A Índia manifestou o interesse de produzir em seu território junto com a Rússia, a Fragata do projeto 11356, afirmou o diretor do Estaleiro Yantar, Oleg Shumakov, em entrevista à RIA Novosti.
De 2003 a 2013, a Rússia entregou à Índia seis fragatas de projetos 11356, classe Tawar construídas no Baltiysky Zavod, em São Petersburgo, e no estaleiro Yantar, em Kaliningrado. Os três primeiros navios foram equipados com mísseis de cruzeiro Klub-N. Os outros estavam armados com mísseis de cruzeiro BrahMos de produção russo-indiana.
Projeto 11356
“Depois que completou uma série de três encomendas indianas, esperávamos que a Índia continuasse a parceria. Além disso, o Ministério da Defesa indiano afirmou ao Conselho da Marinha que seriam necessários mais três ou quatro navios dessa classe. Atualmente, eles estão examinando a opção de produzir tais navios em casa, é claro, com a nossa participação e sob a nossa orientação”, disse Shumakov.
O diretor do estaleiro também observou que as fragatas planejadas para serem construídas na Índia serão equipadas com armas mais avançadas do que os navios iniciais do projeto. “De acordo com nosso plano, os navios serão da mesma classe, mas com armas diferentes. O armamento progride sem parar, por isso, penso eu, o novo navio será equipado com algo mais avançado. No entanto, para as suas capacidades de mar, será o mesmo. Agora estamos negociando com nossos colegas indianos todos os aspectos do projeto.”
Fragatas de 11356 projeto estão preparadas para lutar contra navios de guerra de superfície e submarinos, bem como para repelir ataques aéreos, tanto separadamente como em formação. Os navios estão equipados com mísseis versáteis, armas de artilharia e dispositivos técnico de radar avançados antissubmarino e de defesa antiaérea.
As fragatas do projeto têm deslocamento de cerca de 4.000 toneladas, comprimento de 125 metros, velocidade de 30 nós (56 kmh) e tripulação máxima de 180 pessoas.
FONTE:Sputniknews
Eu sinceramente não entendo as autoridades indus, posto que segundo consta os planos de reaparelhamento de sua marinha orbitam a casa dos 50 bilhões de dólares, sendo que 12 bilhões de dólares serão investidos na compra de submarinos diesel elétrico com AIP, sendo que preliminarmente já concorrem russos com o Amur e japoneses com a classe Soryu e isso depois de ter fechado a compra e construção de seis Scorpenes coma França, ou seja, pelo que parece não é só a Força Aérea Hindu que vive um pesadelo logístico.
Da mesma forma, Índia recentemente procedeu a entrega da quarta corveta/fragata Classe Karavatti destinada a guerra ASW, eplo seu peso cerca de 3500 ton poderia ser classificada como fragata, bem como pelo moderno armamento incluso (um canhão Oto Breda de 76 mm, dois RBU-6000, 12 misseis Barak, torpedos MU-90 de 533 mm) poderia muito bem servir de base para o desenvolvimento de uma fragata multi missão genuinamente hindu, porém certamente os dirigentes indianos farão um balaio de gato diversificando suas compras e tornando a logística uma verdadeiro pandemônio.
em relação ao pandemonio logistico o paquistão agradece
…………..realmente ha grana tanto pra fazer aqui como pra comprar de prateleira,,porém sempre há um….entrave!
Sr mauricio matos,essas fragatas não são assim tão baratas não, pelo preço que a India comprou as 3 primeiras se fosse 3 KDX II sairia mais em conta.
Essas são derivações das Krivak russas… São fragatas poderosas, impressionante como a Índia vem se preparando como se uma guerra estivesse próxima… Eles estão certos, quem ama cuida, depois que a guerra se formar não dá mais tempo de encomendar nada… Igual em um país que tem a mania de deixar tudo para a ultima hora e quando precisa simplesmente não tem.
Qual o preço de uma fragata dessas comparadas com a ocidentais se não conseguimos ter um sapato de 200 compramos um de 100.
Pois eh…..opcoes nao faltam, muito menos sistemas q possam equipa-las……..o q falta mesmo eh vontade, pois grana tem, diferentemente do q muitos acreditem q nao existam….eh so diminuir o desperdicio e os desvios…principalmente….executar c rigor o orcamento e nao se desviar de um bom projeto executivo.
Eis um navio interessante, e muito bem equilibrado…
Fosse possível construí-lo com um conjunto gerador e motopropulsor ocidental, além de outros sistemas ocidentais, considero que seria uma opção para a MB.
O projeto 22350, com algumas modificações, também acredito que poderia ser interessante.