O U.S. Army Contracting Command concedeu ao fornecedor global de soluções de veículos AM General, um contrato de 5 anos sob requerimentos do Foreign Military Sales (FMS), para fabricar uma quantidade estimada de 11.560 novos veículos multifunção de alta mobilidade (HMMWVs), popularmente conhecido como Humvee, em um contrato de aproximadamente US$ 2,2 bilhões.
“O HMMWV continua a ser o veículo tático leve mais procurado para clientes militares e governamentais em todo o mundo, demonstrando sua relevância e confiabilidade, garantindo a prontidão a preços acessíveis para os EUA, nossos aliados e parceiros da coalizão”, disse o Presidente Geral e CEO da AM General, Andy Hove.
“O anúncio do contrato de hoje, mais uma vez destaca o HMMWV como um veículo tático leve, moderno, comprovado, altamente implantável, versátil, robusto e acessível”. Sob este contrato, a AM General fornecerá uma ampla gama de variantes, incluindo versões para transporte de armas protegidas, transporte de carga, veículos de comunicação e ambulâncias. Os veículos no âmbito deste contrato, baseiam-se na atual base instalada globalmente, de mais de 250.000 HMMWVs em uso em todo o mundo em mais de 60 diferentes países.
A plataforma HMMWV desempenha mais funções de missão do que qualquer outro veículo tático no mundo. O moderno HMMWV construído pela AM General, hoje inclui um sistema automotivo de alto desempenho, robusto e confiável. O HMMWV de hoje incorpora melhorias no motor (aumento de torque de 70%), transmissão (overdrive adicional combinada com uma caixa de transferência de 2 velocidades), sistema de refrigeração (aumento de 50%), sistema elétrico (aumento de 400% na capacidade de geração de energia), suspensão e chassi (aumento de 50% na capacidade de peso bruto do veículo) que, em conjunto, proporcionam melhorias significativas no poder, desempenho e carga útil, combinados com níveis de proteção contra explosão de minas e balística para usuários de todo o mundo.
A AM General continua a projetar, testar e construir essas melhorias nos programas de parceria público-privado de modernização dos HMMWV Ambulância e nos HMMWV da Guarda Nacional do Exército, e ainda mais aprimoramentos estão disponíveis para satisfazer as necessidades dos clientes nacionais e internacionais dos EUA.
FONTE: AM General
NOTA DO EDITOR: A título de informação para alguns leitores, os Humvees não foram e não serão descartados pelas Forças Armadas americanas. Alguns leitores confundiram uma concorrência para um veículo maior, de outra categoria, que ocorreu nos EUA, onde participavam o Oshkosh da Oshkosh Corp. e o BRV-O da AM General, onde o Oshkosh venceu no quesito preço. Algumas publicações internacionais incorreram neste erro também. Porém, até o momento nenhum Oshkosh foi entregue o que pode indicar que o seu preço não foi “vencedor”.
Eu não sabia que o Humvee ainda iria continuar na ativa. Assim como o leitor ppp eu também não sabia dessa distinção.
Eu sinceramente não gostei dessa notícia, acho que a compra deveria ser direcionada no oshkosh.
Acho que o humvee deveria ser utilizado nas unidades militares, como uma espécie de “taxi”, ou seja, para simples locomoção enquanto o oshkosh seria utilizado no “campo de batalha”. Nessa lógica os atuais humvee já preenchem essa necessidade e com isso não entendo a necessidade mais veículos.
Falando em quantidade: 55 mil oshkosh
Que loucura!
Padilha, não perde tempo não, o cara nem sabe escrever o nome do veiculo direito e quer discutir com você sobre o assunto, a proposito, o nome do veiculo é HMMWV ou Humvee e não Hamvee
Bom dia Jr …. sobre JLTV novamente repito, classes distintas de veículos. O BRV-O perdeu no quesito preço e ambos os veículos são muito bons. Sobre oriente médio – um informação clara a você – vários países estão em teste com o BRV-O – infelizmente não posso te falar qual.O Humvee para o propósito a qual foi projetado ainda eh a melhor viatura existente, tanto que após 30 anos ainda eh o veículo benchmark a ser seguido e copiado. Se colocar as outras vantagens (preço, logística de peças, experiência em batalha, etc), o modelo humvee se coloca em clara liderança – qual veículo no mundo hoje, dentro da classe humvee detém as credenciais que o mesmo detém ? Novamente reforço, não apenas USA Armed Forces tem a família humvee, como nossos vizinhos já começam a adicionar várias variantes do mesmo (Argentina, Colômbia, Chile, México, etc).
