Segundo o jornal L’Opinion, este valor só cobrirá as despesas de proteção e manutenção dos navios, mas não inclui a indenização que a França deve pagar à Rússia caso não cumpra o contrato.
“No momento, muito poucas pessoas sabem sobre os valores da indenização. Fontes familiarizadas com a situação falam sobre o montante de 500 milhões a € 5 bilhões”, explica o artigo.
O autor, Jean-Dominique Merchet, também nota que este valor depende em muito da posição russa. Por exemplo, a parte russa pode pedir uma indenização pela estadia dos marinheiros russos em Saint-Nazaire.
Os marinheiros que fizeram um curso de treinamento a bordo dos porta-helicópteros Mistral (encomendados pela Rússia à França) deixaram o porto de Saint-Nazaire nos finais de dezembro de 2014.
L’Opinion acrescenta que, caso a parte francesa recuse entregar definitivamente os navios Mistral à parte russa, a França deverá também devolver € 890 milhões a Moscou.
Segundo o jornal, o contrato dos Mistral pode ser rescindido a partir de 16 de maio. Neste caso, a Rússia poderá exigir uma compensação por meio de tribunal de arbitragem. Outro cenário é a renovação do contrato após 16 de maio.
A companhia russa de exportação e importação de armamentos Rosoboronexport assinou com a companhia francesa DCNS um contrato para a construção de dois navios deste tipo em junho de 2011. As partes posteriores dos porta-helicópteros foram construídas no estaleiro russo Baltiysky (que faz parte da Corporação Unida de Construção Naval) em São Petersburgo. O acoplamento com as partes anteriores e as obras de acabamento foram efetuadas no estaleiro da companhia STX France, em Saint-Nazaire.
O primeiro navio de desembarque Vladivostok a França deveria ter sido entregado em14 novembro de 2014. O segundo navio deverá ser entregado até o final de 2015.
Mais cedo o presidente francês, François Hollande, disse que decidiu suspender a entrega do primeiro dos navios (Vladivostok) por causa da situação na Ucrânia. Por sua vez, a Rússia declarou que está à espera do navio ou da restituição do dinheiro.
FONTE: Sputnik Brasil
Mas 80 milhões , está a um bom preço, sem duvidas, que esta será a melhor compra de oportunidade das nossas forças armadas em 2015.
Um sonho adquirir o Mistral, mas infelizmente fora da realidade, além das modificações, custa muito caro. O Siroco tb será um pesadelo de manutenção, quem viver verá, será uma péssima compra.
Os 80 milhões citados acima para comprar o Siroco seriam gastos só nas modificações para especificações da marinha do Brasil, já que os navios foram construídos seguindo especificações russas!
quanto mais essa novela se arrasta … mais levo q q esse navios possam via a cair no ”colo ” da MB … duvido mt q os russos vão aceitar de bom grado esse navios (questão de orgulho nacional ..) .. acredito mais em acordo e fim de papo …
Amigos,
Creio ser dificil considerar essas belonaves uma compra de oportunidade para o País.
Na prática, esses são navios russos… feitos para as necessidades russas, com sistemas russos… Muito do que está alí não é compatível com o que a MB utiliza. Seria uma dor de cabeça logística…
Seria uma excelente aquisição. Mais entendo que ainda não é hora de fazer qualquer proposta ou demonstrar interesse, até para nos resguardarmos de qualquer inconveniente diplomático, mais que é tentador a isso é.
Esta seria uma aquisição de oportunidade, então o melhor a fazer é deixar a Rússia e França se engalfinharem durante um tempo, lá na frente, se os franceses não tiverem resolvido o que fazer com estas belonaves, nós (MB) poderíamos ofertar alguma coisa, mas só mais lá na frente, agora é melhor deixar quieto.
Não li nas manchetes sobre a tentativa de costura de acordo de paz resultante da visita da Merkel e do Hollande a Moscou, mas tenho certeza que o Putin deve ter perguntado pro Hollande se ele iria (ou não) entregar o baguette…
Em vez do Siroco, Está é a melhor oportunidade para a MB, esses 2 LHD são mais do que suficientes para resolver o PROANF, sem chance para o JUAN CARLOS da navantia, Se DCNS vencer o Prosuper com as FREMMs será perfeito.
Oportunidade???? E de onde a marinha vai tirar dinheiro para comprar dois mistrais amigo? Já esta sendo um sufoco arranjar 80 milhões para comprar o Siroco.
Mesmo q por sorte dos destino esses navios pararem na MB … ainda sim há espaço pro SIROCO