Em meados de novembro, a operação anti-terrorista da Rússia na Síria participou da aviação estratégica da Força Aérea, entre eles, o famoso Tu-160, o maior e mais poderoso bombardeiro estratégico supersônico da história da aviação militar.
O Tu-160 “Blackjack” de acordo com a classificação da OTAN, foi projetado pelo Tupolev Design Bureau nos anos 70 e 80 entrou em serviço na Força Aérea Russa em 1987. A partir de meados de 2000, o Tu-160 começou um processo de modernização para uma versão chamada Tu-160M. Durante essa atualização, não só se ampliou a vida útil dos bombardeiros, mas também foram reformados todos os aviônicos.
Em maio de 2015, o comandante da Força Aérea da Rússia, Victor Bondarev, anunciou a compra de pelo menos 50 bombardeiros estratégicos Tu-160M.
FONTE: RT
O TU-160 é muito superior ao B1
Os recursos das duas aeronaves apenas em teoria podem ser comparáveis, exteriormente ambos usam a mesma configuração de geometria variável e a mesma integração asa fuselagem, todo o resto é diferente, até a filosofia de utilização.
O TU-160 é maior e mais pesado, é 79% mais potente e ainda mais rápido em altitude mach 2,05 contra mach 1,2 do B1 Lancer
O TU-160 foi projetado para otimizar o alcance tanto em alta altitude usando velocidade de cruzeiro supersônica ou em penetração de baixa altitude ou ainda um misto de ambas altitudes de voo em função da missão
Outro contraste entre as duas aeronaves reside na capacidade do TU-160 transportar todas s suas armas em compartimentos internos, sejam nucleares ou convencionais, o que não acontece com o B1-B, principalmente após a conversão de bombardeiro nuclear para convencional, onde a quase totalidade de suas armas são transportadas em até seis cabides externos
Finalmente em aviônicos e equipamentos de voo, o B1-B possuem grande desvantagem conforme atestam pilotos americanos
O Tu-160 tem 44 recordes mundiais de altitude de voo e alcance de operação. A marca mais recente a ser estabelecida foi de 18 mil quilômetros durante um voo contínuo de 24 horas e 24 minutos.
O TU-160 é muito superior ao B1
Os recursos das duas aeronaves apenas em teoria podem ser comparáveis, exteriormente ambos usam a mesma configuração de geometria variável e a mesma integração asa fuselagem, todo o resto é diferente, até a filosofia de utilização.
O TU-160 é maior e mais pesado, é 79% mais potente e ainda mais rápido em altitude mach 2,05 contra mach 1,2 do B1 Lancer
O TU-160 foi projetado para otimizar o alcance tanto em alta altitude usando velocidade de cruzeiro supersônica ou em penetração de baixa altitude ou ainda um misto de ambas altitudes de voo em função da missão
Outro contraste entre as duas aeronaves reside na capacidade do TU-160 transportar todas s suas armas em compartimentos internos, sejam nucleares ou convencionais, o que não acontece com o B1-B, principalmente após a conversão de bombardeiro nuclear para convencional, onde a quase totalidade de suas armas são transportadas em até seis cabides externos
Finalmente em aviônicos e equipamentos de voo, o B1-B possuem grande desvantagem conforme atestam pilotos americanos
O Tu-160 tem 44 recordes mundiais de altitude de voo e alcance de operação. A marca mais recente a ser estabelecida foi de 18 mil quilômetros durante um voo contínuo de 24 horas e 24 minutos.