Não entendi essa nota do Editor, principalmente a parte “o que pode indicar que o seu preço não foi o vencedor” A concorrência do JLTV que durou bastante tempo e teve idas e vindas com diversos concorrentes chegou na fase final com 3 participantes, a Oshkosh com seu L-ATV, a Lockheed Martin e a AM General com seu BRV-O, a escolha final todos já sabem qual foi, a Oskhosh foi declarada vencedora da concorrência para dotar a US Army e os Fuzileiros com um veículo mais moderno e capaz do que o velho HMMWV, na época do resultado tanto Lockheed Martin e AM General pediram explicações do porque não foram escolhidas, explicações dadas a única que recorreu ao GAO para contestar a escolha foi a Lockheed Martin, especula-se que o motivo pela qual a AM General ficou quieta e não recorreu ao GAO junto com a Lockheed foi porque o preço do seu veículo era o mais caro dos três. Os primeiros L-ATV serão entregues a US Army e ao Marines no primeiro semestre de 2018, a Grã Bretanha já demonstrou interesse e pretende comprar 2.747 L-ATV por 1,04 bilhões de Dólares a Arábia Saudita também demonstrou interesse e muito provavelmente o L-ATV é um dos itens naquele pacote de mais de 100 bilhões assinados pelo Trump e pelo rei Saudita. A maioria desses 11.560 veículos são para vendas externas , principalmente para o exército Afegão, Iraquiano, países da América Latina e Sudeste asiático como as Filipinas
Jr tudo o que vc colocou está correto, exceto a parte onde coloca que o JLTV era para substituir o Humvee, justamente por ser outra categoria de veículo. Cada um tem uma finalidade específica.
A concorrência foi criada para inserir um novo veículo em áreas onde as FFAAs americanas precisam de um veículo mais parrudo que o Humvee. Isso não implica em “matar” o Humvee ou colocar ele como obsoleto, afinal o veículo vem sofrendo ao longo dos anos muitas atualizações. Ambos atuarão em conjunto.
Quanto ao minha colocação sobre o preço é que as vezes o vencedor coloca um preço que depois não consegue sustentar. Temos exemplos aqui mesmo em nosso país, apesar que aqui, colocam o preço baixo apoiando-se na lei 8.666.
Enfim, ambos os produtos finalistas são excelentes, com o BRV-O perdendo apenas no quesito preço e o Oshkosh é excelente.
Kiko, a hora vai chegar, os faz de conta que são militares estão com os dias contados.
G abraço
Juarez acrescento mais .. passou da hora de ser campeão de ordem unida e bravata .. menos coquetel, menos cri-cri .. nossos operacionais precisam de equipamentos ! SEMPER FI
Os Fuzileiros usam como doutrina a “guerra de manobra”. Para que tal pensamento militar venha se concretizar alguns equipamentos e sistemas de armas devem ser adquiridos. A família da AM General preenche esses requisitos com uma única plataforma que é o Hummwe e suas variantes. Hawkeye ( artilharia com um obús 105mm), e tem a versão antiaérea chamada Avenger. Existe ambulancia, carro comando e controle etc. Esses veículos seriam facilmente transportados por embarcações diversas e por helicópteros Black Hawks,super puma e equivalentes. Aumentariam o poder de decisão,poder de fogo que junto com um sistema de Aros fariam o CFN ter a tão sonhada guerra de manobra e aplicar a já velha doutrina de guerra “OODA”= observar,orientar,decidir,Argir. Isso foi aplicado pela primeira vez na guerra do Vietnã em 1968 durante a operação Rollithunder se não me falhe a memória. O autor foi um tenente coronel da USAF,chamado Jonh Boyle.
O Humvee é outro padrão de veículo, feito para o combate. Lamentável que o lobby de meias bocas pseudo nacionais impeçam que por exemplo o CFn adquira um lote destes maravilhosos veículos.
G abraço
PPP – vamos trazer luz aos fatos. A JLTV eh uma categoria distinta do Humvee. A AM General, fabricante do Humvee, participou nesta licitacao com o modelo BRV-O – feito exclusivamente para esta licitacao – vale lembrar que a grande maioria dos concorrentes teve que criar prototipos novos – justamente por ser um veiculo novo – novos requirements. Existiram varios modelos bons, porem destaco que o BRV-O chegou a final, nao perdendo por quesitos tecnicos. Agora o Humvee – o que esta sendo abordado na materia – vem sendo usado nao apenas pela USA Army mas tambem fortemente pelos USA Marines, alem de nossos vizinhos Colombia, Chile, Argentina, Mexico e etc .. alem do mesmo modelo estar em hot zones no oriente medio. Sobre midia, lembro que em nosso ramo – por ser informacao sensivel, muitas vezes existem canais que estao mais informados que outros e vice-versa. Lembro que o novo Humvee, eh uma plataforma muito mais capaz, atualizada e updated do que as primeiras versoes – hoje uma plataforma muito mais poderosa e eficaz. Qto aos teus numeros e etc .. estas misturando classes .. os MRAPs e ou JLTV tem um apelo enorme aos teatros no Afeganistao – porem novamente – sao classes distintas. O Humvee hoje atende USA Armed Forces nao apenas com um modelo .. mas com uma familia de modelos (vide as entregas das novas ambulancias e etc). A materia reforca o ponto da continuidade de um grande produto, que no final resulta em salvar vidas. Outro ponto, voce tenta diminuir a informacao do DAN quando o compara a Jane’s – acredito nao ser este o caminho mais sabio. Qto a usuarios da familia AM General, posso te passar um reference list dos usuarios assim como me coloco a tua disposicao para duvidas e questionamentos. Lembrando o BRV-O eh um veiculo muito maior que o Humvee.
