Na sequência de um pedido do Ministério da Defesa da Índia, a Força Aérea do país decidiu não adquirir o avião de treinamento monomotor britânico Advanced Hawk, devido a um recente escândalo de corrupção.
A empresa britânica Rolls Royce, que produz o Hawk, foi acusada de ter subornado funcionários da Hindustan Aeronautics Limited (HAL), uma empresa estatal indiana, entre 2005 e 2009, atuando como intermediários, assegurando que a Força Aérea os utilizasse para fornecer motores aéreos Adour Mk para os 132 jatos de treinamento britânicos Hawk.
No início de janeiro, a empresa teve que pagar mais de $ 800 milhões depois de ter sido acusada de subornar “intermediários em vários mercados estrangeiros”, incluindo o Reino Unido, Brasil e EUA.
Uma investigação da BBC revelou evidências sugerindo que £ 100 milhões (cerca de US$ 125.540.000) tinham sido canalizados para empresas que estão ligadas ao negociante de armas indiano Sudhir Choudhrie. Um advogado de Choudhrie afirmou que seu cliente “nunca pagou subornos a funcionários do governo ou agiu como intermediário ilegal em negócios de defesa”.
Após essa decisão, o chefe da Rolls Royce, Warren East, emitiu um pedido de desculpas dizendo: “O comportamento descoberto no curso das investigações pelo Escritório de Fraudes Graves [do Reino Unido] e outras autoridades é completamente inaceitável e por ele pedimos desculpas sem reservas… Junto com colegas por todo o mundo, eu compartilho um sentimento de decepção e raiva para com o comportamento de algumas pessoas dentro de nossa companhia.”
Um alto funcionário da Força Aérea indiana disse ao portal Defense News:
“Nós não faremos qualquer pedido formal do Advanced Hawk para a HAL, e o programa será oficialmente arquivado. Isto se passa porque o Ministério da Defesa não quer fazer encomendas adicionais de motores da corrompida Rolls-Royce para o programa Advanced Hawk. A Força Aérea Indiana não tem qualquer intenção de fazer quaisquer encomendas de aviões de treinamento Advanced Hawk.”
Em 2015, a HAL e a BAE Systems, outro fabricante de armas britânico, assinaram um memorando de entendimento para desenvolver e produzir um avião de treinamento com capacidade de combate para os mercados exportação e doméstico.
Dave Corfield, chefe do programa Hawk da Índia para a BAE, tinha dito que “o Advanced Hawk tem sido elaborado por dois anos de acordo com um modelo único com a Hindustan Aeronautics. A BAE Systems está reunindo recursos para desenvolver um Hawk mais rápido e mais ágil, que também possa transportar armas inteligentes”, acrescentando que as asas, sistemas aviônicos e um sistema de tela multifuncional foram todos fornecidos pela HAL.
O Advanced Hawk pode carregar até três toneladas de armas, de acordo com a BAE, incluindo módulos de orientação laser, munições de precisão guiadas, mísseis ar-ar e mísseis ar-terra.
FONTE: Sputnik
Pois é está aí um grande oportunidade para fabricação conjunto entre Brasil e e Índia, 132 aeronave s para índia e ao menos 80 para o Brasil fabrica uma parte na Índia e outra no Brasil. Só vai levar uns 5 anos até termo a 1ª aeronave.
Bom ppra quem nao deseja uma India moderna e auto suficiente como está ocorrendo por aqui. Ao menos não pararam os projetos estratégicos, apenas diminuiram o ritimo.
Aos interesses de quem?
Não seria mais fácil a Índia punir financeiramente a Rolls Royce e identificar e punir as pessoas da HAL envolvidas em corrupção do que cancelar o projeto? Quem acaba sendo prejudicada por essa decisão é a HAL e a própria Índia que deixa de ter uma aeronave moderna fabricada em casa que poderia ser exportada. O engraçado é que essa punição vem uma semana depois do Aero Índia em que esse projeto foi apresentado com toda pompa na feira, enfim 2 anos de trabalho jogado no lixo.