De acordo com o embaixador indiano em Moscou, as empresas de defesa envolvidas no projeto conjunto com a Rússia para construir um avião de caça de 5ª geração (FGFA) estão satisfeitos com o seu acesso às tecnologias russas.
MOSCOU – Empresas de defesa indianas envolvidas em um projeto conjunto com a Rússia para construir um avião de caça de quinta geração FGFA – (Fifth-Generation Fighter Aircraft) T-50/PAK-FA, estão satisfeitos com o seu acesso às tecnologias russas, disse o embaixador da Índia em Moscou, negando relatos da mídia de que Moscou havia sonegado informações para a Índia.
“Temos tido excelentes resultados na nossa cooperação bilateral e estamos totalmente satisfeitos com o acesso a tecnologias que as nossas empresas de defesa estão obtendo. Nós prosseguimos com o mesmo nível de cooperação no desenvolvimento do FGFA,” disse o Embaixador Pundi Srinivasan Raghavan à RIA Novosti.
Esse comentário veio depois que a revista IHS Jane Defence Weekly, afirmou em setembro passado que a Índia havia expressado preocupações com a Rússia sobre o progresso do programa FGFA ou T-50/PAK-FA. De acordo com o semanário de notícias de defesa, Nova Delhi estaria irritada sobre a relutância da Rússia em compartilhar dados de projeto de seu caça T-50 PAK-FA, que é o modelo de base para a aeronave FGFA.
Raghavan refutou estes relatórios, dizendo que eles “podem ter sido fornecidos pelos concorrentes”, e acusou a mídia, de reportagens tendenciosas.
O embaixador elogiou o progresso na cooperação técnico-militar entre a Rússia e a Índia, que estão trabalhando em uma série de projetos bilaterais. “A nova tendência no relacionamento é o desenvolvimento conjunto de sistemas de armas de tecnologia avançada. FGFA, MTA e míssil Brahmos, são exemplos do desenvolvimento conjunto de sistemas de armas que incorporam a tecnologia sofisticada”, observou ele.
MTA é o avião de transporte Multirole, que é um avião de transporte leve, bimotor com um peso máximo de decolagem de 65 toneladas. Ele é projetado para substituir o BAe 748 e o Antonov An-26, atualmente em serviço na IAF.
Raghavan disse à RIA Novosti, que os países concordaram para o fast-track do projeto, com um calendário a ser definido até o final do ano.
“Os dois lados decidiram acelerar o trabalho do projeto. Aparentemente, este projeto difere de outros projetos, e é por isso que é preciso mais tempo para discutir todos os detalhes. Mas espero que até o final de 2015, estejamos capazes de chegar a um acordo sobre um calendário muito claro e detalhado “, disse ele.
Representantes russos e as autoridades indianas devem se reunir em Bangalore durante a 10ª edição da exposição de defesa e aviação civil Aero India 2015, a ser realizada de 18 a 22 de fevereiro.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO:Defesa Aérea & Naval
FONTE:sputniknews.com
O único desses caças que o Roberto citou que se pode comparar com o GRIPEN E/F é o F-16 BLOCK 50, pois ele é monomotor e de 4ª geração, enquanto os outros ou são bimotores ou são de 5ª geração – caso do F-35, mas sim, todos tem uma melhor relação peso/potência, no entanto o caça sueco não é ruim. É multitarefa, pousa e decola em pistas muito curtas, tem baixo custo de aquisição, operação e manutenção, terá um motor(GE F-414) 20% mais potente que o anterior, capaz de supercruize, um radar AESA de 2ª geração, capaz de um ângulo de varredura maior que todos os outros que com ele concorreram no FX-2 e provavelmente é maior que o de todos os caças citados, e o glass cockpit dele só tem rival no F-35, pois é do tipo WAD(Wide Area Display), e a cabine será melhorada com um sistema de pressurização para grandes altitudes. De fato o caça russo de 5ª geração promete muito, mas quando os russos concorreram no FX-2 se recusaram a transferir tecnologia, então não venham me dizer que aviões russos são boa opção, pelo contrário, além disso os russos são famosos por terem um péssimo pós venda. As 3 opções que ficaram no FX-2 são as 3 que não se recusaram a transferir tecnologia, pelo contrário, concordaram com isso em tudo o que tinham de patentes próprias, o que não é o caso dos recheios(como os motores) em todos os casos, como BOEING e SAAB, só a DASSAULT tinha tudo, mas a um custo alto demais. Pegamos o melhor que nossos bolsos podiam pagar. Agora é aproveitar essas tecnologias para usar como base para um projeto próprio de caça de 5ª geração, como pretendem COREIA DO SUL e JAPÃO(Que aliás já tem protótipo do caça, que chama-se SHIMSHIM).