Tua fonte e AM General que produz Hamvee e nao Oshkosh e Pentagono. Somente AM perciste nisso. Claro elew ainda Vao produzir Hamvee. Pergunta tua fonte quantas unidades destes 11500 VAT para exercito de Afganistan Crica de 2000. Restante Vai para Oriente Medio. Melhor quantas unidades Sao destinados para exercito ou corpo de fuzileiros e guarda nacional nao conta. OK?
ppp quem tem que responder isso é o US Army, não eu. A questão é clara. O Humvee não está morto e tão pouco perdeu qualquer concorrência, pois quem participou foi o BRV-O. Entendo a sua dificuldade uma vez que várias mídias tb cairam nessa, informando que o Humvee tinha participado. Como disse em minha nota e está bem claro lá: Os 2 finalistas foram o Oshkosh e o BRV-O, sendo o primeiro vencedor pelo preço. Vamos ver se em 2018 as entregas se confirmam.
Nos links que vc passou a mídia erra feio ao citar o Humvee no lugar do BRV-O. Desculpe mas a sua fonte tb erra e erra feio, como neste caso.
Editado: Desculpe ppp mas não estou errado. Os links que passou são de uma mídia que recebe infos do fabricante em questão. Vc se baseia nelas e eu me baseio no que a AM General diz. Prefiro minha fonte.
Para Editor. Oshkosh venceu concorencia para substituir Hamvee. Alem do Brvo do AM Genera participou LM. Foram apresentados 22 prototipos. Concorencia foi vencida em 2015. Primeiro veicolos serao entregues em 2018 e fazem parte de 17000 da primeira leva contratada por 6,7 bln de dolares. Preco unitario estimado nao deve ultrapassar 399 mil. No total sera entregue para Forcas Armadas USA 55000 unidades. 49100 para US Army e 5500 para Marine Corps.
JLTV Joint Light Tactical Vehicle aproveita experiencia do Hamvee e MATV. Pode ser transportado por CH-47 e CH-53. USA sistema de seguranca Core 1080. Vai substituir até 2040 todos Veiculos Hamvee no exercito americano.
ppp sua informação está incorreta. A concorrência não era para substituir o Humvee. Era para um veículo maior, de outra categoria. Vários sites estrangeiros seguiram essa linha mas estão errados. Minha fonte é o fabricante e essa encomenda atual mostra que essa sua info de substituição dos Humvee está furada.
Jorge .. no Brasil temos dois problemas : o jeitinho e o mote “missão dada missão cumprida” …. hoje mais do que nunca tecnologia (traduzindo = equipamentos) e treinamento (real e em missões reais) são premissas básicas. Missão dada deve ser cumprida com ferramentas adequadas, testadas, treinadas e etc. e não apenas no ambiente militar como em nossas vidas corporativas e etc.
Nossas forças especiais deveriam estar equipadas com o melhor, treinadas com o melhor, doutrinadas na referência .. na vanguarda. Aqui deturpam nacionalismo bravateiro com salva guarda a produtos de qualidade duvidosa – vide o indústria nacional. Temos que ter cluster de excelência em algumas áreas, achar que teremos estado da arte na área de defesa como um todo (que é muito ampla e demanda décadas em investimento em P&D), beira a insanidade e o não entendimento do que representa produtos no estado da arte.
Quero pelo menos minhas forças especiais equipadas no mesmo nível da projeção do país, pois quem as conhece por dentro sabe a carência enorme que se encontram. O próprio conceito de estrutura das forças precisa evoluir. Vc ter um orçamento militar entre os mais altos do mundo e o mesmo ser absorvido em quase totalidade com salários deixando muito pouco a investimentos, é um ponto que precisa ser repensado.
Porque o Brasil não interessa pelo Humvee !? Aqueles Agrale são muito trash!