A Israel Aerospace Industries (IAI) está atualizando os recursos de seus sistemas de aeronave remotamente pilotada (SARP). Os novos recursos atendem à necessidade decorrente da descontinuação do jato tripulado de rastreamento do mar “Shahaf” pela Marinha de Israel e do crescente uso dos SARP Heron da IAI para missões de patrulha marítima, que geraram a necessidade de recursos antissubmarino lançados diretamente do SARP. O SARP marítimo, que leva uma gama de cargas dedicadas, agora tem duas novas cargas para detecção de submarinos: o detector acústico Sonobuoy e o detector magnético MAD.
O inovador Sonobuoy é um pequeno flutuador sonar de peso leve lançado do SARP com um paraquedas. Uma parte do Sonobuoy submerge e outra parte permanece acima da água emitindo e recebendo sinais acústicos em alto-mar. Os dados captados são transmitidos em tempo real ao posto de controle do SARP. O MAD é um dispositivo acoplado no SARP que detecta e alerta para a presença de submarinos por meio da identificação de mudanças no fluxo magnético (detecção de objetos de metal). Ambos os detectores se complementam: o Sonobuoy é utilizado para efetuar buscas em áreas amplas, ao passo que o MAD é empregado para verificar se o objeto é um submarino, incluindo sua localização atualizada. O SARP carrega vários Sonobuoys, que lança com precisão ao mar sempre que se suspeita da presença de um submarino.
O uso dos recursos antissubmarino integrados ao SARP oferece vantagens significativas, como tempo mais longo (doze horas no ar), transmissão reversa do sonar por várias horas, operadores baseados em terra que podem monitorar a situação durante muitos turnos e — o que é mais importante — sem risco à vida humana.
Shaul Shahar, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares, disse: “O SARP marítimo Heron provou sua eficácia para a Marinha israelense e outros clientes também. O acréscimo de recursos antissubmarino expande o escopo operacional do SARP e abre novos mercados para a IAI. Sendo um núcleo de tecnologias avançadas, a IAI tem entusiasmo e orgulho de tornar-se a primeira a oferecer uma solução desse tipo. Em uma era de crescentes ameaças de submarinos, a utilização desses sistemas vai melhorar a segurança das nações nos mares, inclusive em sua economia relacionada ao mar e seus portos”.
Acredito que o uso de airships (dirigiveis) nessas missoes seria ainda mais interessante do que aviões pois a baixa velocidade e maior autonomia dos dirigiveis permitiria que eles operem por vários dias, podendo inclusive perseguir um alvo submerso sem dificuldades.
O Brasil já produz protottipos de airships e seria uma pequena evolucao modelos nao tripulados
Muito interessante esta solução para guerra antisubmarino que exige muitas e muitas horas “on stand” investigando e farejando o submarino nada melhor que um drone de menor custo e tambem uma hora de vôo bem mais barata que a de um P-3 por exemplo… resta saber qual é a autonomia de vôo deste drone estando equipado com o MAD… no meu ponto de vista um drone grande como o Global Hawk seria perfeito para “descobrir o rastro” de um submarino e passar as coordenadas para um Sea Hunter refinar a localização e finalizar a presa