que a MB teve, valeu a pena.
Já para o Ocean, a situação é diferente. Nós temos o nosso Flagship (NDM Bahia), e adquirir o Ocean por ele ser um porta helicópteros seria muito bacana, desde que a grana não saia do orçamento da MB, o qual já está pra lá de comprometido com a manutenção dos meios atuais e programas em andamento.
Muito defendem a compra alegando que o país tem dinheiro. É claro que o Brasil tem dinheiro, só que existem regras (RULES) para se efetuar uma compra deste porte, e não se pode simplesmente sair fazendo contas de “padaria”. O comando da Marinha sabe como proceder e dentro do que lhe é permitido, está olhando com bastante atenção para esta possibilidade, mas não há como fazer mágica.
Eu leio muito pela internet a fora comentários tipo:
“Compra e depois vê como faz para pagar”
“A Marinha TEM que comprar”
“Não temos mais porta aviões, o HMS Ocean é a solução”
E por ai vai. As pessoas tem que entender que o processo para a aquisição de um navio não é como ir ao mercado, pegar e passar no caixa. O processo é longo, envolve financiamento internacional, garantias e mais uma penca de detalhes que não caberiam aqui.
Enfim, segue o barco!
Esta missão demonstra a importância deste navio porta helicópteros HMS Ocean em missões humanitárias. Caso o Brasil não adquira este belo navio, o Chile poderia fazê-lo. O Chile sempre está a frente de nossa Marinha em meios de superfície e submarinos atualizados.
Temos o NDM Bahia e não mandamos ele. Por que comprar o Ocean mudaria algo?
Se conseguir passar por uma Type 45, merece ser alvo, quero ver se será fácil…
Esse Mounts Bay é um alvo perfeito com esta superestrutura enorme!
Que belas embarcações,esse outro navio aí é muito semelhante ao Siroco mas há diferença claras,mas são belas máquinas .