A Índia realizou com sucesso nesta segunda-feira (23) seu primeiro teste com uma pequena nave espacial reutilizável, um modelo de baixo custo que lhe permite entrar na corrida deste tipo de foguetes, anunciou um responsável do programa.
A nave decolou do aeroporto de Sriharikota, no sudeste do país, às 07h00 locais (22h30 de Brasília) e alcançou uma altitude de 70 km antes de descer e pousar 10 minutos mais tarde no golfo de Bengala.
“A decolagem ocorreu na primeira rampa de lançamento situada aqui”, disse à AFP Devi Prasad Karnik, funcionário de alto escalão da Agência Espacial Indiana (Isro).
“Conseguimos (lançar) com êxito a missão do RLV como protótipo de tecnologia”, acrescentou.
A Isro, conhecida por seus programas de baixo custo, desenvolveu a nave reduzida, chamada de RLV-TD (veículo de lançamento reutilizável) com um orçamento de 1 bilhão de rúpias (14 milhões de dólares, 13,2 milhões de euros).
A missão desta segunda-feira era um teste crucial para o desenvolvimento de uma lançadeira reutilizável capaz de enviar satélites.
A Índia precisa enfrentar uma importante concorrência de grupos privados que desenvolvem seus próprios programas de veículos reutilizáveis, após o abandono pela Nasa de seu programa no setor em 2011.
FONTE: France Presse
A Índia tem mais de 80 satélites em órbita, sonda na órbita de Marte, foguetes de mais de 600 toneladas capazes de transportar mais de 4 toneladas de equipamentos, tem a IRSO, mísseis balísticos intercontinentais, e agora drones espaciais… eles literalmente fazem a lição de casa.
E o projeto do avião hipersônico 14X, ainda vive ou, já morreu como tantos outros bons projetos brasileiros.
Hibernando.
Eu diria que é um sono criogênico
India esta demostrando com orçamento pequeno mas porem bem planejado pode ser ir longe, vejam meu caros, India ja esta desevolvendo uma aeronave espacial, ja possui submarino nuclear, programa FX deles pelo andar das coisas decola antes do que o nosso, dentro de algumas semanas esperem para vermos um novo governo vai congelar o programa FX, alegando falta de dinheiro, e o da marinha talves eles consigam entregar um submarino vamos aguardar.
Isso é uma Van Espacial!!! Excelente projeto!! Parabéns aos Indianos
e o brasil nada
Na verdade o BRASIL, nem nada, afoga !
Esses indianos são do ramo, são profissionais qualificados,que não se deixam intimidar, o programa espacial indiano mostra resultados concretos, sem blá.blá,blá e com marketings desnecessários !
Devemos seguir o exemplo dos indianos !