KKKKKKKKKKKKKK Até a índia vai ter um caça de 5 geração e o Brasil não. Íncrivel, nada contra o Gripen, mas só li verdades acima, enquanto o Brasil ainda pensa em um caça de 4G o mundo já se prepara para receber os de 5G. Lamentável as ações desses comandantes das FA’s.
O BraSil não possui ameaças?
Mas sempre foi assim, seja na Guerra do Paraguai, na I GM, na II GM, na Crise da Lagosta, em qualquer guerra ou crise externa, não esperávamos acontecer, sempre fomos pegos desprevenidos.
Para os que não lêem as colunas do DAN, sugiro as seguintes leituras sobre o tema:
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=13444 ; e
http://www.defesaaereanaval.com.br/?p=14576
A tecnologia nos foi oferecida à época, mas sera que os Russos repassariam esta tecnologia a Embraer, depois daquela grosseria desnecessária feita ao ministro Russo? Hum!! acho difícil, pois dizem que esta empresa é mais dos EUA do que brasileira.
Se eu n me engano … a Russia flertou com a Embraer sim .. mais tb com a AVIBRAS ….entre 2008/13. … o episódio com o ministro e recente … azar da Embraer fechar as portas de um mercado como a Russia …
Com a tecnologia adquirida com o AMX a Embraer não seria o que é agora, a 3ª maior fabricante de aviões do mundo. Imagina se o Brasil tivesse aceitado participar do desenvolvimento do T-50 com acesso total a sua tecnologia?
A India precisa deste vetor, principalmente naquela parte do globo, onde a temperatura é mais alta. Não tenho dúvida nenhuma da capacidade deste aparelho. Agora, como o FGFA vai ser mantido já é uma outra história.
A SAAB têm o FS2020 / FS2025 , é mais do que certo que será com a participação da Industria Brasileira, até 2025 é muito tempo, mas até lá já teremos o Domínio do Gripen-NG e do Sea-Gripen, logo a evolução natural será o FS2025, até 2025 ainda teremos muito que aprender com a SAAB, depois de 2025 , já teremos engenheiros, pessoal técnico capacitado para embarcarmos numa experiência de 5ª Geração, Até lá haverá muitos avanços tecnológicos e naturalmente o caça de 5ª Geração da SAAB-EMBRAER será bastante competitivo, pois ele absorverá muita dá tecnologia que hoje somente estão disponíveis em Universidades da Suécia.
ai quando nosso 5G ficar pronto la por volta de 2035, as potencias militares estarão colocando em operação seus 6G, ou seja graças a parceria com os suecos estaremos sempre 1 geração atrasados
Lembro a voçê que o Gripen NG é de 4.5 G, ou seja a chamada 4ª Geração com tecnologias de 5ª Geração, ele é um caça 5ª Geração sem a fuselagem stealth, e os motores com super-cruise, Do resto Tudo que os caças 5G têm o NG também têm.
Os caças da 6ª Geração segundo muitos estudos serão não- tripulados, serão os drones meu amigo, e a época dos drones já chegou, eles ainda não evoluirão para a Guerra de superioridade aérea, mas já fazem reconhecimento estratégico e ataque ao solo, E é de lembrar que há planos para se construir uma versão do Gripen-NG totalmente não-Tripulada. Portanto o NG já têm o Pé na 5ª Geração e na 6ª Geração, Logo foi a melhor escolha.
creio que a 6G sera definida pelas armas de energia direta e pela evolução dos sensores, ai meu amigo, vc n precisará ser furtivo ou veloz pois vai neutralizar tudo que mandarem pra ter derrubar
desculpem, me precipitei, tava com a cabeça quente rsrsrs,
mas o que eu quis dizer verdadeiramente é que mesmo se o brasil chegasse a comprar o t-50, ele não serviria para nada, pois o brasil diferente da russia é india, não sofre é nunca sofreu ameaças de guerra, alem de que seria um gasto totalmente desnecessario, pois pensem bem, para quer gastar em um caça “ultra avnçado ” ? para ele ficar estacionado dentro dos hangares servindo de enfeite, é torrando o dinheiro publico atoa, sem retorno nenhum….? é ainda temos que ver quantas unidades o brasil iria comprar, pois não adiantaria esbanjar aos outros paises que temos o caça mais moderno, tendo apenas 20, ou 35 unidade deles……….
