A empresa brasileira IACIT anunciou que está próxima de abrir um centro de manutenção para suporte e manutenção dos sistemas de radar da empresa israelense IAI-ELTA em serviço nas Forças Armadas.
A Marinha do Brasil opera o radar ELM-2032 nas aeronaves A4 Skyhawk modernizadas. A Força Aérea Brasileira usa o radar de patrulha marítima ELM-2022 nas aeronaves de patrulha marítima C-295 e P-3 para a realização de missões de vigilância e busca e salvamento.
Nissim Hadas, presidente da ELTA também anunciou que este centro poderia fornecer suporte adicional para outros clientes da IAI-ELTA Sistemas na América Latina. A criação destas instalações é parte do acordo assinado em 2013 entre a empresa brasileira e a israelense, para a transferência de tecnologia relacionada com radar desenvolvido pela IAI-ELTA que estão em serviço no Brasil.
FONTE:Defensa.com
São informações vagas. Enquanto não for assinado e defino em que âmbito haverá transferência de tecnologia, tudo induz a colóquio empresarial. A representante israelense, que é extremamente sagaz, vende uma imagem de boa parceira. Tudo se resumo ao valor investido pela Marinha e o grau de sofisticação no portfólio da empresa israelense. Acho que a verdade está meio caminho entre a opinião do Topol e do Brazuca.
Não é bem isso não camarada brazuca.
A instalação é parte do acordo de
transferência de tecnologia (ToT) e
know-how entre a IACIT e seu
parceiro tecnológico IAI-ELTA, e
servirá de apoio ao crescente
número de radares de Controle de
Tiro ELM-2032 adotados pela
Marinha do Brasil, assim como ao
radar de Patrulha Marítima
ELM-2022 em operação pela Força
Aérea Brasileira.
E de acordo com Luiz Teixeira,
CEO Diretor–Presidente da IACIT
“As instalações de manutenção da
IACIT para os radares aeronáuticos
terão o mais completo e integrado
sistemas e equipamentos de testes
no Estado da Arte (state of the art)
disponível no mercado.”
OU SEJA CAMARADAS ESTAMOS MUITO BEM NA PARADA.
Boa notícia, sinal de que a IACIT tem técnicos que conhecem a tecnologia aplicada e o funcionamento do ELTA 2032 dos AF-1M, que é um bom radar, um pouco mais a fundo… Agora fazer manutenção está longe de significar o mesmo que deter o conhecimento de fabricação…
O que eles fazem é detectar qual componente está defeituoso, (geralmente troca-se a placa inteira), feito isso entram em contato com a fabricante do equipamento (no caso a Elbit), solicitam uma placa nova e efetuam a substituição e testes posteriores em bancada… Agora o segredo do controle e funcionamento real do equipamento que está no circuito eletronico, aí são outros 500, são poucas empresas no mundo capazes de desvendar os códigos.