O nosso GF , e a nossa FAB, fizeram a escolha mais adequada de acordo com as nossas reais necessidades, As pessoas fazem muitas críticas, mas o Gripen-NG é o caminho certo, um caça mono-turbina, de fácil manutenção, Um caça cujo o código-fonte está aberto para a FAB, Visto que a America Latina é uma área de intensidade baixa, e sendo o Brazil um país pacífico, é um caça para fazer escola, aprender a construir peça á peça, é a nossa oportunidade, nada de Russos, nada de Americanos, Nada de Franceses, Nada de Ingleses, o melhor é ser Sueco.
O gripen é 100% sueco por acaso? vc caiu no conto da propriedade intelectual
E uma pena que nao entramos no projeto,mas eu espero que pelo menos venhamos a desenvolver o FS 2020 junto com os suecos.
Caro yuri, concordo parcialmente.
Primeiro que não tem como comparar um avião de um motor com outro de dois motores e de diferença de peso grandes.
Segundo que o T-50 já é um caça de 5º geração e o Gripen não. Aliás até agora não se definiu exatamente qual será o Gripen que irá desembarcar aqui.
A tecnologia russa não é duvidosa, até mesmo porque hoje conta com parcerias com diversas empresas ocidentais e israelenses por exemplo.
E muitos países que tem equipamento russo reclama mas não tem uma logística para manter seus equipamentos funcionando.
Agora que ele podem ter falhas no pós-venda aí eu já concordo!
Q oportunidade perdida em .. n adianta .. hehehe… toda x q vejo uma matéria sobre esse caça .. bate aquela tristeza … coisas da FAB …
não perdemos nada, o gripen é um otimo caça, eu ainda prefiro mil vezes ele, do que o t-50, pois a tecnologia russa sempre foi duvidosa … já com o gripen fica mais facil pois e só a FAB botar a grana para fora, que o resultado aparece.
Caro Yuri perdemos essa grande oportunidade, teríamos um verdadeiro caça de superioridade aérea.
Ate acho que o gripen poderá vir a ser um bom caça, mais dai dizer que a tecnologia russa é duvidosa é o mesmo que dizer que os EUA não sabem fazer bons mísseis.
yuri :
– o Gripen NG ainda não existe, o Gripen Demo 39-7 é um demonstrador, na verdade um Gripen B convertido para Gripen D convertido para Gripen Demo. O 1o protótipo do Gripen NG voará até final de 2015. Só aí vai ser possível medir o desempenho, comparar as promessas com a realidade, etc;
– já calculou a relação T/W (empuxo/peso) do Gripen NG ? Ela é útil para aferir a capacidade de aceleração e taxa de subida máxima de um caça. Por exemplo, com metade do combustível interno + 1 ton. de mísseis, usando pós-combustão, temos : Gripen C (0,91), Gripen E (0,93-0,95), F-35A (0,98), F/A-18E (1,05), MiG-29K (1,12), Su-35BM (1,15), Rafale F3+ (1,16), F-16C Block 50 (1,17), F-15K (1,26), Eurofighter (1,27). Ou seja, caças recentes de 4a geração tem desempenho uns 20% melhor que o Gripen E. Até o F-35A supera o Gripen E.
Baseado no que vc diz que a tecnologia russa é duvidosa? É o segundo maior exportador de armas do mundo e um dos países mais avançados em ciência e tecnologia do mundo, especialmente na área aeroespacial e nuclear.
Na verdade o Gripen, mesmo o NG não está no mesmo nicho da maioria destes vetores, ele é de outra classe. Nunca poderia ser comparado com F-15 ou Typhoon que são caças de superioridade aérea. O Gripen nunca substituirá um caça pesado, por motivos óbvios, mas para o TO da América Latina tá bom demais! Principalmente pra que opera F-5 e A-1.
Dado o histórico da Saab, creio que o NG vai ser exatamente o que promete, agora o preço (Deus nos ajude) é que é uma incógnita.
Grande abraço.
Iamos usar contra quem????
“Melhor ter e não ter contra quem usar, do que precisar usar e não ter!”